123 UMA DUPLA VITORIOSA

amizade ponto com


TEMA: Chamado


PROPÓSITO: Motivar para o trabalho missionário


TEXTO: Jz 6:11-16


TESE: Deus chama e capacita


INTRODUÇÃO


Certamente todos nós gostaríamos de ser vitoriosos na vida. Mas nem sempre todas as pessoas conseguem ser vitoriosas, e por isso muitas acabam desanimando.


Ilustração:

Conheci um homem alcoólatra que estava praticamente irreversível seu quadro de saúde. A família já havia tentado todas as alternativas para ajuda-lo a abandonar o vício, mas tudo em vão. Foi parar no hospital em estado grave. Ele já estava desanimando da vida. O médico que o acompanhava não era cristão; porém lhe deu uma receita interessante, disse a ele: se você quer continuar vivo, precisa deixar este vício e melhor local para você encontrar ajuda é na igreja adventista.

 No sábado seguinte ele estava na igreja junto com a esposa. Dei atenção especial para eles na classe da escola sabatina daquela manhã, à noite os levei para uma atividade social que teríamos com os jovens, eles gostaram muito e ficaram impressionados com o tratamento que receberam pelos irmãos. Hoje é um dos anciãos da igreja central da cidade. E o médico ainda continua na cidade; mas ainda não rendeu sua vida a Deus.

A grande verdade é que eu e você temos uma importante e urgente missão a cumprir que é da a receita da verdade que salva para aqueles que estão a perecer diante de nós; mas saiba que se nós falharmos, Deus não falha, se for preciso Ele usa os de fora para faze-lo. Que eu e você possamos estar dispostos a cumprir esta missão. E sermos vitoriosos com Ele.

Deus sendo tão majestoso e poderoso, tem grandes projetos para você e para mim. E Ele gostaria de executar esses projetos junto com seus filhos. Mas para isso você precisa pensar alto. Porque se você espera grandes coisas de Deus, você não pode ficar ai parado, esperando a vitória vir de bandeja para você. A vitória nunca vem de bandeja.


I – O COMPLÉXO DE INFERIORIDADE


O medo impede o trabalho


1. Algumas pessoas se acham muito melhores do que realmente são. Entretanto, é mais comum ver pessoas que se atribuem um valor próprio muito baixo, o que as leva a ter uma auto-imagem negativa. O extremo do complexo de inferioridade é desprezar e lamentar que Deus nos “tenha feito” desse jeito.


2. Esse era o caso de Gideão. O Senhor foi encontra-lo trabalhando, perto de um carvalho, malhando o trigo no lagar, para esconde-lo dos midianitas. Aquele local não era apropriado para debulhar trigo. Normalmente o lagar, uma espécie de tina de pedra, só era usada para pisar as uvas, transformando-as em vinho.



3. O trigo era malhado na eira, um espaço amplo e arejado, a fim de que o vento pudesse soprar as impurezas do cereal. Mas Gideão estava evitando os lugares abertos. Sentia-se apavorado, os midianitas, povo nômade que habitava o norte do deserto da Arábia, atacavam o território de Israel na época da colheita de cereais. Assaltavam os colonos e espalhava violência, morte e temor. Irmãos do próprio Gideão já haviam sido assassinados (Jz 8:18-19). Portanto, tudo que ele agora queria era esconder-se, salvar sua vida e preservar o pouco que possuía.


Falsa humildade


1. Deus tinha muito apreço por Gideão. “O Senhor é contigo, homem valente”, foi a forma como ele o saldou (v. 12). Gideão, porém, tinha uma opinião bem diferente de si próprio. O Senhor o via como uma pessoa forte e valorosa, mas ele se enxergava como um desamparado, fraco, pobre e pequeno. (v. 15). Ele se considerava o pior da pior família. Ninguém era inferior a ele!


2. Aparentemente, Gideão era muito humilde. E a humildade é uma das virtudes mais elogiadas na Bíblia. Mas Gideão tinha uma falsa humildade. Na verdade, ele não estava nada satisfeito com o que era. E culpava a Deus por tê-lo feito uma pessoa tão desprezada e insignificante. Deus era culpado por estarem passando por este momento tão difícil. (v. 13). Para ele Deus teria parado de atuar como no passado.



3. A vida de Gideão não era como ele achava que deveria ser. Ele era pobre, fraco e sem valor. Os inimigos eram poderosos e cruéis e levavam vantagens em todas as batalhas. E o culpado de tudo era Deus. Deus havia criado toda aquela situação! Gideão assumiu uma atitude de “coitado”. Mas Deus não entrou na conversa de Gideão porque o que Ele sente por nós é amor, e não lastima ou pena.


