16 Disciplina dos filhos (Familia Feliz PDF)

educacao filhos
 

Segredos da Disciplina Eficaz. Encontrando a Chave Mestra 


Muito tempo atrás, um fiel sacerdote tinha dois filho que cresceram fazendo o que lhes agradava. Quando as pessoas contavam ao pai o mau comportamento dos filhos, ele gentilmente os repreendia e os filhos não lhe davam ouvidos. 


Embora Deus mandasse a esse pai indulgente uma mensagem severa, ele não fez mudanças significativas. Quais foram as conseqüências? No mesmo dia pai e filhos pereceram! (I Samuel 2, 3, 4).


Estilos de Paternidade


1.  Há diferentes estilos de paternidade. O sacerdote Eli era um pai permissivo, com muito amor e pouca disciplina. Qual foi a avaliação de Deus? 


I Samuel 3:12, 13: “Naquele dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado ... julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não _______________”.


Esse tipo de pais está tão preocupado de que os filhos desenvolvam um autoconceito saudável que “amam em demasia", sendo super-protetores e indulgentes. 


Uma vez que não estabelecem regras, a criança torna-se sua própria lei, fazendo o que lhe agrada! Essa criança desenvolve falta de domínio próprio e torna-se indulgente.


Em Provérbios 13:24 Deus tem um conselho aos pais permissivos: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina”.  Acesso: Vara.


2.  Alguns pais vão ao outro extremo. São rígidos na lei, na disciplina, mas têm pouco amor. São autoritários. I Samuel 14 dá-nos um exemplo.


Saul fez um juramento: Ninguém deveria comer antes que a batalha fosse ganha.


Seu filho vitorioso, Jônatas, desconhecendo o juramento provou um pouco de mel.


O pai declarou: “é certo que morrerás, Jônatas”.


Para esses pais, as regras são mais importantes do que os relacionamentos, e qualquer desvio dos rígidos padrões trazem terríveis conseqüências. 


Mas seu amor é invisível e não é expressado. Em vez de se sentir amada, a criança tem um senso de temor, é insegura e tem baixo-estima.


Qual é o conselho de Deus para os pais autoritários? Colossenses 3:21: “Pais, não _____________ vossos filhos, para que não fiquem desanimados”.



BAIXAR LICÃO


Baixe aqui a lição Nº 16 do Seminário Bíblico Família Feliz.



- Download


- Outras Lições AQUI