12 PROFESSOR INFALÍVEL

amizade ponto com


TEMA:  Escritura


PROPÓSITO:  Fortalecer os membros na autoridade da Bíblia e mostrar como a  palavra de Deus nos dá esperança para o futuro.


TEXTO:  Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.  Rom. 15:4


TESE:  Bíblia única fonte de esperança.


INTRODUÇÃO


Estudaremos nesta manhã sobre a confiança que podemos ter nas Escrituras;  neste livro que tem mais de 3000 anos , e desde quando começou a ser escrito tem servido como guia da humanidade.  Como o desenvolvimento da ciência podemos nos recusar a Bíblia dizendo que a ciência tem todas as soluções para os nossos problemas.


I.    1.  A BÍBLIA SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ DIGNA DE CONFIANÇA


A-  A muito tempo pessoas acreditavam que a Bíblia era uma simples literatura.  Para alguns, a Bíblia não passa  de um livro cheio de peças de folclore hebraico ou cristão.  Dizem que ela reflete as tradições e cultura da época.

      Alguns teólogos e até mesmo pessoas leigas e

Relação a Bíblia utilizam de um a forma errônea, querendo que o futuro se conforme com seus próprios sonhos da vida ideal por qualquer meio disponível.  Esforços são feitos com o objetivo de controlar o futuro, somos tentados a agir independentemente de Deus.  E isso pode levar a crer  de uma forma errônea, ou até mesmo não crer na Bíblia.

B-  A Bíblia é especial porque não tem origem humana.  A pesar que os profetas haverem participado do processo, o resultado é a Palavra de Deus.  Na verdade, Deus comunicou sua mensagem a pessoas que viveram em tempo e lugar específicos.  Os profetas foram guiados pelo Espírito Santo de tal maneira que a Bíblia transmite a mensagem de Deus de forma digna de confiança.  

      Bíblia é a Palavra de Deus, que serve para ensinar, para repreender, para corrigir para instruir em justiça.


II-   A BÍBLIA E A CIÊNCIA QUAL NOS DA MAIS ESPERANÇA.

A-   Na era em que vivemos a ciência tem feito grandes descobertas. Ela colocou pessoas na lua, operou milagres na mesa de cirurgia, e revolucionou nosso mundo com o chip do computador.  Mas enquanto a ciência tenta  suprir as necessidades humanas outros graves problemas, como a poluição, contaminação de alimentos “vaca louca”, estão destruindo a raça humana.

B-  O desenvolvimento de disciplinas como Arqueologia, Geologia, etc., são úteis para confirmar a Bíblia, desde que não se tornem a base de nossa fé.  Nunca deveria tornar-se o fator determinante para a veracidade da Bíblia.  Se  adotarmos esse enfoque, a Bíblia não será mais nossa autoridade, como era na igreja apostólica e na reforma.  A base de nossa fé e guia de nossa vida deve ser sempre Jesus e sua Palavra.  Ex.  “Uma casa é construída sobre um alicerce, e seu projeto e estrutura seguem uma série de planos.  Ela tem portas, janelas, uma cozinha, uma sala de jantar, quartos e um telhado.  Sem eles, não seria uma casa.  Sem sua fundação, ela não permaneceria em pé.  Assim, é com nossa vida.  Ela se compõe de muitos elementos, círculos sociais, talentos, capacidades de raciocínio, emoções, etc.  Todos contribuem para tornar a vida digna de ser vivida.  Mas, se tentarmos construí-la sobre o alicerce  de nossa razão ou nossas emoções, em lugar da Palavra de Deus, nossa vida desabará como a casa construída sobre a areia”.

   Vivemos em um mundo onde não podemos confiar em nada e em ninguém, pois  muitas vezes somos enganados pela televisão, por rádio, médicos, amigos, filhos até mesmo pelo esposo ou esposa, em quem podemos confiar?


III-   CONCLUSÃO


ILUSTRAÇÃO

Confiança-  Dois amigos estavam em um campo de batalha em uma guerra, ao regressarem para o acampamento base um deles percebe que o amigo não voltou, então se dirige até o seu tenente e diz.

Meu amigo não voltou do campo de batalha senhor, solicito permissão para ir buscá-lo, disse o soldado ao seu tenente.

Permissão negada replicou o oficial, não quero que arrisque a sua vida por um homem que provavelmente está morto.

O soldado ignorando a proibição, saiu, e uma hora mais 

tarde regressou, mortalmente ferido,  transportando o cadáver de seu amigo.  O oficial estava furioso.

Já tinha dito que ele estava morto!  Agora eu perdi dois homens!  Diga-me valeu apena trazer um cadáver?

E o soldado respondeu:

Claro que sim, senhor!

Quando o encontrei ele ainda estava vivo e pôde me 

dizer:  Tinha certeza que você viria”.


APELO

 Que esperança te dá a ciência?  Que o mundo vai melhorar?  Que a fome, as guerras, as doenças, a criminalidade desaparecera desta terra?Ainda que estivermos em meio a esta batalha, nas frentes deste mundo sendo bombardeados por todos os lados, caindo no chão sem poder buscar socorro, a Escritura nos promete que se tivermos paciência teremos a consolação das escrituras e a esperança de vivermos em um mundo onde não haverá mais dor nem planto nem morte.

Está você disposto a ter as Escrituras como guia para esta esperança?