II – O REMÉDIO DE DEUS

     A) Deus cura quem aceita


1. O complexo de inferioridade nos impede de exercitarmos toda a nossa capacidade. Os dons, talentos e oportunidades que recebemos ficam ociosos porque simplesmente achamos que não somos capazes de nada. E enquanto pensarmos que seremos capazes por nós mesmos, estaremos mais distantes ainda de realizarmos a missão deixada por Deus.


2. Quantos fatos incríveis da Bíblia nunca teriam acontecido se houvesse complexo de inferioridade! Se Moisés tivesse se sentido um coitado, o mar vermelho nunca teria aberto. Se Josué tivesse se sentido um coitado, Jericó nunca teria sido conquistado. Se Davi tivesse se sentido um coitado, Golias nunca teria sido derrotado. Se Paulo tivesse se sentido um coitado, o mundo demoraria ser evangelizado.


3. Gideão sentia-se paralisado e infeliz. E Deus se propôs a cura-lo de sua auto-imagem negativa. E Deus quer fazer o mesmo conosco9. Há um texto na Bíblia, Jr 33:6: “Eis que lhe trarei saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e segurança”. Deus sempre trás a cura a quem estiver disposto a aceitá-la. Cada palavra sua foi um bisturi nas mãos de um hábil cirurgião. Com suas palavras foi operando o coração de Gideão, e foi aos poucos arrancando o anão das profundezas de Gideão.

 


B) Deus cura pela palavra

 

1. “O Senhor é contigo” – v. 12. Gideão não estava sozinho. O mesmo acontece conosco hoje. Não estamos sós. Aconteça o que acontecer, Deus está ao nosso lado, e Ele acredita em nós. Mesmo que ninguém acredite em você e em mim, mesmo que nós mesmos não confiemos em nós mesmos, Deus acredita em nós. Ele sabe do que somos capazes, com Ele. Deus sabe que com Ele podemos formar uma dupla vitoriosa. “Você não está só”. Essa foi a mensagem de Deus a Gideão, e essa é a mensagem de Deus a nós hoje. Jamais estamos sós. Deus está ao nosso lado.


2. “Homem valente” – v. 12. “Você tem valor”. Essa foi a segunda mensagem de Deus a Gideão. É assim que Deus nos vê. É assim que nós devemos enxergar-nos. Pessoas de valor! Criados à semelhança do Senhor, comprados pelo sangue de Jesus. Pessoas que talentos naturais, dons espirituais, em fim, pessoas de valor. É possível que olhemos para nós mesmos e não encontremos as qualidades que Deus colocou em nós, mas elas estão ai. Confiemos em Deus para que nossa autoconfiança seja desenvolvida, pois diante de Deus nós somos altamente valorizados.



3. “Vai nessa tua força” – v. 14. Gideão tinha muita energia. Mas a estava usando para malhar trigo escondido. Estava usando suas energias para defender-se, lamentar-se e reclamar. Estava empregando todas suas forças com os fins errados. Será que esse não é o nosso caso? Muitos de nós usamos as armas da auto piedade para defender-nos, e fazemos tremendos esforços para convencerem os outros a terem pena de nós. Gastamos mais energia do que a necessária para caminharmos pelas nossas próprias forças. Com a benção de Deus devemos caminhar firmes, com as forças que o Senhor nos dá. 


CONCLUSÃO


Deus ajudará você basta que você queira receber sua ajuda. O Senhor não aceitará ser o seu parceiro se você continuar com esse espírito de coitado. Mas se você quiser mudar, acreditar, lutar e vencer as batalhas da vida pode contar com Deus.

Gideão se tornou um grande general da história deste mundo. Com apenas 300 soldados, derrotou um exército de 135.000 soldados fortemente armados. Com 300 soldados armados de tochas, trombetas e jarros, e muita fé em Deus. Gideão derrotou um gigante, e isso surpreendeu muita gente. Até o próprio Gideão ficou surpreso, porque ele não sabia do ele era capaz. Mas Deus sabia. O Senhor acreditava em seu servo, e quando este acreditou também as coisa mudaram completamente.


APELO


As palavras de Deus provocaram tremendas mudanças na vida de Gideão. As palavras de Deus podem também provocar tremendas transformações em nossa vida. Basta você quere fazer uma dupla vitoriosa com deus hoje.