48 O que quer dizer: Basã, Gerizim, Seol, Sinagoga e Circuncisão?

circuncisão biblia


Consultoria Bíblica 


- Veja aqui o índice completo das perguntas



48 - O que quer dizer: a) Basã, b) Gerizim, c) Seol, d) Sinagoga, e) Circuncisão? E como morreram os discípulos?


I - Vamos explicar o que significam estas palavras:


a) Basã: é o nome de uma região que ficava ao leste do Jordão. Atualmente é chamada de Nuqra. Fazia para das terras que Davi e Salomão dominavam. I Reis 4:13


b) Gerizim: é uma montanha que fica a 3 km a noroeste de Siquém. Tem sido chamado de monte da Bênção, porque ali Moisés fez um pronunciamento das Bênçãos de Deus para o povo de Israel. 


O monte Gerizim, ficava próximo ao monte Ebal, que permitia uma acústica ideal para Moisés falar a todo o povo. Enquanto o monte Gerizim era sinônimo de bênçãos para o povo, o monte Ebal representava o local de onde seriam pronunciadas as maldições para o povo errante.


c) Seol: a derivação desta palavra hebraica, é incerta. Duas teorias tem sido colocadas: primeiro, seol significaria interrogar, perguntar; e segundo, seol significaria o oco ou lugar mais profundo. 


No Velho Testamento, Seol significa “lugar dos mortos.” A palavra Seol, aparece em outros textos Bíblicos com outros sentidos, mas primariamente, significa lugar dos mortos.


d) Sinagoga: era um santuário em miniatura, para substituir o Templo. Era uma igreja. Não havia altar; e a oração e a leitura do torah, tomavam o lugar do sacrifício. 


Interessante, é que a sinagoga tinha também uma função social, pois era um ponto de reunião onde o povo podia congregar-se sempre que fosse necessário aconselhar-se sobre negócios da comunidade. 


A importância da sinagoga e sua função, é enfatizada no Livro de Atos. Jesus tinha o hábito de ir a sinagoga aos sábados, segundo relata o evangelho de Lucas 4:16. O Novo Dicionário da Bíblia, faz uma referência que em Jerusalém devia haver 394 sinagogas quanto Tito  a destruiu no ano 70 de nossa era. 


Hoje, a Igreja, o Templo de culto, adoração e louvou, têm a mesma função que a Sinagoga, pois é a casa de Deus, é o local onde cultuamos com outros, ao nosso Criador e Salvador. 


Alguns acham que não é necessário ir a Igreja, mas Jesus deu o exemplo, e Ele ia a Igreja, (Sinagoga) não esporadicamente, mas sim, por hábito, ou seja, fazia parte de sua vida, dedicar tempo no Templo. 


Pode um cristão permanecer fiel sem ir a Igreja? Para responder esta pergunta, lembro-me de duas ilustrações: Uma brasa longe do fogo, o que acontece? ... apaga, mas junto das outras, ela se aquece e permanece acesa enquanto durar. 


Um cristão, junto de outros fiéis, certamente vai ampliar sua fé, pois sentirá o testemunho e o fervor de outros, que lhe serão um incentivo e vice-versa. Outra ilustração que recordo neste momento, é a de um graveto sozinho, ou vários gravetos agrupados. 


Um só é fácil ser quebrado, mas quando vários gravetos se unem, o esforço para quebrá-los deve ser maior, ficando até inquebrável. A união faz a força, estar congregando na igreja, com demais irmãos, é estar mais protegido e mais fortalecido. 


Por isto disse o Salmista: Alegrei-me quando me disseram, vamos a Casa do Senhor.” Salmos 122:1


e) Circuncisão: No capítulo dezessete de Gênesis, a circuncisão aparece primeiramente como algo espiritual, um sinal nacional da nação Israelita. Também era com um ato de consagração do homem a Deus. 


Vários textos Bíblicos apresentam reprovações aos homens incircuncisos, principalmente no Velho Testamento, pois no Novo Testamento, nem a circuncisão nem a incricucisão tem poder, mas sim a fé em Cristo, sendo que foi abolida esta necessidade da circuncisão, que era um ritual do Velho Testamento. 


Você pode conferir nas passagens seguintes: Gálatas 3:28 e 29, col.3:11, Rom 3:11, Efés. 2:8, Hebreus 8:6-13, etc. Mas afinal o que é a circuncisão? O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, assim define: Circuncisão, ato ou operação que consiste em cortar e retirar um excesso de prepúcio; postectomia.


Veja aqui - Como morreram os discípulos


MATIAS, o substituto de Judas, foi o primeiro a ser apedrejado e em seguida, decapitado. 


Outros seguidores e como foi o seu final:


ESTEVÃO morreu apedrejado.


MARCOS foi arrastado pela ruas de Alexandria, no Egito, até morrer.


BARNABÉ, também foi apedrejado. Conta-se que os judeus de Salamina zombavam dele enquanto sucumbia.


PAULO, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma, por ordem do tirano Nero. Talvez você esteja indagando: fizeram tanto por Cristo e receberam este tipo de recompensa? 


Respondo: Não, pois a morte não foi o fim da vida deles. A Bíblia esclarece que a morte é um sono, e não o final de tudo, pois Jesus irá ressuscitar a todos, e então sim, cada um terá a sua recompensa. 


E certamente, estes apóstolo de Jesus Cristo, juntamente com os salvos na Nova terra, irão se regozijar tanto com as maravilhas da Nova Jerusalém, que olharão para o passado, e ainda dirão: “Fizemos tão pouco para recebermos tanto.”


*