11 Homens Amaldiçoados na Bíblia

homens malditos da biblia

Veja aqui a lista dos homens que foram amaldiçoadas por sua conduta perversa na Bíblia.


1 CAIM


Por ter matado seu irmão Abel ele recebeu uma sentença da parte de Deus e se tornou fugitivo e errante na terra, contudo Deus poupou sua vida colocando nele um sinal para que ninguém o matasse. (Gn 4:11-15)


A impiedade desencadeada por Caim veio a encher a terra de violência e atrair o dilúvio. (Gn 6:1-6)


2 CANAÃ


O filho do segundo filho de Noé foi amaldiçoado possivelmente por seu pai ter visto a nudez de Noé, essa é uma expressão um tanto confusa da Bíblia. (Gn 9:25)


3 ACÃ


Foi apedrejado juntamente com sua família por ter furtado coisas condenadas na destruição de Jericó, ele pegou uma barra de ouro, prata e uma capa babilônica. (Jos 7:24,25)


4 JOABE


Sobrinho do rei Davi, que aparentemente era mais velho que ele, também era comandante do seu exército.


Joabe foi amaldiçoado por que matou Abner à traição, quando esse não esperava seu ataque.


Abner havia matado o irmão mais novo de Joabe numa batalha, e ele vingou-se no dia que Abner veio falar com Davi pacificamente. 


Seu crime consistiu em derramar sangue em tempo de paz por uma morte culposa cometida em tempo de guerra.


A maldição lançada sobre Joabe está em 2 Sm 3:29. 


5 O TRANSGRESSOR DO SÁBADO


Esse homem, cujo nome não é mencionado na Bíblia, foi flagrado apanhando lenha em dia de Sábado e foi detido até que se consultasse o Senhor acerca do fato. 


Tendo em vista que Deus havia deixado claro ao povo que não se deveria fazer trabalho secular no sábado, ele deu ordem a Moisés que o povo apedrejasse o homem, o povo o apedrejou e ele morreu. (Nm 15:32-36)


6 JEROBOÃO


Esse foi o primeiro rei de Israel após a divisão do reino de Judá, que instituiu uma adoração idólatra colocando 2 bezerros para serem cultuados, o que levaram todo o reino a aparta-se no Senhor.


O juízo contra Jeroboão foi decretado pelo profeta Aías, e toda sua família foi exterminada com exceção do filho mais velho que morreu de doença. (Ver 1 Re 14)


7 GEAZI


Era servo do profeta Eliseu, mas não se aperfeiçoou para o ministério por que cobiçou os tesouros de Naamã quando Eliseu os havia recusado.


Em consequência de sua avareza ele ficou leproso e amaldiçoado. (Ver 2 Re 5:27)


8 ACABE


"Ninguém houve, pois, como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o instigava;" (1 Reis 21:25)


Responsável por disseminar o culto idólatra de Baal no reino do norte, morreu por uma flechada disparada ao acaso em campo de batalha e teve toda sua família exterminada por Jeú. (1 Re 22:34 e 2 Re 10)


9 ACAZIAS


Filho do rei Acabe que foi amaldiçoado por ter mandado consultar Baal acerca de sua saúde. 


Uma profecia de Elias lhe foi enviada pelos emissários informando que por causa de sua idolatria ele não iria sobreviver. 


Antes disso ele enviou 100 soldados para prenderem Elias, os quais morreram consumidos por fogo que caiu do céu.


Acazias morreu depois de ter audiência com o próprio profeta. (2 Re 1:16)


10 JUDAS


O discípulo mais bem qualificado de Jesus foi também o seu maior traidor, Judas morreu enforcado e no livro de Atos é dito que suas entranhas se derramaram horrivelmente. (At 1:18)


11 ANANIAS


No início da igreja apostólica havia um costume seguido por muitos de se vender propriedades e trazerem o dinheiro aos pés dos apóstolos.


As pessoas que faziam isso geralmente eram bem celebradas pela comunidade, isso deve ter motivado a ação de Ananias.


Ele vendeu um terreno e de comum acordo com sua mulher Safira omitiu o valor real da propriedade, ficando com uma parte e dando a entender que estava doando tudo.


Como consequência disso sua mentira foi revelada em público e juntamente com sua esposa tiveram morte instantânea. (At 5:5)