34 O SEXTO SELO E O TEMPO DO FIM

sexto selo apocalipse 34


INTRODUÇÃO: 


1. Vimos que os selos do Apocalipse poderiam representar as diversas etapas da igreja desde sua fundação até a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.


a) É como se cada selo fosse um livro. 


b) Cada livro ou selo estaria dedicado a uma etapa. 


c) Somente que, em vez de ser escrito como história, foi apresentado como profecia (escrito antes de que ocorressem os sucessos). 


2. 

31      100             313           538         1517


3. O 6.º selo representa o tempo do fim. 


a) Podemos dizer, é o 6.º livro nas profecias relativas à igreja; 

b) As últimas páginas, podemos dizer assim, já mostram a aparição do Senhor nas nuvens do céu, com poder e grande glória.


I. COMO  E  QUANDO  COMEÇARIA  O  6.º SELO


(Nota: Costumo escrever em coluna, numa folha longa de papel madeira, os sinais da segunda vinda de cristo. Algumas ainda não foram dadas, além de todas as que foram estudadas até aqui. Serve de recapitulação e ao mesmo tempo de acumulação de informações para ajudar a captar mais claramente a iminência do regresso do Senhor. Enrolo a tira de papel madeira (como um livro antigo) e vou desenrolando-a aos poucos à medida que comento ou recapitulo os sinais. As coisas estão dispostas para que ao abri-lo em sua primeira parte apareçam escritos os sinais. Apocalipse 6:12-13. 

Em várias partes, talvez você deseje ilustrar alguns sinais com diapositivos o que o ajudará bastante. 

Um pouco mais abaixo vai a lista de sinais que utilizei em minha última campanha. Você pode confeccionar a sua, ou utilizar esta, total ou parcialmente.) 

O tempo do fim começa com quatro sucessos chamativos em ordem: Apocalipse 6:12-13. 

a) Grande terremoto. 

b) Escurecimento do sol. 

c) Escurecimento da lua. 

d) Chuva de estrelas.

Diríamos: Quando leu as primeiras páginas do livro que descreve a última etapa, viu que... (e ali se enumeram estes 4 sucessos)

1. O grande terremoto:

a) Foi identificado por muitos teólogos como o grande terremoto de Lisboa, de 1-11-1780. 

2. O escurecimento do sol:

a) Ocorreu em 19 de maio de 1780. 

b) (Nota: Ao final deste tema aparece uma duplicação do artigo publicada no Diário Clarín de Buenos Aires, de 19-5-1980, enviado pelo Pastor Isaías Gullón.) 

Utilize esse artigo ao explicar esta parte.

c) (Se tiver diapositivos, utilize-as aqui e também para o restante.) 

3. Escurecimento da lua:

a) Na mesma noite do escurecimento do sol: 19/05/1780.

4. A chuva de estrelas:

a) Em 13 de novembro de 1833. 

b) "Provavelmente a chuva meteórica mais admirável dentre todas já observadas foi a que ocorreu na noite de 13 de novembro de 1833" (Carlos Ayún, Manual de Astronomia) 

c) Nesta ocasião, caíram as estrelas como flocos de neve. O mais importante da observação realizada, é que todas pareciam vir da mesma região dos céus, ou seja, a constelação do Leão." - (Nueva Enciclopedia Internacional, tomo 15, página 495.) 

d) Esses quatro episódios deram abertura ao tempo do fim, o qual culminará com a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 


II. QUE  OUTRAS  COISAS  ACONTECERÃO  NO  TEMPO  DO  FIM?

(NOTA: Ao ir desdobrando o rolo pode comentar e/ou recapitular os sinais. A seguir aparecem):


1. A lista de sinais, na disposição e ordem que utilizei na última campanha. 

2. Algumas ilustrações que poderiam ser úteis para intercalar em alguns pontos. 

3. Alguns versículos que podem ser utilizados com o gráfico.

UNIFORMISMO 

ESCARNECEDORES 

FALSOS MILAGRES 

FALSOS CRISTOS 

POTÊNCIAS CÉUS ABALADOS 

ANGÚSTIA 

HIPOCRISIA 

ESQUECIMENTO DE DEUS 

AMANTES DOS PRAZERES 

PREOCUPAÇOES 

TEMERIDADE 

INIMIGOS DO BEM 

IMPLACÁVEIS 

DISSOLUÇÃO 

CALÚNIAS 

CRUELDADE 

DESAFETO 

IRRELIGIOSIDADE 

INGRATIDÃO 

REBELDES, FILHOS 

DIFAMAÇÕES 

SOBERBA 

FANFARRICE 

AVARE2A 

EGOCENTRISMO 

TEMPOS PERIGOSOS 

DIVÓRCIOS 

ALCOOLISMO 

GLUTONARIA 

PESTES 

TERREMOTOS 

FOMES 

LUTA PELO PÃO 

CHUVA DE ESTRELAS 

ESCURECIMENTO DA LUA 

ESCURECIMENTO DO SOL 

GRANDE TERREMOTO 

SELAMENTO 

PERSEGUIÇAO "CHUVA SERÔDIA" 

