11 Como administrar o dinheiro (Familia Feliz)

familia administrar dinheiro
 

“Querido, Onde Está o Dinheiro?” Cinco Segredos da Administração do Dinheiro


Você sabia que 40% das histórias registradas que Jesus contou tratam de dinheiro? Em uma delas Ele falou de um certo homem que, antes de fazer uma viagem, confiou suas riquezas a seus mordomos. 


“A um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um”.


Quando ele voltou, o primeiro disse a seu senhor: “confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei”. “Muito bem, servo bom e fiel”, foi a resposta.


O segundo investidor disse: “Senhor, dois ta¬lentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei”, e recebeu a mesma felicitação.


“Senhor”, declarou o terceiro, “sabendo que és homem severo, ... receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu”.


Seu senhor respondeu: “Servo mau e negligente” (Mateus 25:15-26).


Como podemos ser bem-sucedidos na administração do dinheiro como o foram os dois primeiros servos?


Em primeiro lugar exploremos os vários planos para a administração do dinheiro com a família.


Planos Diferentes


1.  Algumas pessoas usam o plano onde um controla o dinheiro. Nesse plano apenas uma pessoa, normalmente o marido, que ganha o dinheiro, diz: “Eu comando! Este é o meu dinheiro e irei usá-lo como bem desejar. 


Não faça perguntas”. A esposa recebe uma parte do dinheiro mas não sabe quanto o marido ganha e como é gasto. E se ela ousa perguntar, “Querido, onde está o dinheiro?”, deve fugir para salvar sua vida.


Jesus condenou a atitude arrogante.


Em Mateus 20:25, 26 ele disse: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem ______________ sobre eles. _______ é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva”.


2.  Outras famílias usam o plano onde cada um controla o dinheiro. Aqui ambos trabalham e recebem o dinheiro. Cada um mantém seu dinheiro sobre a mira de uma arma gritando: “Eu controlo meu dinheiro! 


Fique longe dele! Se um pergunta: “Querido/a, onde está o dinheiro?" Começa a briga. Eles têm um acerto que identifica as despesas que serão pagas por cada um, mas além disso a atividade financeira é um segredo protegido.


Este também é um plano incompleto porque mina a filosofia fundamental do casamento. Em Mateus 19:6, Jesus expressou o princípio conjugal ao dizer: “De modo que já não são dois, porém uma só carne”. 


A filosofia básica afirma que duas vidas passam a ser uma. 


A união sexual deve ser um símbolo da unidade em todas as demais áreas da vida familiar – incluindo as finanças da família.



BAIXAR LICÃO


Baixe aqui a lição Nº 11 do Seminário Bíblico Família Feliz.



- Download


- Outras Lições AQUI