119 PAIXÃO PELAS ALMAS

amizade ponto com


TEMA: Missão


PROPÓSITO: Motivar o interesse da igreja pelos não crentes.


TEXTO: Mt 9:36


TESE: Não é possível haver interesse (compaixão) pelas almas, sem estar envolvido com elas.

  

INTRODUÇÃO: 


O mundo em que vivemos é um mundo de desigualdades, onde os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. 


Um mundo onde pessoas são avaliadas pela cor da sua pele ou pela roupa que usa ou ainda pelo perfume que suas posses lhe permitem usar. 


Na época de Jesus, os pobres também estavam esquecidos pela sociedade presente, e sofriam pelo abandono das leis que lhes traziam proteção. “Eram como ovelhas que não tem pastor”.


Jesus, porém, Ele via as multidões, Ele sempre estava com elas.


I. VER AS MULTIDÕES


Devemos a cada dia desenvolver (com a ajuda do Espírito Santo) a habilidade de ver as pessoas como Jesus as via.

A. Perceber seus sofrimentos

Sentimento de culpa - Alguns dias atrás uma senhora me procurou, por que ela carregava um enorme sentimento de culpa de ter se ajuntado com um homem casado, e mesmo agora depois de aceitar Jesus, e deixar sua vida passada, ainda não se perdoou a si mesma.

Solitárias – Por todos os lados há pessoas que o mundo vira o rosto. Falando destes, madre Teresa de Calcutá disse: “Temos remédios para pessoas com doenças como a lepra. Mas esses remédios não tratam o problema principal, a doença de serem indesejáveis”. 

B. Problemas familiares.

Crises nos lares - As estatísticas de divórcios estão aumentando a cada dia.

Educação dos filhos - A rebeldia dos filhos assusta os pais e educadores.

C. Necessidades.

Materiais – . Neste contexto há ainda os existem os que sofrem necessidades pessoais de coisas básicas da vida diária como roupas e alimentos.

Espirituais – “Há um vazio com a forma de Deus em nossos corações, porém muitas pessoas tentam enchê-lo com outras coisas” (desconhecido). 

Diante de tudo isto não devemos ser somente espectadores, temos que agir em prol das pessoas como fazia Jesus.


II. TER COMPAIXÃO

Hoje mais do que nunca, há necessidade de nos envolvermos com a multidão, de forma a fazer algo por ela.

A. Agir em prol dos menos favorecidos da sociedade. “...todo aquele que, entre vós, quiser tornar-se grande, seja vosso servo” Mt 20:26. Há milhares de pessoas sem ter o que comer. Uma senhora perto de onde eu morava disse certa vez que seus filhos passavam tanta fome que para poderem dormir, ela amarrava um pano bem apertado em volta de suas barrigas para apertá-la e dá a impressão que estava cheia. Tamanha era a fome.  

Amar as pessoas – “o que nos torna humanos não está em nossa mente, mas em nosso coração, não é nossa capacidade de pensar, mas a nossa capacidade de amar”. Walker Wink.

1. Devemos dar carinho. Visitar asilos, orfanatos, hospitais etc.

2. Organizar programas de ajuda às famílias, casais etc

Fazer como que seja para Deus. Em entrevista a uma rede de tv americana sobre seu trabalho social, madre Teresa de Calcutá falou: “Ouvimos de Cristo nos evangelhos e saímos à Sua procura disfarçado em mendigos, bêbados, crianças abandonadas...” . “... sempre que o fizerdes a um destes Meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste” Mt 25:40.

1. Devemos como igreja organizar programas de ação comunitária, como coleta e distribuição de alimentos, roupas etc.

2. Dorcas. Promoção de eventos como ensinar receitas como bolos, pães integrais, assados etc.

Como Cristo fazia, devemos nós fazer. Depois de saciar as  necessidades físicas, emocionais, devemos levá-las ao pastor supremo.


III. LEVÁ –LAS AO PASTOR.

Há uma enorme necessidade conservar vivo na mente o do pastor de ovelhas do antigo oriente, aquele que dava tudo para suas ovelhas.

A. Proteção.

“Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” Sl 46:1. Devemos mostrar a estas pessoas que Deus está presente em seus sofrimentos e que Ele as ajudará. 

“O Anjo do Senhor se acampa ao redor dos que o temem e os livra” Sl 34:7. Há necessidade de manter vivo o senso de que existe alguém que se importa com elas e que as protegerá dos perigos deste mundo.   


B. Proporcionar descanso.

Levar as pessoas a confiar seus problemas a Deus. Não deixar que as preocupações da vida os tirem o sossego.

Deixar que ele dirija suas vidas, pois Ele sabe como melhor dirigir nossa vida, pois Ele andou nesta terra e pode mostrar o melhor caminho a seguir.

C. Confiar na provisão divina

Nosso pastor celestial nos promete: “não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber...buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e Sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt. 6:25-33.

Se Deus não deixa faltar aos animais... Somos importantes que os animais. Logo Ele nos suprirá também.

Todas as riquezas deste mundo são Dele. Tudo que há neste mundo pertence a Deus, portanto, a exemplo de Elias em Sarepta, Ele poderá mandar um de Seus administradores para nos sustentar. É um Deus assim que devemos apresentar aos desesperançados deste mundo.


CONCLUSÃO: um amigo me contou uma história que ilustra nossa missão neste mundo. A história é a seguinte: Um homem estava viajando de carro quando passou por uma placa em grande velocidade e leu: “Tire Deus da igreja”. Não  acreditou no que tinha visto, voltou para ler novamente. Foi então que leu a frase completa, que dizia: “Tire Deus da igreja leve às multidões”. Saiamos agora mesmo de nossos lugares de conforto para levar Cristo ao mundo, envolvam–se com as pessoas, pois  eles procuram por alguém que lhes dê atenção, supra todas as suas necessidades e seja um refúgio nos momentos de dificuldades.