05 DEVO OU NÃO DEVO JULGAR?

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Julgamento.


OBJETIVO: Saber se devemos julgar ou não.


TESE: Deus não nos proíbe de julgar. 


TEXTO: Mateus 7:1-5.


INTRODUÇÃO:


Muitos tem questionado sobre a mensagem em que Jesus dirigiu no monte do qual faz parte de Seu sermão. A principio ele é enfático em dizer para que não se faça nenhuma espécie de julgamento, mas esta mensagem refere-se literalmente para que não se julgue de forma alguma? A quem Ele pronunciava tal ordenança? Qual era o ambiente que estava no momento em que suas instruções eram repassadas?

O presente estudo analisará o aparente problema sinóptico existente na perícope apresentada no livro de São Mateus 7: 1-5. Procurando responder a altura das perguntas feitas acima. Dando ainda mais informações acerca do tema proposto para uma melhor compressão do texto. E para isso se faz preciso conhecer seu contexto histórico.


I. SEU CONTEXTO HISTÓRICO NOS DIZ .

O juízo é um dos principais pontos da fé do Judaísmo, onde, Deus é o Juiz que não tolera o mal, e através de Sua Santa Lei executa o juízo. O judeus muitas vezes presenciaram o juízo direcionado a seus antepassados, e agora procuravam ver qualquer falha ou um pecado particular nos outros e exercer juízo sobre eles para o povo não sofrer pelo pecado de outro. “Eles estavam tão envolvidos com o julgamento Divino que com o passar dos tempos passaram eles a serem o juiz, e julgarem os Judeus gentis.” 


1- Julgamento em Israel


a) Em Israel a justiça era aplicada com o intuito de restaurar a paz na comunidade em casos difíceis eles removiam o membro que cometia ofensas 


b) E isso era baseado na salvação pelas obras, entretanto, Jesus veio mostrar que o juízo não mas seria pelas obras e sim pela fé. Tanto o juiz como o executor do juízo seriam ambos divinos; aqui está uma das grandes causas do desentendimento dos judeus para com Jesus o Messias. 


2- Julgamento no Novo Testamento


a) Com a helenização do povo judeu, eles passaram no Novo Testamento a acreditar como os gregos que não haveria um julgamento após a morte. Com isso na ocasião em que Jesus pregava no monte, os fariseus se faziam presente. 


b) O ambiente em que foram pronunciadas as palavras de Jesus denotava-se como campestre onde estavam várias classes de pessoas, sendo eles camponeses judeus; possivelmente gentios; e religiosos fariseus e saduceus. 


c) Russell Champlin mostra que “os versos de 1 à 12 deste capítulo, constituem a quinta divisão do sermão... Aqui nos vss 1 a 5, temos o exemplo das atitudes farisaicas e a censura contra elas”. 


II. ANÁLISE LITERÁRIA DO TEXTO CONCORDA COM O CONTEXTO

Jesus inicia Sua mensagem no verso 1 com uma firme advertência. “Não julgueis, para que não sejais julgados”.


1- Análise do Termo “não julgueis”.


a) O termo Μη;;;; ; , segundo Willian Sanford LaSor, em seu livro: Gramática sintática do grego no N.T., 73. Cita que este advérbio de negação “é usado para negar uma oração ou período no qual esteja implícita dúvida ou incerteza, o mesmo acontece quando é usado no particípio quando ele indica uma condição ou quando é equivalente a uma oração condicional relativa.


b) Já o vocábulo κρινετε  (Krínete) é um “Verbo na 2ª pessoa do plural, presente do imperativo ativo.” 


c) O modo imperativo é um modo de ordens, proibições, exortações, rogos, e semelhantes. Sendo que indica uma ação durativa. Tendo em vista que, geralmente, uma ordem é dirigida a pessoa à quem se fala.


