07 - O Céu – Mito ou Realidade?

sermao escatologico 7


Aqui estão as palavras de um pequeno escolar, expressando sua idéia acerca do Céu:


“O Céu tem três andares e um subsolo. O assoalho são as nuvens. Deus dorme nos primeiros dois andares, e Papai Noel com suas renas e brinquedos mora no terceiro andar, e os anjos dormem no subsolo. As casas são todas feitas de pão de mel e os rios são de diferentes cores – vermelho, azul, cor-de-rosa, verde, alaranjado, ... e isso é tudo.”


Muitos se rebelam contra a religião porque a que conhecem é uma mistura de religião com mitos e contos de fada. Quanto às crianças, elas ouvem tantas histórias confusas que não sabem onde Papai Noel termina e onde Deus começa. Quando descobrem que Papai Noel não existe, presumem que Deus também não existe.


Um dia, depois da Escola Dominical, uma pequena menina foi interrogada por uma amiga, que lhe perguntou: “Você realmente acredita que existe um diabo?”


“Claro que não!” respondeu ela. “Ele é semelhante a Papai Noel. Ele é o seu papai.”


Quantos têm perdido a fé na religião e na Bíblia por causa de uma compreensão errônea que lhes foi dada com relação ao futuro e a outros assuntos da fé cristã.


São ensinados que um dia flutuaremos pelo espaço como espíritos desencorporados, assentando-nos nas nuvens e tocando harpas por toda a eternidade. Perambularemos por um lugar com ruas de ouro e muros de jaspe, um lugar onde não haverá nada para fazer, senão assentar-se numa nuvem com os pés suspensos (se as almas realmente possuem pés) e repousar, repousar, repousar. Repousar por milhares de anos, sim, até mesmo milhões e bilhões de anos enquanto se ouve o som de milhares de anjos tocando suas harpas.


Isto realmente lhe atrai? Isto não me fascina muito. Eu gosto de descansar quando estou cansado, mas depois de descansar um pouco, fico impaciente, ansioso por fazer algo útil. Você sabe o que significa ficar cansado de descansar? Quantos homens têm aguardado uma aposentadoria apenas para descobrir que eram mais felizes quando tinham alguma coisa para fazer.


Ruas de ouro? Qual é o problema com ruas de asfalto? Muros de jaspe? Depois de ter morado em um país onde há muros ao redor da maioria das casas e quintais, gosto de estar em um lugar sem muros. Gosto de minha liberdade. “Não me cerque”, diz uma velha canção. E realmente não me entusiasma ser um espírito lúgubre flutuando no espaço.


Mas então, o que importa não é o que eu quero. Creio na Bíblia e se a Bíblia diz que o meu futuro será assim, apenas tenho que aceitá-lo. A Bíblia apresenta de fato a espécie de Céu sobre o qual tanto ouvimos falar? Onde termina a verdade e começa o mito? Onde termina Deus e começa Papai Noel? Onde terminam as ruas de ouro e começam os muros de pão de mel?


Li sobre um holandês que saiu de uma conferência evangelística onde tinha ouvido a respeito do Céu. Eis o seu comentário: “Preferiria ser alguém, indo a algum lugar, sabendo  quando vou chegar lá,  a não ser ninguém, não indo a lugar algum, e nada sabendo quanto a chegar lá.” Nosso amigo holandês, com seu inglês mal falado, disse algo válido.


