117 O SONHO DE DEUS

amizade ponto com


TEMA: EVANGELISAÇÃO


PROPÓSITO:  INCENTIVAR A IGREJA A ABRAÇAR O VERDADEIRO ESPÍRITO DE EVANGELISAÇÃO


TEXTO: I TIMÓTEO 2:1-6


TESE:  ESTE TEXTO SAGRADO FALA DO MAIOR SONHO DE DEUS, “O QUAL DESEJA QUE TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS E CHEGUEM AO PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE”


[Transição:]  E para realizar esse sonho, Deus usa três instrumentos que são o Testemunho de Deus, o Testemunho de Cristo, e o teu próprio testemunho.


INTRODUÇÃO

 

Em uma das centenas de tribos da Indonésia, uma vez por ano, cinco artesãos dessa tribo constróem de madeiro e o leva à beira do rio. Então, o chefe religioso da tribo amarra uma galinha em um dos lados do barquinho e no outro lado coloca um candeeiro aceso. 


Em seguida, cada membro da tribo passa perto do barquinho e coloca um objeto invisível entre a galinha e o candeeiro aceso. E se alguém perguntar a algumas dessas pessoas o que deixaram no barquinho elas respondem: “meu pecado foi o meu pecado”. Depois, o chefe deixa o barquinho ser levado pela correnteza do rio, enquanto todos em uma só voz: “estamos salvos”.


E, apesar de ser muito bonita, essa cerimônia não salva ninguém dos seus, pecados, porque “a salvação vem dos judeus” (Jo. 4:22). Mas aqui podemos ver um exemplo do testemunho de Deus naquela tribo como uma ponte para “que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.


TESTEMUNHO DE DEUS


 NA PROVIDÊNCIA E NA MORTE DE CRISTO.

Mas podemos ver que também a nós quando nos tempos passados andávamos nos nossos próprios caminhos Deus não se deixou ficar sem testemunho de Si mesmo.


Na providência (ler Atos 17: 16 e 17)

Na morte de Cristo (ler I Timóteo 2:6)


        Mas, Deus também usa como instrumento para realizar o Seu grande sonho o testemunho da vida de Cristo.


TESTEMUNHO DE CRISTO 

[LER JOÃO 4: 31-34]  Os discípulos ainda não conheciam a comida de Jesus, que consistia em “fazer a vontade do Pai e realizar…” o grande sonho de Deus “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.


        Mas, para realizar esse grande sonho ainda usa o teu próprio testemunho.


O TEU PRÓPRIO TESTEMUNHO

        Certa irmã teve um sonho que se encontrava no céu, desfrutando a felicidade daquele lugar, mas logo percebeu que Jesus estava pronto para voltar a este nosso mundo; então correu aos pés de Cristo, clamando: “não Senhor Jesus! Por favor, não volte agora, pois eu preciso avisar aos meus parentes…”

Irmã(o)s, como essa irmã, eu também estou certo da breve volta de Jesus e da felicidade sem fim num mundo vindouro; da grande necessidade de se preparar um povo que está hoje perdido, para se encontrar com Deus. E, junto com o apóstolo, em I Tm. 2:1 e 2 [leia os versos]; orando também para aproveitarmos essa vida de paz para comunicarmos essa bendita esperança.


CONCLUSÃO


A revista SCOPE, no verão de 2000, publicou um artigo nas páginas 8 e 9, contando a experiência do encontro do Dr. Giebel com dois outros amigos médicos que concordaram em visitar sua sala para conhecer um paciente com AIDS. Ao entrarem na sala, viram a figura de uma pessoa viva mas, mais parecida com uma múmia das pirâmides do Egito com a pele de todo o seu corpo esfolada. Mas, além de ser um portador da AIDS, ele também tinha sido tratado de tuberculose e desenvolveu uma espécie de casca por todo o seu corpo, lhe deixando virtualmente impossibilitado de ver, comer ou beber. Os dois visitantes tiveram dificuldades de permanecer mais que um ou dois momentos na sala com o paciente.

Depois o amigo Imbraim perguntou: “por que vocês admitem um paciente como este aqui?”

Após o Dr. Giebel considerar que nos Estados Unidos a vida de pacientes com AIDS podem ser prolongada pelo uso de drogas anti-retroviral e cuidados médicos de alta tecnologia, enquanto na Nigéria muitas dessas drogas não estão disponíveis, ou são tão caras. Então o Dr. Giebel respondeu: “a razão porque tratamos esta espécie de pacientes em nosso hospital, aqui na Nigéria, é porque somos capazes de trazer-lhes um pouco mais de conforto durante seus últimos dias, mas o mais importante mesmo de tudo é porque sabemos que podemos oferecer-lhes esperança para o futuro”.


APELO


        Só para memorizar gostaria de lembrar com vocês, quais são os três instrumentos que Deus para realizar o Seu grande sonho: 

O testemunho de Deus

O testemunho de Cristo

E, o teu próprio testemunho

        Quantos gostariam de participar na realização desse grande sonho de Deus, a fim de comunicar essa esperança de salvação em seu convívio em casa, com seus amigos, no lazer e em seu trabalho? Quero ver as mãos levantadas!? Amém.