35 SERÁ DESTRUÍDA A TERRA POR UMA GUERRA ATÔMICA?

bomba atomica sermao 35


INTRODUÇÃO: 


1. Vimos seis dos sete selos do Apocalipse.


a) Notamos que o 6.º selo representa o tempo do fim. 


b) O 7º já é a Segunda Vinda do Senhor.


2. O que analisaremos hoje é algo semelhante a um parêntese ou a uma cunha introduzida entre o fim do tempo do Fim e da Segunda Vinda do Senhor. 


a) Alguns teólogos deram-lhe o nome de parêntese do selamento. 


b) A compreensão deste parêntese nos ajudará a ensaiar uma resposta à pergunta que intitula nossa conferência de hoje: Será destruída a terra por uma guerra atômica?


3. O parêntese do selamento está em Apocalipse 7:1-3.


I. O  SIGNIFICADO  DOS  SIMBOLOS 


1. Que significariam os ventos.

a) Haveria um antecedente profético em Jeremias 49:36,37. 

b) Aqui, evidentemente, poderiam significar guerras.

2. Que significariam os quatro ângulos da terra?

a) O conceito da terra apresentado pela Bíblia é o correto, antecipando-se em muitos séculos à ciência. 

(1) A Terra é redonda. Isaías 40:22. 

(2) Suspensa na espaço. Jó 26:7.

c) Portanto, esses 4 ângulos não estão relacionados com a forma geográfica, mas deveria ser tomado como uma expressão idiomática equivalente à nossa, quando dizemos: os 4 pontos cardeais. 

3. Quer dizer que aqui estaria falando de ventos de guerra que soprariam dos 4 pontos cardeais.

a) Nesse caso estaria referindo-se a uma guerra mundial 

4. De que guerra mundial estaria falando aqui?

a) Da primeira guerra mundial?

(1) Foi muito sangrenta. 

(2) Para o seu fim foram utilizados os aviões, mas de uma forma muito empírica. 

(3) Não parecera estar falando dela.

b) Da segunda guerra mundial?

(1) O que foi aprendido na primeira guerra mundial foi visivelmente aperfeiçoado. A aviação foi uma arma tática. 

(2) Morreu muita gente. De acordo a Cruz Vermelha Internacional, durante a segunda guerra mundial morreram 98.000.000 de pessoas. 

(3) Mas não poderíamos dizer que essa seria a guerra mundial da qual fala Apocalipse 7.

c) Par que não poderiam ser a primeira nem a segunda?

(1) A guerra que se estaria freiando é tal que danificaria a terra, o mar e as árvores, e até a própria estrutura da terra. 

(2) Embora as guerras mencionadas anteriormente fizeram muito dano, não alcançaram a magnitude referida nestes versículos. 

(3) Mas a forma como terminou a segunda guerra mundial nos ajudou a entender como poderia cumprir-se esta profecia: Mediante uma guerra atômica. 


II. O  PODER  DO  ÁTOMO


1. Hoje o átomo é o gigante de nossa época.

a) Um gigante bem pequeno por certo. 

b) Tão pequeno que cabem milhões deles na ponta de um alfinete. 

c) Tão pequeno que se pudéssemos aumentar uma gota de Água ao tamanho do mundo, cada átomo teria o tamanho de uma laranja.

2. E o homem abriu este pequeno átomo e dele extraiu uma força que revolucionou o mundo. 

3. A história das armas termonucleares é bem recente.

a) A radioatividade foi descoberta por H. Becquerel, em 1896. 

b) Estudada par Pedro e Maria Curie, E. Rutheford e outros, descobrindo as leis gerais da estrutura atômica. 

c) Em1940, ao menos teoricamente, o átomo poderia ser partido e era possível realizar algum tipo de fissão atômica. 

d) Os EE.UU. entram na guerra e o presidente Roosevelt autorizou o "Projeto Manhattan". 

e) No dia 2 de dezembro de 1942, às 2:25 horas da tarde, na Universidade de Chicago, o cientista Jorge Weil retirou a vara de controle cádmioprateada de uma pilha de urânio e grafite e pela primeira vez na história foi posta em liberdade a energia do átomo.

Um sorriso iluminou o rosto dos 42 homens da ciência presentes, que prorromperam em aplausos em honra de Enrique Fermi, cientista ganhador do primeiro prêmio Nobel, a quem se devia, principalmente, o êxito da experiência.

f) No dia 6 de agosto de 1945. Explode a primeira bomba atômica exterminando a cidade de Hiroshima. 

g) No dia 9 de agosto de 1945. Cai sobre Nagasaki a segunda bomba atômica, e o Japão decide entregar-se. Terminou a segunda guerra mundial, mas começou a perigosa era atômica.