Volvamo-nos à única fonte verdadeira de informação em busca de nossa resposta. Antes de deixar este mundo, Jesus fez uma promessa. Leiamo-la juntos:


“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei param mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também.” (João 14:1-3)


É um lugar real. Que espécie de lugar? Falando do patriarca Abraão, diz a Bíblia:


“Porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.” (Hebreus 11:10)


Se tem fundamentos, deve ser uma cidade realmente sólida. Será um lugar real para pessoas reais. Que tipo de seres morarão ali? Espíritos flutuando nas nuvens e tocando harpas? Leiamos as palavras de Paulo:


“O qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” (Filipenses 3:21)


Seremos moldados à semelhança do Seu corpo glorioso. Não diz: “Seu glorioso espírito”. Não está falando a respeito de um fantasma. Deus é um Espírito mas Ele não é alguma espécie de fantasma. Creio em um Deus pessoal, tão pessoal que tem um corpo. A Bíblia diz que o homem foi criado à imagem de Deus. E aqui nos é dito que teremos um corpo semelhante ao corpo de Cristo após a Sua ressurreição.


Alguns ensinam que Jesus foi ressuscitado apenas em espírito. Após a Sua ressurreição Ele apareceu aos discípulos que pensavam estar vendo um fantasma. Ele tomou tempo para provar-lhes que eles estavam errados.


“Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito. Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? e por que sobem dúvidas aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque  um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.... Então lhes apresentaram um pedaço de peixe assado, e um favo de mel. E ele comeu na presença deles.” (Lucas 24:37-39, 42 e 43)


Jesus era uma pessoa real com mãos e pés, e a Bíblia diz que seremos iguais a Ele. O futuro lar dos salvos será um lugar real com pessoas reais, e não um mundo maravilhoso dos contos de fadas, feito de pão de mel.


Diz o Novo Testamento:


“Porque agora vemos como em espelho, obscuramente, então veremos face a face; agora conheço em parte, então conhecerei como também sou conhecido.”   (1 Coríntios 13:12)


O livro do Apocalipse descreve em pormenores a cidade que Deus está preparando para os salvos. Dá-nos até mesmo as dimensões daquela cidade. Terá um perímetro de 2.400 quilômetros, uns 600 quilômetros de cada lado. A maior distância que você poderia percorrer em um metrô da cidade de Nova Iorque seria de um pouco mais de 48 quilômetros. A Nova Jerusalém precisaria de uma linha de metrô de seiscentos quilômetros de comprimento para atravessá-la.


Nova Iorque tem onze milhões de habitantes incluindo os subúrbios. A Nova Jerusalém, numa média de 3m2 por pessoa, que é muito mais do que a maioria das cidades permite, teria espaço para 99 bilhões e 204 milhões de pessoas, o que seria vinte vezes a atual população do mundo.


O que farão os habitantes daquela cidade por toda a eternidade? Assentar-se-ão nas nuvens para tocar harpas? Quanta música de harpa você poderia agüentar? A Bíblia não nos descreve tocando harpas no paraíso. Está aqui o que ela diz:


“Eles edificarão casas, e nelas habitarão;  plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todas as obras das suas próprias mãos.” (Isaías 65:21 e 22)


Isto não parece uma cidade de Papai Noel ou um céu imaginário onde São Pedro retine um molho de chaves.


“Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará.” (Isaías 35:5 e 6)


“Nenhum morador de Jerusalém dirá: Estou doente.” (Isaías 33:24)


Naquela cidade não haverá hospitais, por mais belos que possam ser os hospitais. Nenhuma clínica, nenhum dentista, nenhum necrotério, nenhuma agência funerária, nenhuma drogaria, nenhuma ambulância, nenhuma sirena soando à noite, e certamente nenhum cemitério.


“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” (Apocalipse 21:4)


Não mais lágrimas! Pode você imaginar um lugar sem elas? Esta vida tem sido chamada um vale de lágrimas. Nossa vida esta regada de lágrimas desde o berço até a sepultura. Quantas lágrimas são derramadas a cada dia no mundo?


O que é uma lágrima? Para o químico é simplesmente uma solução aquosa de cloreto de sódio e outras substâncias. Mas isto não descreve realmente nossas lágrimas.


Para o fisiologista é apenas um líquido lubrificante para os olhos a fim de impedi-los de ficarem secos.


