108 A GRANDE COMISSÃO

amizade ponto com


 TEXTO: Mateus 28:19-20.


 TEMA : Obedecendo a ordem do Mestre


 TESE: A missão da Igreja


 PROPÓSITO: Conscientização da Igreja para o trabalho missionário.


INTRODUÇÃO: (BREVE HISTÓRICO)


Este evangelho começou com uma afirmação de que Jesus era da linhagem real de Davi e registrou que enquanto ainda criança foi reconhecido, como rei dos judeus pelos astrólogos vindos do oriente, agora pois depois de ser crucificado como o Cristo ressureto, sem reserva arroga-se da completa autoridade no céu e na terra. 


Ele tem autoridade para perdoar os pecados na terra, a autoridade de Jesus para agir como juiz final da vida humana para determinar os limites da sua vida entregando-a e reassumindo a seu bel prazer na véspera da paixão Ele fala da autoridade que lhe foi dada sobre a carne e sobre toda e sobre toda a autoridade, Jesus poderia ter autoridade sobre todos os reinos do mundo, de iniciar o seu terreno sem ter-se que gastar-se ao serviço do semelhante. Ele veio para cumprir a sua missão obrigada pelo Pai, missão esta cumprida de salvar a humanidade da perdição deixou como ordem aos discípulos, e com esta mesma autoridade Ele dar uma ordem aos discípulos e a igreja

I - A ORDEM DO MESTRE “IDE”

Definição de ide – Ação de ir, uma jornada, partida, espalhar (Moderno Dicionário Brasileiro)

A – Para os discípulos – Palavra grega = “mathetevô”– Ir para um lugar com alguém, seguir outra pessoa (Dic. Int. Teologia) ou aquele que segue o exemplo do professor. Pode ser alguém que já aprendeu mas está aprendendo sempre.

Ellen White: Na comissão dada aos discípulos Cristo não somente lhe delineou a obra mas deu-lhe a mensagem. Ensinai ao povo a guardar todas as coisas que tenho mandado. Os discípulos deviam ensinar o que Cristo ensinava o que Ele falará não só em pessoa mas através de todos os profetas e mestres do Velho Testamento (Evangelismo pg. 15).


B – Para Igreja – “Palavra grega” “EKlesia” = assembléia = pessoas.

Hoje no ano 2002, começo de um novo milênio a mesma ordem é dada pelo Mestre, a Igreja de Deus é a grande comissão dada por Cristo, Ele continua com a sua autoridade, Ele confiou a Igreja Adventista que é a igreja remanescente para espalhar, e proclamar a mensagem por Ele pregada.

Ellen White escreveu “A nós também a comissão se dirige somos ordenados a ir como mensageiros de Cristo e persuadir homens e mulheres, apelando para que atentem para a Palavra da Vida (Evangelismo pg 15).


II- DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES

Ilustração: Brugmam, um jovem alemão, residente em Nova York nutria um certo desejo de se tornar missionário em país longínquo. Orava a cada dia para que Deus derramasse uma oportunidade, certa vez uma inquietante pergunta assaltou de súbito a sua mente, quem mora no apartamento do andar acima? Há me lembro agora, retrucou ele, é uma família sueca e nos apartamento dos fundos, uns imigrantes italianos, e no bloco do lado chineses incultos e misteriosos proprietários de uma moderna lavanderia, então ele raciocinou “a gente jamais disse uma simples palavra a esses vizinhos sobre a esses humildes vizinhos, a quem na verdade trato até com indiferença, não admira, pois ainda que eu não tenha sido enviado para evangelizar os pagãos que vivem a milhas de distâncias.

Algumas vezes pensamos que para falar de Jesus precisamos ir para um lugar bem longe.

A - Quem são as nações ? – Conforme comentário do livro de Mateus por R.V.G. Tasker diz que são uma organização de aprendizes a serem levados a unir-se pelo batismo ao Pai Criador, ao Filho Redentor e ao Espírito Santo Santificador e habilitados na força desta comunhão Divina, a viverem obedientes aos preceitos que Jesus ensinou aos seus discípulos originais, para que transmitissem a outros.

1 – O vizinhos – O seu vizinho sabe que você é um adventista do 7° dia, você já falou do que Jesus lhe ordenou, lembre-se de que eles também são as nações.

2 – Os amigos – Perdemos várias oportunidades de obedecer a ordem do Mestre, lembro de uma experiência que me veio à mente agora, um  amigo meu chamado também  Fábio, estudava comigo desde o primário até o término do 2° grau , ele sabia que eu era um adventista do 7° dia, mais ele não queria saber da igreja, mas eu nunca havia falado para ele, mas um dia algo despertou em mim e convidei Fábio para vim a igreja comigo, no começo ele não queria vim mas fui insistindo, até que ele veio, comecei a leva-lo para os programas sociais da igreja, eventos como futebol, vigílias, programas JA etc, até que convidei para estudar a Bíblia comigo. Fábio se batizou e hoje faz parte da liderança da igreja, você tem falado para seu amigo de Jesus, lembre-se ele também é uma nação.

3 – Os parentes – Esta é uma nação, às vezes esquecida. Já ouvi irmãos falarem “santo de casa não faz milagre”, mais eu prefiro evangelizar em outro lugar mais não na minha casa, acho que eles não irão me ouvir, lembre-se esta é uma nação importantíssima para você.

Conclusão: Que nesta manhã, possamos nos conscientizar para a ordem do Mestre, somos discípulos de Cristo, seguidores do Mestre e soldados de Jesus, e que possamos ser discípulos por inteiro, sempre aprendendo do Mestre para ensinarmos as nações próximas e distantes.

Apelo: Quantos nesta manhã, gostariam de dizer, Mestre estou aqui para cumprir esta missão, levante-se e vamos orar.

Oração: Senhor estamos reunidos para reafirmarmos o compromisso contigo, e levarmos assim a mensagem a nós confiada, com a certeza do Teu Espírito entre nós, em nome de Jesus. Amém.