2- O que Jesus queria dizer com isso?


a) Ao Jesus fazer a proibição no versículo 1 Ele quer esclarecer que esta modalidade de julgamento censurador, injusto e condenativo, que não pode ser justificado, não deve ser praticado.


b) Na ocasião Ele se referiu às atitudes e ações dos fariseus que censuravam os outros em tudo sem jamais reconhecerem qualquer tipo de defeitos neles mesmos. 


c) Diz Ellen White que somente Deus é competente para julgar as intenções dos seres humanos, porque semente Ele pode saber os pensamentos íntimos dos homens (Hb 4:12). E a Bíblia mostra isso claramente em Rm 2:1-3.


d) O judeu condenava o gentil mesmo fazendo as mesmas coisas que este. Entre os judeus, os fariseus eram o exemplo mais destacado deste pecado. “Quanta leviandade, precipitação, preconceito, maledicência, ignorância, vaidade e egoísmo existem na maior parte dos julgamentos pronunciados neste mundo”. Portanto este julgamento é uma atitude de censura enfatizando sempre o erro alheio.


APLICAÇÃO:


a) O julgamento dessa natureza é contrário a lei do amor (Mt 5:38-46; I Co 13). “A base psicológica desse tipo de julgamento é o egoísmo puro”. Ao contrário da personalidade divina que é amor. Quem se atreve a julgar, se arroga uma função de Deus. Que assim procede não tem uma relação com Deus. 


b) Ellen G. White nos diz no O Desejado de Todas as Nações:


Não vos julgues melhores que outros homens, não vos arvoreis em juizes seus. Uma vez que não vos é dado discernir os motivos, sois incapazes de julgar um ao outro. Ao criticá-lo, estais-vos sentenciando a vós mesmos, pois mostrais Ter parte com Satanás, o acusador dos irmãos. O Senhor diz: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.” Eis nossa tarefa. “Se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados.” II Co 13:5; I Co 13:31.


c) Por exemplo: em Mt 18 temos a parábola do credor incompassível que não perdoou, por isso não foi perdoado. Isto mostra que nossos atos alteram os padrões do julgamento de Deus. 


3- E a medida?


a) Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também (v. 2). Essa medida “exprimi-o uma máxima que regulava os contratos de empréstimo e restituição de cereais, nos quais era prevista a mesma medida: com a medida que tiveres usado para pesar os outros ele vos pesará”.. 


b) Bondade atrai bondade; censura atrai censura; boas obras atrai o favor de Deus e o pecado atrai o julgamento. 


c) Ellen White concorda com este ensino ao dizer que “não nos é ordenado fazer a nós mesmos tudo o que desejamos que os outros nos façam; cumpri-nos fazer aos outros o que desejamos que eles nos façam em idênticas circunstâncias. Com a medida com que medimos nos é medido de novo.”


III.  ELE SE REFERIA AOS HIPÓCRITAS FARISEUS

O verso 5 começa dizendo: “Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então, verás claramente para tirar o argueiro do teu irmão”. “A hipocrisia de condenar nos outros o que toleramos em nós mesmo é estabelecida na analogia do argueiro e da trave.”


1- O Exemplo de Hipocrisia


a) Um exemplo claro de hipocrisia quanto a julgamento foi a reação de Davi com Natã. Davi o rei de Israel julgava e fazia justiça a todo o seu povo (II Sm 8:15) até o dia em que foi atraído pela beleza de Bate-Seba, esposa de Urias, oficial do rei, o qual foi morto por ordem de Davi para assim ficar com sua esposa. Deus enviou o profeta Natã para denunciar o seu pecado. 


b) Após mencionar a parábola, do rico que tinha muitas ovelhas e vacas e do podre que só tinha uma ovelha, a qual foi sacrificada pelo rico. Então irado, Davi decretou dos seus lábios a sua própria sentença de morte, quando disse: Digno de morte é o homem que fez isso. (II Sm 12:5-6) Disse Natã: Tu és esse homem.



