104 TRIBUNAL DE DEUS

amizade ponto com


TEMA:  O JUÍZO


PROPÓSITO:  LEMBRAR AOS IRMÃOS QUE BREVE SEREMOS JULGADOS.


TESE: DEUS É JUSTO


TEXTO: DAN.7:9-10


INTRODUÇÃO


Uma procissão fúnebre entrou num cemitério para sepultar um familiar. Dois garotos saíram para observar os túmulos vizinhos e qual não foi a surpresa deles, verem, assustados, um crânio se locomover e dar grandes saltos.


O coveiro descobriu que a causa dos movimentos era um enorme sapo, mas ficou intrigado ao notar um prego na parte posterior do crânio. Se lembrou que 20 anos atrás um homem havia morrido de enfarto. Agora, descobriram que ele havia sido assassinado. Investigações provaram que a viúva e seu atual marido provocaram a marte. Eles jamais imaginaram que seriam descobertos. A Bíblia diz em Ecl. 12:13-14 “ teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem . Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra e até o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” 




QUEM TOMARÁ PARTE NO TRIBUNAL?

Dan. 7:9,10-13 “ foram postos uns tronos e um Ancião de Dias se assentou... Um rio manava e saía diante dele, milhares e milhares o serviam, milhões de milhões... Assentou-se o juízo, abriram-se os livros.” 

Ancião de Dias- Deus – o Pai.

Milhões e milhares de anjos- Testemunhas

Semelhante ao Filho do Homem- Cristo- Juiz


QUE LIVROS SÃO USADOS?


Livro da vida: Apoc.20: 12 “ Abriu-se outro livro, que é o da Vida, e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros.” 

Livro Memorial: Toda tentação resistida, todo mal vencido, todo tema de compaixão, atos de sacrifício, sofrimento suportado em favor de Cristo se encontrará registrado.

Livro de Pecado: Isaías. 65:6-7: “ nossos pecados estão sempre diante de Deus.” 

Quando acontece um acidente aéreo, as autoridades procuram pela chamada “caixa preta”, por conter ali dados importantes, como conversas e as possíveis causas do acidente. Mat.18:10- semelhantemente, os anjos anotam tudo.

A OBRA DE CRISTO NO SANTUÁRIO


Mat. 22: 11- Parábola das bodas

Cristo verifica se Seus convidados estão vestidos a caráter.

Todo nome é verificado, cada caso minuciosamente analisado. Nomes são aceitos. Nomes são rejeitados. O Grande Conflito, pg. 486.

Há muitos anos atrás, quando os carros eram puxados, conta-se que um menino brincava na rua quando os cavalos de uma carruagem apareceram em disparada. Um jovem bem vestido  largou sua pasta e se jogou sob os cavalos até fazê-los deter-se. Sofreu arranhões profundos, mas salvou o menino.

20 anos mais tarde um jovem enfrentava julgamento por graves delitos. Quando ia dar a sentença, o jovem se lembrou do juiz. Era o jovem que salvara a criança, que agora era um bandido e era julgado por ele.

Ele argumentou que o juiz pode salvá-lo novamente, e o juiz informa que sua função agora é julgar a todos pelos seus atos.

Jesus fez tudo pára nos salvar,. Se O rejeitamos, Ele voltará como juiz, para julgar. Rom. 3:23, Ef. 2: 8-9



CONCLUSÃO



Cristo está voltando, e ninguém poderá escapar ao juízo. O sangue precioso de Cristo foi derramado para que através dele pudéssemos Ter nossos pecados brancos como a neve.


APELO


Hoje ou amanhã nossa vida passará por exame diante de Deus. Hoje Cristo está intercedendo, mas virá o tempo em que o braço de misericórdia será baixado. “ Continue o injusto fazendo injustiça, o imundo sendo imundo, o justo na prática da justiça.” Apoc. 22:11.

Gostaria você de se preparar para ser absolvido no dia do Juízo?