Para o estóico, uma lágrima é um sinal de fraqueza. Para o epicurista ela não tem nenhum valor. “Coma, beba e alegre-se, porque amanhã morreremos.”


Os animais não podem sorrir nem chorar. Somente os seres humanos podem mostrar suas emoções deste modo.


Jesus sabia o que era chorar. Duas vezes a Bíblia se refere às Suas lágrimas: uma vez junto ao túmulo de Lázaro, e a outra vez ao entrar em Jerusalém.


Quantas lágrimas estão correndo hoje em nosso velho mundo? Suponhamos que cada ser humano derrame uma lágrima por semana. Isto seria uma média muito baixa, sendo que a maioria das pessoas derrama muito mais do que isto. Mas sabendo-se que algumas pessoas nunca choram, tomemos como média uma lágrima por semana por pessoa.


Dois bilhões de pessoas, cada uma derramando uma média de 52 lágrimas por ano, daria um total de mais de 100 bilhões de lágrimas por ano. Isto seria suficiente para encher quarenta mil barris de quase um metro de altura. Em uma centena de anos teríamos barris de lágrimas suficientes para fazer um rio fluir ao redor do mundo. Quantas lágrimas seriam? Um rio de lágrimas ao redor do mundo?


E o que representa cada lágrima? Um coração partido, uma esperança despedaçada. Uma criança chorando por causa de um brinquedo quebrado. Isto pode não parecer importante para nós, mas é muito importante para essa criança. Uma jovem amante chorando porque foi desapontada pelo ídolo de seus sonhos. Uma jovem mãe chorando ao lado da sepultura de seu filho. Apenas um momento antes ele estava dormindo em seus braços, mas agora sua vida se foi. Uma mãe viúva no terminal de passageiros do aeroporto de uma cidade, despedindo-se de seu filho, que foi designado para uma missão militar no Golfo Pérsico. Ela não tem certeza de que ele um dia vai retornar. Um pai com seus filhos em pé ao lado da sepultura aberta de uma mãe e esposa cuja vida foi roubada pela cruel ceifeira. Como aquela família agora precisa dela!


As lágrimas são feitas de algo mais do que cloreto de sódio e água. São feitas de corações dilacerados, amarga tristeza. “E lhes enxugará dos olhos toda  lágrima.”


Nesta era de foguetes e satélites, uma época em que os homens estão andando na lua, você também pode viajar pelo espaço. E não precisa investir nenhum dinheiro. Você não tem de esperar até que os cientistas desenvolvam propulsores mais potentes e foguetes de maior alcance.. Você não tem de esperar que os astronautas descubram o Céu. Não haverá nenhuma frenética contagem regressiva de última hora. Não haverá nenhum apressado reparo de portas de espaçonaves para que não vaze o precioso oxigênio pelo espaço. Nenhum temor de zonas de radiação.


Deus está planejando um lugar perfeito para você. Um dia este mundo será purificado e aquela grande cidade descerá. Seu destino: Terra. Será uma cidade tão grande que cobrirá a maior parte do Oriente Médio. Disse João, o Revelador:


“Vi também a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.” (Apocalipse 21:2)


Naquele dia o Éden será restaurado. Naquele dia “os mansos herdarão a Terra”. Neste mundo de enfermidade e dor, de crime e morte, espero com ansiedade por essa cidade. Estou cansado deste velho mundo. Tenho saudades do Céu. Não tenho nenhuma propriedade no planeta Terra, mas terei alguma no Céu. 


