51 Que quer dizer as palavras Anátema e Maranata?

anatema maranata biblia


Consultoria Bíblica 


- Veja aqui o índice completo das perguntas



51 - O que quer dizer as palavras Anátema e Maranata?


A septuaginta, traduz a palavra anátema por maldição, algo que envolva destruição total. Paulo uma vez  deu a entender que Jesus foi  chamado de anátema pelos que não estavam com o Espírito de Deus. ( I Cor. 12:3).


A palavra Maranata não é uma palavra gregra nem hebraica, pois vem do aramaico. Não têm uma tradução direta, própria. Provavelmente pode ser traduzida “Maran thâ” = Nosso Senhor vem. 


Aparece uma única vez na Bíblia num verso que também aparece a palavra Anátema, o texto está assim de I Cor. 16:22: “ Se alguém que não ama ao Senhor seja anátema. Maranatha!”


Poderia ser assim traduzido: Se alguém não ama ao Senhor, seja amaldiçoado. O senhor vem. O porque Paulo usa esta única vez esta palavra no final desta carta, pode ser entendido como uma expressão comum de cumprimento entre um certo grupo de cristãos da época.


A palavra Maranata é um termo especial para nós cristãos que podemos usá-la tranqüilamente ainda hoje. 


Nossa maior esperança é a segunda vinda de Jesus, e o significado de Maranata = O Senhor vem, é uma realidade para os dias de hoje. Portanto amigo leitor, podemos pronunciar com alegria:


MARANATA. O SENHOR VEM!


* *