105 A VERDADE QUE LIBERTA

amizade ponto com


TEMA :Liberdade


TEXTO :São João 8:32


PROPÓSITO: Mostrar que Jesus é a verdade plena que liberta.


TESE: A liberdade é fruto de um íntimo conhecimento de Jesus.


INTRODUCÃO – 


Treze de maio  é comemorado o dia da Abolição da Escravatura. A lei a favor dos escravos foi promulgada pela princesa Isabel. Graças a sua decisão, os escravos passaram a ter uma vida livre em busca de um ideal.


A história conta que foi um dia feliz para os escravos. Afinal de conta, liberdade promove felicidade. Porém para os Senhores, os proprietários dos escravos, este dia representou descontentamento, pois não teriam mais a quem dominar.


Na vida espiritual, muitos precisam conhecer aquele que é capaz de promover a felicidade, oferecendo a liberdade. Nesta manhã, veremos quem é este Libertador e como a pessoa pode ser verdadeiramente livre.

I – AO ENCONTRO DA LIBERDADE. (São João 8:32). “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertarás.”

A – Quem pode encontrar a Liberdade?

Os Líderes religiosos.

  a- Os judeus se consideravam filhos livres de Abraão. Gabavam-se da aparente liberdade.


                                                                 2

b- “Não estavam dispostos a reconhecer a escravatura que viviam.” (Nichol, Comentário Adventista del Septimo Dia, vol. V. Pacific Press, 1960).

2- A liberdade é para aqueles que conhecem Jesus e estão dispostos a reconhecerem sua escravatura.

a- O que significa Conhecer Jesus? O termo “conhecer” significa ficar íntimo ou familiarizar-se. (R.N. Champlin, Enciclopédia de Bíblia e Teologia, vol. I. São Paulo: Candeia, 1980), 856.

b- Todos que almejam a liberdade precisam ficar íntimo com a verdade. Não basta apenas um conhecimento superficial.

II – O QUE É A VERDADE?

A- A Palavra de Deus é a verdade.

1-Vida santificada – Livre da impiedade.

Como vimos em São João 17:17, a palavra de Deus é a verdade. Por meio dela poderemos ter uma vida santificada.

B-“Todo ensinamento que exalte o caráter de Deus é a verdade.” (Nichol, Comentário ADV. Del Septimo Dia).

1-Não a Exaltação Própria.

a-Quando Cristo disse: “Conhecereis a verdade...” ele tinha um publico diversificado, porém o foco 

                                                                                                3  

ou alvo da sua mensagem era a classe dos judeus que se exaltava na idéia de que eram filhos exclusivos de Deus, descendentes de Abraão. (S. João 8:31).

b-Precisamos enxergar a verdade nítida para se libertar das tradições. O objetivo da mensagem de Jesus era apresentar uma verdade que tirasse os judeus que estavam presos nas suas próprias idéias. (Nichol, Comentário Adventista, 966)


  C- Cristo é a Verdade.

1-A verdade que Liberta

Ao encontro da liberdade, todos precisam entender que Cristo é a verdade que liberta. “Conhecereis a Verdade.”

a-“Jesus estava se revelando como a verdade personificada.” (Nichol, Comentário Adventista, 996).

 b-Buscando base para isto, vamos confirmar biblicamente que Jesus revelou a si mesmo como a Verdade. Vemos isto em S. João 14: 6; 1:14.

No ano de 1984 tive a oportunidade de conhecer um Senhor por nome Adrião. Ele era “pai de santo” e teve a oportunidade de 

                                                                                                  4

conhecer Jesus por meio dos estudos da bíblia. Depois de tanto tempo sendo escravo do inimigo de Deus, ele se libertou devido conhecer a Verdade que Liberta – Jesus.

III – LIVRES DE QUÊ?

          A-Livre das Tradições (Legalismo)

1- “A mente dos ouvintes estavam obscurecidas pelo fardo das tradições.” (Champlim, O Novo Testamento Interpretado, 856).

Biblicamente podemos confirmar isto em Mt. 23:4; Mc. 7:1 a 13.

a- Hoje Jesus faz o mesmo convite a todos que vivem na escravatura das próprias idéias, do pensamento legalista ou liberalista.

b- A liberdade verdadeira consiste em finalmente chegarmos a participar da própria forma de vida de Deus, não da nossa que é tendenciosa para o mal.

   2-Livre do Pecado.

O pecado é uma cadeia (Rm. 2:17 –24; 6:14; Gl 4:21). Ser amigo intimo de Jesus é o segredo para encontrar a liberdade do pecado.


5

b-Jesus veio para oferecer a liberdade. O ministério de libertação começou com Jesus. (Lc. 4|:18). Ele se preocupa pela nossa felicidade. O Seu desejo é que tenhamos liberdade do pecado, e o resultado será a felicidade.

c- “Encontrar-se com a verdade é sair das trevas para a glória; é ficar livre de qualquer limitação. É ficar livre da imoralidade para a santidade” (Champlim, O Novo Testamento Interpretado,409).

CONCLUSÃO

A- O inimigo de Deus deseja que o ser humano seja sempre seu prisioneiro. Ele sabe que todo aquele que é escravo do pecado, tem uma felicidade limitada.

B- Cristo deseja que sejamos livres para gozarmos de felicidade plena. 

C-Todos quantos queiram ser livres, precisam conhecer Jesus, Ele é A verdade que liberta.

APELO

       Por muito tempo você lutou para ser livre do pecado, porém não conseguiu. Hoje Cristo te oferece a plena liberdade. Ele quer te dar força para fazer de você um vencedor. Quantos querem desfrutar da liberdade que Cristo oferece, fique ajoelhado para que, juntos, façamos uma oração.