4. As perspectivas desde então até agora não têm sido demasiadamente tranqüilizantes, pois embora o Átomo tenha sido utilizado eu muitas tarefas benéficas e pacíficas, as armas se aperfeiçoaram perigosamente.

a) As bombas de hidrogênio e de cobalto puseram quase no plano de brinquedos as de Hiroshima e Nagasaki. 

b) Agora seu poder destrutivo é medido eu Megatones. Um Megatão eqüivale a um milhão de toneladas de TNT. 

c) Deveriam ser motivo de reflexão as palavras ditas há vários anos atrás, pelo professor austríaco Dr. Hans Thirring, que descobriu o princípio da bomba de hidrogênio: 

"A bomba de hidrogênio deve ser chamada apropriadamente, a 'bomba do fim do mundo', porque uma só bomba grande, encaixada em cobalto, poderia por fim em todo ser vivente. ... a explosão de uma bomba tal irradiaria morte e destruição sabre milhares de quilômetros quadrados; mas a ação radioativa desprendida seria suficiente para matar todas as vidas orgânicas neste mundo. Sim, aves, bestas, peixes, plantas e a raça humana em sua totalidade. Não há resposta. Não pode haver. Isto é uma possibilidade matemática e física. Naturalmente, é demasiado tarde para parar o desenvolvimento desta ou qualquer outra arma atômica." (citado por Walter Schubert, La Voz de la Juventud, p. 180) 

5. Faz alguns anos, um psiquiatra canadense, Dr. Brook Chisholm, que fora o diretor geral da organização sanitária Mundial, declarou: "Poderia exterminar o gênero humano com somente 7 onças de um agente biológico conhecido" e declarou que esta substância terminaria com a vida do planeta em 6 horas. (El Desenlace del Drama Mundial p...).

6. Por outro lado considerar-se-ia que os EE.UU. teriam um estoque de armas suficientemente grande para destruir a Rússia 25 vezes. E sem dúvida, a Rússia não está muito longe para tanto.

a) Um passo errado poderia escrever a página final da história do mundo. 

b) Poderia trazer a meia noite da destruição.

7. Em meio de tantas idéias, reais e trágicas ao mesmo tempo, torna-se divertido o que um leitor escreveu em um dos diários soviéticos perguntando que atitude devia tomar no caso de que uma bomba atômica caísse em Moscou. Responderam-lhe explicando que se despisse e, envolvendo-se em um lençol, fosse caminhando devagar até o cemitério mais próximo. Outro leitor perguntou o que significava isso, ir andando devagar, e a resposta foi genial: "Para evitar o pânico".


II. ESTE  SERIA  O  TEMPO


1. Ao fazer um balanço das conseqüências que teria uma guerra com as armas termonucleares, com as quais o ser humano conta na atualidade, é evidente que estamos na época em que se poderia desatar a guerra mundial predita em Apocalipse. 

2. Outra profecia do mesmo limo nos amplia o panorama. Apocalipse 11:18. 

a) O Senhor viria numa época de ódio e tensões internacionais (como agora). 

b) Uma época na qual o homem estaria em condições de destruir a Terra (como agora). 

c) E aparentemente se lançaria a essa guerra fatídica e final, mas o Senhor a interromperia. Essa idéia se desprenderia da frase: "E de destruir os que destroem a Terra." 

3. Tal como descreve S. Pedro as cenas da segunda vinda de crista. 2 S. Pedro 3:10-12. 


III. O  FREIO


1. Voltemos outra vez à passagem bíblica inicial. Apocalipse 7:1-3.

a) Ali menciona sobre anjos detendo as ventos dessa guerra final. 

b) A intervenção de outro anjo que pede aos anteriores que não permitam que se solte ainda essa guerra, sugere a idéia de que em algum momento se houvesse soltado, mas que se reteria ou retardaria o processo. 

c) A passagem bíblica permite entender que não se reteriam esses ventos da guerra final indefinidamente, mas seriam retidos "até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus".

2. Uma breve análise da história dos últimos anos poderia sugerir-nos que várias vezes têm-se retido esses ventos. 

a) Se uma pessoa compara as causas pelas quais se desataram as duas primeiras guerras mundiais, poderia pensar que depois disso houve problemas piores, que poderiam haver rompido esta última guerra; que mais de uma vez as nuvens ficaram muito negras e as ameaças definidas. 

b) Pensemos em um só caso (outubro de 1962), a confrontação Kennedy-Kruschev pelos barcos russos que se encontravam em viagem para Cuba, com projéteis nucleares a bordo e barcos de guerra norte-americanos e aviões avançando rapidamente para interceptá-los.

Se o bloqueio falhasse, Kennedy havia decidido que ordenaria invadir cuba com 250.000 soldados. E ambas as frotas enfrentaram-se, e de súbito, cada um voltou para sua casa, enquanto o mundo recobrava outra vez os ânimos.

c) E assim poderíamos citar muitas outras crises. 

