19 Que significa “Fogo Eterno” em Mateus 18:8?

fogo eterno biblia



Consultoria Bíblica 


- Veja aqui o índice completo das perguntas



19.A - O que significa “Fogo Eterno” relatado em São Mateus 18:8? Significa isto: que os ímpios ficaram eternamente sendo queimados?


As palavras “eterno, todo o sempre, e pelos séculos dos séculos”, não significam necessariamente que nunca terão fim.


Quando esta palavras são encontradas no Novo Testamento, vêm do grego “aion” que vêm do adjetivo “aionios” que ao traduzir-se seu significado, não representam algo que nunca terá fim. 


Exemplo: Sodoma e Gomorra sofreram a pena do fogo eterno (aionios) S. Judas 7, II Pedro 2:6. O fogo de Sodoma e Gomorra terminaram, assim como o fogo do juízo final, também terá fim.


No Velho Testamento, a palavra “olam” tem o mesmo sentido que o termo grego “aion”. Êxodo 21:1-6 (leia o texto). Após ler este texto, você vai verificar que o servo não fica escravo para sempre, pois é evidente que vai morrer, mas se subentende que enquanto viver, será sempre o escravo do seu senhor.


O termo grego “aion” e “aionios” tem o significado de algo eterno e para sempre, quando estão ligados a Deus ou algo que provêm de Deus. Conclui-se que o “fogo eterno” relatado no texto em questão, não será interminável, mas, produzirá efeitos de duração eterna.


Em Apocalipse 21, a Bíblia fala de um novo céu e uma nova terra; que não haverá mais morte, nem pranto, nem dor ... seria difícil que os salvos na eternidade iriam presenciar os ímpios se queimando por toda a eternidade ...


O fogo eterno, significa queimar os ímpios enquanto houver combustível, mas seus efeitos são de duração eterna.


19.B - O que significam as palavras de Jesus: “Se o teu olho escandalizar, arranca-o e atira para longe ... e se tua mão direita te faz tropeçar, é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo para o inferno.” São Mateus 5:28 e 29.


É preciso analisar o contexto. O povo judeu vivia muito baseado nos seus atos exteriores, e Cristo mostrava que o pecado já começa na mente, entra também pelos olhos, conforme sua palavras que quem olhasse para um mulher com pensamentos impuros, já adulterou com ela. 


Arrancar o olho, significa ir além da ação. É preciso controlar nossa vida antes do ato se consumar. Cristo está usando uma metáfora, não para pedir que mutilemos nosso corpo, mas para que controlemos o pensamento.


Arrancar o olho ou cortar a mão, são expressões para as pessoas guardarem-se do mal, a autonegação cristã e domínio próprio. Os olhos representam o desejo, e a mão a ação.


Em uma análise contextual de Mateus 5 e de toda a Bíblia, verificar-se-á que em nenhum momento Deus pede para sacrificar partes de nosso corpo para sermos salvos. 


A Bíblia tem harmonia em sua mensagem, e nada pode ser analisado fora de contexto. A mensagem da Bíblia é que Deus pede de nós obediência e não sacrifício. Veja os textos: I Sam. 15:22, Salmos 51:16 e 17, Isaías 1:11, Mateus 9:13, Hebreus 9:9.


Concluímos então, que seria ilógico termos atitudes de cortar ou tirar qualquer parte do corpo. Deus tem uma fonte de poder maior que este sacrifício, é o Seu poder, que o apóstolo Paulo diz: “Tudo posso Naquele que me fortalece”, Fil. 4:13. 


Portanto Deus nos ajuda a vencer as tentações, sem precisar de nos auto-mutilarmos. Ele demonstra, por toda a Bíblia, que ninguém precisou fazer isso, pois Ele tem mais de mil maneiras de ajudar os que o amam e guardam os seus sentimentos.


*