UNIÃO DE IGREJAS 

"NÃO SE UNIRÃO" 

"PEQUENO CHIFRE" 

APOSTASIA 

AUMENTO DA MALDADE 

GUERRAS MUNDIAIS 

CORRIDA ARMAMENTISTA 

"PAZ E SEGURANÇA" 

PREGAÇÃO DO EVANGELHO 

GUARDA DOS MANDAMENTOS 

FALTA DE FÉ 


ALGUNS  VERSÍCULOS  ÚTEIS 

Apocalipse 6:12, 13 

S. Mateus 24:37, 39 

2 Timóteo 3:1-6 

2 Pedro 3:3,4 

S. Lucas 18:8 

Apocalipse 14:12 

S. Mateus 24:14


ALGUMAS  ILUSTRAÇÕES  ÚTEIS 

1. Guerras e rumores de guerras. 

"Parecia que estávamos marchando, arrastados por uma corrente firme contra a nossa própria vontade, contra a vontade de todas as raças, povos e toda classe social, para uma horrível catástrofe. Todo o mundo desejaria deter este curso de ação, mas não sabe como fazê-lo" Winston Churchill. 


2. Angústia das Nações. 

"Milhares e milhares de pacientes sofrem conflitos emotivos porque não podem ajustar-se satisfatoriamente ao mundo que os rodela. constituem entre 60 e 75% dos que recorrem aos consultórios médicos para escutar o diagnóstico: 

"Você fisicamente não tem nada. Tudo é questão de nervos." (El Cristiano y la Tensión Nerviosa, de Little, p. 8.) 

3. Sadismo 

"Encontraram numa caixa no deserto da Califórnia, uma criança presa fazia 2 meses, como castigo, desnutrida, e cheia de moscas." "Blithe, Califórnia (UP) – O menino de 6 anos, Anthony Paul Gibbons, passou quase dois meses preso dentro de uma caixa de madeira no deserto, aparentemente como castigo por haver iniciado um incêndio em um rancho, segundo informações do escritório do delegado. Oito pessoas foram detidas em relação com o caso, acusadas de haver causado dor física e angústia mental a Anthony, o que de acordo com o delegado, vivia no rancho em companhia de suas duas irmãs, de 11 e 7 anos, respectivamente. Os pais das crianças, James Herbert Gibbons e sua esposa, residentes em Los Angeles, estão separados. 

Dois homens encontraram o menino dentro da caixa, no sábado passado. Os homens que iam ao rancho comprar cavalos, viram a caixa no deserto e decidiram abri-la, encontrando Anthony sentado sobre um catre. "Dentro da grande caixa, além do catre havia um balde, um cobertor e milhares de moscas" disse um dos homens. 

Segundo o informante havia indícios segundo os quais Anthony pôde haver estado dentro da caixa desde o dia l.º de junho – 56 dias – . O incêndio pelo qual presumivelmente o castigaram ocorreu no dia 20 de maio. Hoje foi informado que Anthony está em bom estado físico num lar de crianças em Indio (Califórnia), depois de haver sido tratado contra a desnutrição e da desidratação. A criança foi considerada como um menino inteligente, os 8 detidos, 6 homens e duas mulheres, de idades entre 20 e 30 anos, são de Los Angeles. (La Razón, 20/7/69.) 


4. Tempos Perigosos 

Roubo por telefone. 

Nova Iorque (EFE). Um roubo audaz foi cometido na localidade de Salem, em Oregon. O curioso "assalto" de que foi objeto uma sucursal do Banco Comercial de Salem, cometeu-se por telefone. Os funcionários do banco receberam uma chamada telefônica. Através do fio uma voz lhes informou que os mantinha cobertos com um potencial fuzil dotado de mira telescópica. Pediu-lhes que colocassem o dinheiro disponível em uma bolsa de papel e que a deixassem junto a uma cabine telefônica próxima. Assim o fizeram os funcionários que depositaram a bolsa com um total de 14.000 dólares. Avisaram mais tarde à polícia, mas a bolsa havia desaparecido e ninguém pôde ver alguma pessoa se aproximar da cabine telefônica para recolher o dinheiro. (La Razón, 1/7/67.) 