Quero partilhar com você uma carta que foi escrita pelo falecido Dr. Harry Rimmer a Charles Fuller, da Antiga Hora do Reavivamento. Antes que esta carta chegasse ao Dr. Fuller, o Dr. Rimmer já havia passado desta vida. Aqui está a carta:


“No próximo domingo você irá falar sobre o Céu. Estou interessado naquele país porque por uns cinqüenta anos tenho mantido a posse de um título de propriedade. Eu não o comprei. Foi-me dado sem preço. Mas o doador comprou-o para mim à custa de tremendo sacrifício. Não o estou assumindo por especulação. Não é um lote desocupado. Por mais de meio século tenho enviado materiais para o maior Arquiteto do Universo que tem estado construindo para mim uma casa que jamais precisará ser remodelada ou reparada porque se ajustará a mim perfeitamente, individualmente, e jamais envelhecerá. Os cupins nunca poderão corroer-lhe o fundamento, porque repousa sobre a Rocha dos Séculos. O fogo não pode destruí-la, as enchentes não podem arrastá-la. Nenhuma fechadura ou lingüeta será colocada sobre as portas, porque nenhum indivíduo maligno pode entrar no país onde se encontra minha habitação, quase concluída e quase pronta para que eu entre nela e habite em paz eternamente sem temor de ser despejado.

                                                                              

Há um vale de profundas sombras entre este lugar onde eu moro e aquele para o qual viajarei muito em breve. Não posso chegar ao meu lar naquela cidade sem passar por esse vale. Mas não estou com medo porque o melhor Amigo que já tive passou pelo mesmo vale muito tempo atrás e afugentou toda a sua escuridão. Ele tem estado comigo em todas as dificuldades desde que O conheci há cinqüenta e cinco anos. E tenho Sua promessa em forma impressa de que jamais me esquecerá ou me abandonará. Ele estará comigo enquanto ando pelo vale da sombra, e nunca perco o caminho quando Ele está comigo.”


Espero ouvir seu sermão sobre o Céu no próximo domingo. Mas não tenho certeza de que conseguirei fazê-lo. O meu bilhete para o Céu não tem data marcada para a viagem, nem tem regresso ou autorização para levar bagagem. Sim, estou pronto para partir, e poderei não estar aqui quando você estiver pregando no próximo domingo à noite.


                                                                               Assinado: Harry Rimmer


Harry Rimmer entrou no vale naquela mesma semana. Mas ele tinha algo a esperar.


Uma garotinha muito enferma estava nos braços de sua mãe. Sentia a terrificante verdade de que estava morrendo, e sua mãe tentava confortá-la.

“Morrer dó?” perguntou ela.


“Não” explicou a mãe. “Você irá adormecer. E quando despertar, você verá o rosto de Jesus, e ele a levará para o Céu.”


“Como será o Céu?” foi sua próxima pergunta.


“No Céu tudo será brilhante e glorioso” explicou a mãe. Mas a menina não gostou da explicação. “A luz me fere os olhos”, disse ela.


“No Céu haverá cânticos e alegre música de louvor a Deus” disse a mãe. Também isto não era o que a garotinha queria ouvir. “Tenho muita dor de cabeça. Não quero ouvir nenhuma música”,  disse ela.


Não sabendo mais o que dizer, a mãe apenas segurou sua meninazinha junto ao peito. Ao sentir o amor da mãe, ela perguntou: “O Céu será assim?”


“Sim”,  respondeu a mãe, “haverá muito amor no Céu.”


Um rico proprietário de terras levou um pregador ao cume de um monte em sua propriedade e disse: “Pastor, toda a terra que o senhor pode ver a oeste me pertence. Olhe para o leste. Até onde o senhor pode ver, toda a terra é minha. Olhe para o norte, e para o sul. Também é tudo meu.”


O pastor apontou para cima e perguntou: “Quanto o senhor possui nesta direção?” Esta é a nossa pergunta de hoje. Você tem um lugar reservado no reino de Deus? Se não, por que não sussurrar uma prece neste momento, pedindo a Deus que reserve sua mansão? Ou, então, Ele terá de colocar uma placa “Aluga-se” em sua mansão. Você tem certeza de ter um lugar no Céu? Pode ter, se aceitar a Jesus em seu coração agora mesmo.



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 25 Sermões Escatológicos