APLICAÇÃO:


a) A pessoa de Davi tinha uma trave que não podia ter visão para ver o argueiro no olho do outro, os pecados que mais os homens cesuram, são aqueles que lhes causam mais problemas. “... a pessoa é pronta a discernir os erros de seus irmãos, talvez esteja em maior falta ela mesma, mas se ache cega a isso.”. 


b) Jesus desenhou esse quadro de um homem com uma trave, tentando remover o cisco do olho do outro! Isso mostra que grande parte do juízo que fazemos dos outros é, dessa forma absurdo. É necessário sinceridade para reconhecer o pecado e submeter-se a juízo, removendo-o da sua vida.


c) Percebe-se que Jesus não condenou o juízo desfavorável sobre a conduta e a opinião de outras pessoas, nem tão pouco achou incorreto reprovar o pecado, desde que nosso comportamento seja irrepreensível. O que Jesus reprovou é a tendência para ver com lente de aumento os erros dos semelhantes. 


d) A questão não é a trave ou o argueiro. Ambos precisam ser removidos, mas primeiro a trave.” Após a liberação da trave, não estamos autorizados a exercermos juízo final, porquanto, pertence só a Deus (I Co 4:3-5). 


e) Entendendo que nós estamos sempre sujeitos a parcialidade ou preconceito. Nesse caso qual posição tomar?. Não devemos julgar, ou condenar, ninguém, mas, por outro, temos de ter um espírito de julgamento em nossos contatos com nossos semelhantes. É necessário que se tenham opiniões bem formadas e decididas para julgar “todas as coisas” (I Ts 5:21); para provar “os espíritos” (I Jo 4:1) condenar os pecados e não os pecadores. 


f) Se fosse o contrário, seria impossível condenar o erro e as falsas doutrinas, seria um impedimento para quem quer ministro do evangelho ou juiz, os quais devem agir segundo a Palavra de Deus (Ap 3:8). O mundo estria nas mãos dos perversos (Jó 9:24). As heresias e os maus feitores se espalhariam e se multiplicariam por sobre a terra. 


g) Deus atribuiu à igreja como corpo organizado a função de julgar, diz Ellen White:

A igreja tem o dever para com os que caem em pecado, de advertir, instruir e, se possível, restaurar... chamai o pecado pelo seu verdadeiro nome... Se eles persistirem no pecado o juízo que haveis declarado segundo a Palavra de Deus é sobre eles proferida do céu. Preferindo pecar renunciam a Cristo; a igreja deve mostrar que não sanciona seus atos, do contrário ela própria desonra ao Senhor... Aquele que desdenha a autoridade da igreja, despreza o próprio Cristo. Tenha os pastores, terno cuidado pelo rebanho do pasto do Senhor. Falem ao extraviado, da perdoadora misericórdia do salvador. Animem o pecador a arrepender-se e a crer n’Aquele que pode perdoar... Tal remissão é ratificada no céu.

CONCLUSÃO:

Por ter observado pelos contextos acima descritos descobre-se que Jesus falava especificamente a um grupo de pessoas que julgavam as outras de maneira condenatória, julgamento este que pertence somente a Deus.

Os fariseus ao executarem o juízo, exerciam justiça própria, tornando-se os padrões de julgamento, tendo como a base a critica egoísta e implacável, se tornado egocêntricos juizes e mesquinhos espias. Cristo deixou claro que aquele que censura é mais culpado que aquele a quem acusa, pois não apenas comete o mesmo pecado, como acrescenta ao mesmo presunção e espírito de crítica..

Jesus não condenou o juízo desfavorável sobre a conduta e a opinião de outra pessoas, nem tão pouco achou incorreto reprovar o pecado, desde que o nosso comportamento seja irrepreensível, ou seja, primeiro tira a trave para poder ver argueiro do nosso irmão.


APELO:

Por algumas vezes temos agido de maneira como aqueles fariseus na época de Cristo. Hoje a época é outra, mas o Cristo é o mesmo. E Ele pergunta: Quer você ser prudente em tudo? Então siga-Me.