5. América Latina também tem problemas. 

Dos 12.200 presos que tem o Peru, alojados em 149 penitenciárias, a maioria está reclusa por delitos contra a propriedade ou contra a moral. 

Lima (UP) – No Peru há uma população penal de 12.200 pessoas, distribuídas em149 centros de reclusão, segundo os primeiros resultados do censo carcerário que se realizou em todo o país. Em Lima há 4.000 presos, dos quais 1.800 estão na penitenciária da ilha "El Frontón" frente ao porto da Callao. 

Os demais estão distribuídos no centro de inculpáveis do sexta quartel no cárcere do Palácio da Justiça e no moderno centro de inculpáveis de Lurigancho. Tem-se estabelecida que a maioria dos presos estão julgados ou sentenciados por delitos contra o patrimônio e em segundo lugar por atentados contra a honra. A finalidade do censo é estabelecer as fichas jurídicas dos inculpáveis as condições dos locais e dos bens patrimoniais. (La Razón, 21/6/67.) 


6. O que há que vir! 

"Uma falsa doutora convenceu a uma jovem mulher de que estava enfeitiçada e que todos os seus objetos de valor – jóias, dinheiro e roupas – eram invejadas e portanto deveria entregá-los. A crédula deu à curandeira, ademais, 70.000 pesos em efetivo. A polícia descobriu que outras duas mulheres haviam sido enganadas com o mesmo truque e que a mão santa se fazia passar par filósofa e dava aulas de cultura geral a 1.200 pesos por aluna! ... Os detalhes: 

- A jovem senhora Noemí Fernandes de Iapichino, de 30 anos de idade, havia sido operada por uma enfermidade na região dorsal. Como não melhorava foi visitar a "doutora" Maria Angélica Cano de Tufro, Argentina, de 59 anos, viúva, domiciliada em Sarmento 2009. 

Esta com uma habilidade de palavreado surpreendente convenceu a sua "paciente" de que estava "enfeitiçada". Assim a diagnosticou depois de ler-lhe as cartas. E advertiu-a de que todos os seus objetos de valor, jóias, roupas, etc. estavam "invejadas", motivo pelo qual os devia entregar imediatamente. A cândida senhora acedeu ao requerimento, entregando-lhe além disso, 70 mil pesos em dinheiro. 

As autoridades da 5a. comissária tomaram conhecimento do fato e procederam à detenção da "doutora". Logo se estabeleceu que também havia enganado a Maria Celeste Bassi de Almirón, de 45 anos e Ana Maria Riarte, de 29, as quais também foram despojadas de numerosos enfeites de valor. A esta última havia receitado uma gota para curar seu nervosismo. A acusada se fazia passar também por "doutora" em filosofia e recebia 1.200 pesos por cada aluna para a qual compartia "cultura Geral." (La Razón, 20/12/66) 


7. Alguns  Testemunhos 

Antes de morrer, o ex-presidente Kennedy disse: 

"O espaço é um grande mar; precisamos viajar sobre este mar ou estamos perdidos". 

O grande cientista Werner Von Braun disse: "Alguns acham que a Terra é um lugar perigoso que não oferece os perigos do espaço. Esta terra está cheia de tempestades, ventos, terremotos e maremotos, está cheia de pessoas perigosas armadas com armas termonucleares."


III. A  QUE  ALTURA  ESTAMOS  DO  TEMPO  DO  FIM?

(Nota: Até então já deverá ter desenrolado e comentado todo o rolo.)


1. (NOTA: Faça uma leitura de sinal par sinal, indicando que já se cumpriu.) 


CONCLUSÃO 


1. É algo parecido ao que ocorre com a gravidez:

a) É um processo que tem seu tempo. 

b) A princípio só o sabem ele e ela. 

c) Depois o médico, a mamãe e alguma amiga íntima. 

d) Depois, alguma comadre curiosa e os adolescentes do bairro os quais estão pendentes de cada alteração que possa ser notícia sobre o assunto. 

e) Finalmente, quando as coisas tomam mais volume, qualquer pessoa pode percebê-lo. 

f) Contudo, o dia exato ninguém o sabe.

Nem os pais, até que surpreendentemente chegam as dores e, a nova vida...

2. Isso é o que diz S. Paulo. I Tessalonicenses 5:1-3.

a) As coisas já têm tomado volume suficiente para que entendamos que, embora não saibamos o dia nem a hora, estamos na época. 

3. Apelo para preparar-se. 



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- Índice de Temas AQUI