109 A MISSÃO DE EZEQUIEL

amizade ponto com


TEMA: O Chamado de Deus.


PROPÓSITO: Analisar  as circunstâncias do chamado do profeta, extraíndo lições práticas para pregação do evangelho hoje.


TESE: Deus envia e capacita.


TEXTO: Ezequiel 2:3-7


INTRODUÇÃO


O Cativeiro Babilônico veio como conseguência de tamanha infidelidade, injustiça e idolatria praticada por Judá, (II Reis 24:20). Após a morte de Josias, rei que tentou desenvolver uma reforma e um reavivamento no período de (630-609 A.c), (II Reis 22:8,20).


A nação mergulhou em um caos: 


Jeoacaz, fez o que era mau aos olhos do Senhor. ( II Reis 23:31,32).

Joaquim, fez o que era mau aos olhos do Senhor, ( II Reis 23:36,37).

Joaquim, fez o que era mau aos olhos do Senhor, ( II Reis 24:8,9)

Zedequias, fez o que mau aos olhos do Senhor, ( II Reis 24:17,19).


DECEPÇÕES DE EZEQUIEL


Ezequiel era descedente de uma família sacerdota, consequentemente assumiria o ofício de sacerdote, (Ezequiel 1:3). Mais o Senhor o chamou para desenvolver o seu trabalho em outra área e distante da sua terra natal. Ezequiel fazia parte dos (10.000 mil) que forma levados para Babilônia, (Ezequiel 1:1), (II Reis 24:14). 

Ezequiel fora chamado longe da sua família, terra natal para desenvolver um ofício diferente para o qual havia se preparado e como se não bastasse o povo era rebelde, de dura ceviz, obstinado e desatento as advertências divinas (Ezequiel 2:3-7).

“Um sentimento de tristeza, dor e saudade tomava conta do coração do jovem profeta, por isso: chorava dia e noite.” (Livro Educação P. 177, 7ª ed. 1997).

A morte inesperada de sua esposa, (Ezequiel 24:15:18) fato ocorrido no nono ano do décimo mês, aos dez do mês, (Ezequiel 24:1), (II Reis 25:1).

Mais a despeito das perdas sofridas por Ezequiel, o Senhor manifestava-se confortando-o e fazendo compreender que o Deus de Israel estava no comando dos acontecimentos, fato evidenciado na visão das quatro rodas, (Ezequiel 1:15,28)


A MISSÃO DE EZEQUIEL


A despeito da reação do povo, a tarefa de Ezequiel era de advertir o povo e conduzi-los a voltarem para Deus. Mais tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes, (Ezequiel 2:7).

Aos 30 anos, (Ezequiel 1:1) semelhante como Jesus (Lucas 3:23) o jovem profeta desenvolveu 22 anos de ministério, tendo como contemporâneos: Jeremias, Daniel, Sofonias, Habacuque e a Profetiza Hulda, segue os versos respectivamente:

(Jeremias 1:2-3), (Daniel 1:1-6), (Sofonias 1:1), (Habacuque 1:6), (II Reis 22:14-20) Agiu como pastor dos cativos, (Ezequiel 8:1) e Atalaia as nações estrangeiras, (Ezequiel 25-32).

Nome do profeta estava diretamente relacionada com a mensagem que tinha a apresentar. A transliteração do nome Daniel do Hebraico, nos estimula a reconhecer: a santidade de Deus, Deus fortalecerá ou prevalecerá, 

Deus é a força 

Deus torna forte.

A expressão saberão que eu sou Deus aparece trinta vezes nos textos de (Ezequiel 6:7à39:28).


CONCLUSÃO


Deus ao chama-nos para o seu serviço não garante que não passaremos decepções. A experiência do profeta Ezequiel é um exemplo claro.

Mais Deus em seu infinito poder preocupar-se em esclarecer que: acontecer que: aconteça o que acontecer ele está no comando e devemos confiar na sua direção.

A obstinação ou não aceitação dos ouvistes não deve desanimarmos no cumprimento do dever. Assim como Deus fortaleceu, animou, e confortou e fortaleceu o profeta no desempenho de sua tarefa, Deus também estará conosco.

No final do desenrolar dos acontecimentos futuros saberemos que o Deus de Israel é o que “prevalece”. Assumirá de uma vez por todas o comando do universo e regerá as nações com justiça, misericórdia e amor.



APELO


Aqueles que estiverem dispostos a sacrificar o conforto em favor da pregação do evangelho.

Aqueles que estão convictos que o ofício da pregação do evangelho é fácil mais é recompensador.

Aqueles que desejam ser instrumentos de salvação da humanidade, quer muitos ouçam ou deixem de ouvir.


Coloque-se em pé, e com o coração cheio de alegria, por Ter sido chamado por Deus, para a nobre tarefa de ser um Atalaia de Deus na atualidade de Deus na atualidade, nos consagremos ao Senhor.