Sermão 16 - Cônjuges românticos e felizes

conjuges romanticos sermao

Ao criar a união conjugal, o Senhor Deus deu a fórmula ideal para seu funcionamento; Fórmula esta composta de três partes distintas e sequentes. “Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Gen. 2:24. 


 1 - Deixar pai e mãe. 


 2 - Unir-se um ao outro. 


 3 - Tornar-se uma só carne. 


 I - Deixar pai e mãe. “Por isso deixa o homem pai e mãe”. O casamento envolve amadurecimento emocional, que chega mais tarde que o físico; amadurecimento este que nos leva a tomarmos nossas próprias decisões e arcando com as consequências delas. 


 Ao entrarem para o casamento, levaram consigo uma bagagem sólida de hábitos, estilo de vida, modo de tomar decisões, em resumo, do modo como foram criados. Por mais parecida que seja a bagagem dos dois , muitas coisas vão causar atrito. 


Até mesmo quando os dois vem de ambientes muito parecidos m, ao passarem a conviverem juntos na intimidade do casamento, perceberão quão forte é a tendência do repetir o modo de vida que tiveram de crescer. 


E este processo quase sempre é inconsciente. Se conflitos surgirem devido essas diferenças, lembrem-se as mesmas fazem parte do processo de crescimento de intimidade do casal, e vão exigir de vocês, cônjuges, um grau adequando de maturidade, pois se não forem enfrentados e trabalhados com carinho, cuidado, amor e coragem, poderão produzir amargura e fonte de conflito constante entre os dois. 


◼ Parem de vez enquanto para avaliarem o que trouxeram para o casamento, desde os pequeninos hábitos até os grandes, e arraigados conceitos, à luz das diferenças existentes entre vocês.


◼ Parem para avaliarem o que vocês aprenderam de seus pais; nós pais passamos para vocês aspectos positivos, mas infelizmente, passamos também aspectos negativos; colham o que existem de positivo, esqueçam os nossos fracassos. 


Montam uma terceira bagagem que seja comum a vocês dois, a bagagem de vossa vida familiar. E assim estarão verdadeiramente deixando pai e mãe. Este processo não se dá com tanta facilidade, tampouco ocorre de uma hora para outra. “Deixar” dá a ideia de caminhar, de mover-se em outra direção. 


 Lembrem-se que manter o equilíbrio entre a antiga e nova família, vocês com o casamento, cortaram os laços de dependência dos pais, mas não os laços emocionais. 


 II - Unir-se um ao outro “... e se une a sua mulher...” 


 Segundo Dwight Small o casamento é um milagre: “Pense bem no milagre que isto representa - duas pessoas que na verdade jamais viveram juntos, de repente se comprometeram a fazer exatamente isso, comprometendo-se a se devotarem um ao outro pelo resto das suas vidas...”. 


 1 - Em primeiro lugar é uma escolha de liberdade de nossa parte. 


◼ Está no propósito de Deus a união - Casamento. 


◼ É uma união para as horas difíceis, dolorosas, deprimentes e amargas também. Não é só para os momentos de total felicidade e alegria. 


◼ Por isso vocês precisam entender, aceitar, perdoar, ajudar e colaborar um ao outro. 


 2 - Em segundo lugar, é uma questão de compromisso. 


◼ Casamento é um empenho de vontade e não só de sentimentos - viver com a outra pessoa no relacionamento conjugal.


◼ Isto envolve amor em ação, disposição para amar: 


 A - Aceitar a outra pessoa como ela possa ser. 


 B - Crer que ela é valiosa. 


 C - Importar-se com ela, principalmente quando ela estiver magoada. 


 D - Desejar somente o melhor para ela. 


 E - Apagar todas as ofensas. 


 Não se esqueçam, que se vocês não estiverem sempre dispostos a amar desta maneira, a atração física, os sonhos de que foram feitos um para o outro, o sentimento romântico, que tanto se irrompeu súbita e vigorosamente, colorindo o olhar de vocês poderão perecer e morrer. 


 Portanto, sempre procedam com amor, não apenas quando estiverem inclinados a fazê-lo, mas mesmo não estando, lembremse do compromisso de amor hoje assumido. 


III - Tornar-se uma só carne. “... tornando-se os dois uma só carne...”. 


Ao criar a raça humana como homem e mulher, Deus foi o criador da sexualidade, proporcionando as suas criaturas a experiência de uma união profunda e singular, para a felicidade e propagação da espécie humana. 


 Deus sabia da força que nos concedia, por isso dentro do casamento, o relacionamento íntimo torna-se um compromisso de fidelidade e dedicação de toda uma vida; um relacionamento santo, puro, bom e belo. “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula”. Heb. 13:4. 