(1) Claro, poderíamos dizer que, pelo medo, não o farão. 

(2) O medo também descontrola....

3. Mas não podemos ignorar que, como se afirma, um erro pode causar a guerra nuclear. E não somente uma vez. 

a) Em 1961 líamos nos diários que o ex-senador australiano Thomas Morrow indicou que nesse ano os EE.UU. quase destruíram o mundo. 

Disse que "a rede automática de alarme contra ataques de foguetes na zona de Nova Iorque registrou erroneamente um sinal de que a Rússia havia disparado um foguete nuclear até os Estados Unidos." 

"Morrow disse que, felizmente, um canadense que estava encarregado dos controles nesse momento e que o mesmo tendo dúvidas de que se tratava de um foguete, não havia apertado o botão para enviar um foguete semelhante para a Rússia, como eram suas instruções. 

"Essa dúvida – disse Morrow –, salvou o mundo, porque a erro poderia haver provocado um ataque dos Estados Unidos com a Rússia, que esta naturalmente haveria respondido." 

"Morrow disse que o alarme falso foi provocado por um sinal que rebateu na lua." (Los Andes, Mendoza, 10-5-61) 

b) Não sabemos quantas vezes isso aconteceu, mas sabemos que entre a última parte de 1979 e a primeira de 1980, no lapso de sete semanas, acorreu três vezes mais. (E duas numa semana.) 

(1) Uma em novembro de 1979. Outra no dia 3 de junho de 1980. 

(2) "O alerta de novembro que durou seis minutos, foi causado quando um computador enviou acidentalmente a várias bases da rede de comunicações da defesa estadunidense, uma fita gravada usada para exercícios contendo uma imitação de ataque das armas soviéticas. Depois o interceptor de aviões de reação dos Estados Unidos e do Canadá suspendeu a operação." (Clarín, B. Aires, 18/6/80.) 

(3) "Os dois alertas nucleares dados pelo computador na terça e sexta-feira (3 e 6 de junho de 1980) foram a segunda e terceira vez em 7 meses, que o mau funcionamento do aparelho alojado no Comando de Defesa Aérea da América do Norte (NORAD), de colorado Springs, estado do Colorado, anunciou um lançamento de projéteis. "Em ambas oportunidades, o mesmo computador acendeu os dispositivos nos tabuleiros do Departamento de Defesa, a sede do SAC em Omaha, Nebraska, e na sala de assentamento da casa Branca, com a informação de que se dirigiam aos Estados Unidos, projéteis de balas intercontinentais lançados de submarinos..." (Clarín, Buenos Aires, 9-6-80.) 

(4) "... os planos de emergência colocaram-se em marcha, e que de um avião "747" especial ficou disposto para decolar da base aérea de Andrews, com o maior dirigente da nação a bordo...

"Paralelamente, cem bombardeiros B-52 do comando Estratégico do Ar, armados com balas atômicas, chegaram a colocar seus motores em marcha, prontos para responder ao presumido ataque soviético." (Clarín, B. Aires, 14-6-80.)

(5) Naturalmente, houve expressões fortes em diversas partes do mundo: 

- "Em Londres, parlamentares britânicos pediram hoje uma reunião de emergência na câmara dos comuns para a raiz do erro de computação no comando estratégico aéreo dos Estados Unidos, que conforme disseram, "colocou a humanidade no umbral de uma extinção nuclear". (Clarín, B. Aires, 9/6/80.) 

- A agência TASS disse que essas "falhas" eletrônicas do Pentágono não têm justificativas, podem causar um preço demasiado alto para os povos do mundo." (Ibid.) 

- O General (engenheiro) Víctor Staroduboy declarou em Moscou (segundo um despacho de TASS) que a Rússia "não pode ignorar a colocação em estado de alerta dos meios nucleares estratégicos norte-americanos, embora os propósitos reais de tais ações, sejam ignorados." "Que levam o mundo a um limite extraordinariamente perigoso."

4. Naturalmente que cada um terá sua própria interpretação destes fatos, mas uma pessoa poderia pensar muito bem, que uma vez mais os ventos estiveram a ponto de se desatarem, e o Senhor voltou a retê-los para que alguns sinceros mais, que ainda não houvessem recebido o selo de Deus em suas testas, tenham ainda a oportunidade de recebê-lo.


CONCLUSÃO 


1. Evidentemente, tudo está preparado. Apocalipse 11:18.  

2. As coisas já não ocorreram porque têm sido detidas par intervenção de Deus. 

3. Mas essa detenção não operará indefinidamente.

Há um "até"... Apocalipse 7:3. 

4. Não lhe parece que seria importante saber qual é esse selo de Deus? Esse será nosso próximo tema. 



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- Índice de Temas AQUI