21 Será que Jesus teve medo da morte?

Jesus medo da morte
 



Consultoria Bíblica 


- Veja aqui o índice completo das perguntas



21 - São Mateus 26:39 diz que Jesus orava no getsemani e pediu ao Pai “se possível afaste de mim este cálice.” Será que Jesus teve medo da morte? O que quer dizer o texto?


O conflito entre Cristo e Satanás deve ser o referencial para entendermos este verso e o seu contexto. Cristo veio com a missão de salvar o homem que estava perdido. E Satanás sempre tentando destruir a Cristo e seu plano de salvação. 


Note, a perseguição que Satanás moveu contra o Salvador, começou com o seu nascimento em Belém, e após fracassar em sua tentativa de matar o bebê Jesus, o diabo usou de lisonja para fazer o menino pecar, quando tinha 12 anos ao discutir com os mestres, por ocasião da páscoa, já tinha ele acesso a pessoas que tinham muitas fraquezas e inclinações pecaminosas. 


Depois como adulto, quantas vezes, o inimigo armava armadilhas, dificuldades, chegando a tal ponto, de inclusive Jesus chorar por Jerusalém tentando vencê-lo. 


Nas tentações do deserto, Satanás tentou de novo através de manipulações mentais e enganosa astrícia, desviar o caráter de Cristo, para que não conseguisse a perfeição que o plano de redenção exigia.


O arqui inimigo, sabia que se Jesus morresse sem pecado, Jesus seria o vencedor, pois o homem teria acesso a salvação, e ele seria fracassado.


Devemos lembrar que Satanás era depois de Jesus, o melhor entre os anjos. Sua sabedoria e inteligência não podem ser subestimados. Por isto, após diversas tentativas sem êxito, inclusive a tríplice tentação no deserto, ele agora faz outra investida.


Tenta ele a Jesus, que sua morte não terá valor; e se ficasse vivo, faria muitos milagres, multidões seriam ajudadas ... Era novo ainda, e tinha um potencial para trazer alívio e alegria para muitas pessoas. Se morrer, o trabalho que só está no começo, morrerá também.


No Getsemâni, Satanás teve mais uma oportunidade para exercer suas astuciosas tentações. Procurava ele mostrar a absoluta falta lógica de Cristo morrer na cruz. 


Satanás sabia que esta era sua última hora, se Jesus passasse dali, o inimigo estaria derrotado para sempre. Instigava que se morresse, estaria para sempre separado do Pai. Satanás ainda instigou mais: “Tua nação te rejeita. 


Um dos teus mais chegados discípulos te trairá. Outro zeloso por ti te negará. O restante dos discípulos te abandonarão. Valerá a pena?”


Nessa hora de grande conflito para Cristo, experimentava o peso do pecado. Sempre andara em comunhão com o Pai. Os milagres, ele operava em harmonia com Deus o Pai. Nas madrugadas, orava e estava em comunhão com Deus o Pai. 


E agora, no Getsemâni, sente o peso do pecado de todo o mundo, e experimenta a separação de Deus o Pai. Paga ele um preço valiozíssimo para redimir o homem.


Imagine, separado de Deus o Pai, os discípulos dormindo, Satanás instigando que seu sacrifício será em vão, suando gotas de sangue, ele diz: “Pai, se possível afasta de mim este cálice.” 


Tal situação, só mesmo por um grande amor poderia ser suportada. Não é uma tarefa fácil, poder descrever a grande luta que ocorreu com Cristo naqueles instantes. Uma pálida idéia podemos ter ao imaginarmos aquilo que conseguimos do que lemos e ouvimos.


O pensamento de a morte trazer separação eterna de Deus o Pai, era uma das grandes armas do inimigo.


Satanás não desanima fácil. Mesmo na cruz, Jesus é tentado quando lhe dizem “Desce da cruz ... salvou a tantos e não pode salvar a si mesmo.” Se Jesus tivesse uma única falta, o plano da redenção fracassaria, e a raça humana estaria para sempre, nas posses do inimigo.


Graças ao amor de Deus o Pai, e o sacrifício de Seu filho, ao dizer Jesus: “Está consumado”. Concluiu ele, vitoriosamente Sua missão redentora. 


Através dele, qualquer homem ou mulher, pode obter a salvação e retornar ao Lindo Jardim que outrora Deus lhes havia dado. Mesmo os que viveram antes dele, mas por símbolos o aceitaram, tem a oportunidade de salvação.


Na morte de Cristo, ainda sim, Satanás procurou de alguma forma, não se sentir derrotado, mantendo o corpo de Jesus, como sendo sua propriedade. 


Mas pela Glória e Graça Divina, Ele ressuscitou, vencendo o inimigo, a morte, e voltando para Deus o Pai, onde hoje intercede por você e por mim, e prepara mansões eternas para os redimidos.


Este mesmo Jesus, voltará pela segunda vez, para buscar os que crerem Nele, seguirem os seus passos, dar ao ser humano, sua recompensa a cada um segundo as suas obras. E então destruirá o inimigo que já está derrotado. 


E então porá fim ao grande conflito entre Cristo e Satanás. E vivendo então num lugar de paz, felicidade, sem morte, sem dor, sem problemas, sem dívidas, sem mentiras, um novo céu e uma nova terra. Para sempre com Jesus e todos os remidos.


*