 Deus nos faz diferente para um completar o outro, até mesmo na vida íntima.


IV - Dicas de uma comunicação positiva. 


1 - Comunicação conjugal é sempre uma mão de duas vias. Fale com seu cônjuge, mas ouça-o também. Deem atenção, inclusive com olhos e expressão facial. 


2 - Tenham um tempo certo para se comunicarem. O diálogo deve ser constante, expondo o que pensam, sentem, veem e entendem. 


3 - Falem a verdade, mas falem com amor. No altar vocês aqui expressam o sincero desejo de amarem mutuamente, amor envolve sinceridade, tato e sabedoria ao falar. 


4 - Não respondam com raiva. 


5 - Evite aborrecer um ao outro. 


6 - Não culpem ou critiquem o seu cônjuge. 


7 - Estejam sempre dispostos a dizer três coisas. 


 A - Eu estava errado (a). 


 B - Por favor, me perdoe. 


 C - Eu amo você. Por que tudo isso? 


Porque o amor não é apenas uma coisa que simplesmente acontece; antes deve ser cultivado, para que possa desenvolver-se ainda mais, isto é amar incondicionalmente. E este tipo de amor requer energia e esforço. 


Envolve cuidar da outra pessoa, tanto quanto cuidamos de nós mesmos. O amor conjugal requer a capacidade de nos pormos no lugar de nosso companheiro ou companheira e compreender que as diferenças que nos dividem, são as diferenças próprias de duas personalidades ímpares, e não traições contra as esperanças e sonhos.


V - Procurem desenvolver um relacionamento amoroso. Mas o que é um relacionamento amoroso? “Um relacionamento amoroso é uma sociedade escolhida. 


 “É amar a alguém quando a própria imperfeição é vista como uma possibilidade, e, portanto, uma coisa bela, onde a descoberta, a luta e a aceitação servem de base de um crescimento e de admissão contínuas”. 


 “Um relacionamento amoroso é aquele em que dois indivíduos confiam um no outro o bastante para se tornarem vulneráveis, certo de que a outra pessoa não tirará proveito disso”. “Um relacionamento amoroso é aquele em que uma pessoa pode franquear-se e ser honesto com outra, sem o temor de ser julgada. 


Tal pessoa sente-se segura, na convicção de que a outra é a sua melhor amiga, e de que sem importar o que venha a suceder, cada um deles se porá ao lado do outro”. “Um relacionamento amoroso é aquele que oferece conforto na presença silenciosa do outro com quem sabe, mediante a linguagem falada e a linguagem de corpo, que com ela compartilha de confiança, honestidade, admiração, devoção e aquela vibração de felicidade de estarem juntos”. 


 “Um relacionamento amoroso é uma troca não exigente de afeto e interesse pessoais, arraigada na total honestidade e contínua comunicação, sem qualquer exploração”. 


 “Um relacionamento amoroso é aquele em que a pessoa amada é livre para ser ela mesma - rir comigo, mas nunca de mim, chorar comigo, mas nunca por minha causa; amar a vida, amar a si mesma e gostar de ser amada. Tal relacionamento está estribado sobre a liberdade e jamais pode mudar em um coração invejoso”.


“Um relacionamento amoroso é aquele em que cada qual vê o ser amado não como uma extensão de si mesmo, mas como indivíduo belo , ímpar, que vai sempre evoluindo - uma situação em que as duas pessoas podem sempre contribuir com seu “eu” especial para o outro, uma fusão de personalidades sem que tenham perda da própria identidade”. 


 Enfim, para vocês se amarem, vocês devem estar dispostos a ser magoados, rejeitados ou sentir-se desanimado. Porque amar significa: 


◼ Querer o melhor para seu companheiro, vendo-o sempre como um amigo. 


◼ Amar importa em sentir, encorajar e apoiar os sonhos um do outro. 


◼ Finalmente, amar significa conferir segurança quando seu cônjuge precisa de segurança, e ceder espaço quando ele precisa de espaço. “... Que o vosso amor aumente mais e mais...”. Filip. 1:9. 


 Para que esta venha ser a grande realidade na vida e no lar de vocês, vocês necessitam convidar o Grande Deus de amor, para estar presente na vida e no lar de vocês. 


Pois o mesmo Deus que deu início a o seu ministério, realizando um milagre em casamento, deseja estar presente na vida conjugal de vocês, para que a cada momento Ele possa realizar o milagre do amor, da união, da felicidade conjugal. Convide-o e Cristo lhes fará verdadeiramente felizes. 


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas