10 Pessoas que ressuscitaram na Bíblia

pessoas que ressuscitaram biblia

Saiba que não foi apenas no ministério de Cristo que houveram pessoas ressuscitadas. 


No antigo testamento também há registros de mortos retornando à vida de forma surpreendente, como no caso do defunto que ressuscitou depois que seu cadáver tocou no cadáver de Eliseu.


Confira agora, 10 Pessoas que ressuscitaram na Bíblia


1 - MOISÉS


O registro da ressurreição de Moisés está no livro de Judas 1:9, que faz uma citação de um livro extra bíblico que parecia ser popular na igreja primitiva, assim como o livro de Enoque, que também é citado por Judas.


2 - FILHO DA VIÚVA DE SAREPTA


Essa viúva tinha um filho, o mesmo de quem ela havia dito a Elias que iria fazer uma comida para o mesmo e aguardar a morte, isso se deu no tempo da seca de 3 anos e meio que o próprio Elias havia decretado.


O garoto morreu possivelmente devido a algum juízo de Deus contra a mãe, mas foi ressuscitado por Elias, que se estendeu 3 vezes sobre ele para revive-lo. (1 Re 17:22)


3 - FILHO DA SUNAMITA


A sunamita era uma mulher generosa que rotineiramente hospedava o profeta Eliseu em um quarto especial que fizera para ele em sua própria casa.


Como ela era estéril Eliseu procurou recompensar sua hospitalidade intercedendo para que ela tivesse um filho, o que ocorreu no ano seguinte.


Quando já era adolescente o rapaz veio a sofrer uma dor de cabeça forte e morreu pouco tempo depois.


A mulher foi até o profeta, e ele do mesmo modo que Elias fizera se estendeu sobre o menino que espirrou 7 vezes antes de acordar. (2 Re 4:25,34) 


4 - DEFUNTO DE ELISEU


Essa historia interessante está registrada em 2 Re 13:21.


Quando Eliseu morreu seu corpo foi colocado em uma cova, e na mesma ocasião uma outra pessoa havia morrido e estava sendo levado para o sepultamento, de momento houve um ataque repentino de um bando de Moabitas, inimigos do povo de Deus. 


Na pressa para fugirem do ataque os homens que faziam o séquito lançaram o defunto na cova de Eliseu, o cadáver de imediato ressuscitou para espanto de todos.


5 - FILHO DA VIÚVA DE NAIN


Jesus ia entrando na cidade de Naim quando na mesma hora ia saindo um enterro do filho único de uma viúva.


Ele fez sinal para que parassem, disse a mãe que não chorasse e deu ordem para que o menino se levantasse, o que ocorreu instantaneamente, o rapaz sentou-se e começou a falar deixando todos extasiados. (Ver Lc 7:13-16)


6 - FILHA DE JAIRO


Jairo era um chefe importante da sinagoga dos judeus e procurou Jesus depois que sua filha adoeceu gravemente, ele pediu que o mestre viesse à sua casa para cura-la, mas antes de Jesus chegar a menina morreu.


Uma multidão comprimia Cristo impedindo-o de chegar à tempo, e também no trajeto uma mulher que sofria de hemorragia tocara em suas vestes sendo curada de imediato, ele parou para atende-la e isso deve ter angustiado a Jairo.


Antes de chegar à casa um mensageiro veio e disse: 'não incomodes mais o mestre, sua filha já está morta'. Jesus disse: 'Não temas, crê somente, e ela será salva.' (Lc 8:50)


Todos choravam quando Jesus chegou, ele pediu que parassem de chorar por que a menina dormia.


Alguns riram pois sabiam que ela estava morta, mas Jesus entrou no quarto juntamente com Pedro, Tiago e João e disse em voz alta: 'Menina, levanta-te', ela imediatamente se levantou e ele mandou que lhe dessem de comer. (Lc 8:55)


7 - LÁZARO


A ressurreição de Lázaro foi um evento marcante do ministério de Cristo, fato que desencadeou os acontecimentos que apressaram sua morte.


Lázaro era amigo íntimo de Jesus, juntamente com suas irmãs Marta e Maria. 


Ao adoecer, suas irmãs mandaram chamar o mestre para que o curasse, Jesus disse que aquela doença seria para a glória de Deus e demorou ainda 2 dias para ir.


Ao chegar, Lázaro já estava sepultado a 4 dias e cheirava mal, Jesus deu ordem para que tirassem a pedra que tapava o túmulo, e disse: 'Lázaro, vem para fora', o defunto saiu todo enfaixado para espanto geral. (Ver Jo 11)


8 - DORCAS

 

Era uma menina bondosa que compunha o grupo de irmãos na cidade de Jope, ela era caridosa e fazia túnicas e vestidos para as pessoas, no entanto veio a falecer devido a uma doença.


Pedro foi chamado e seguiu o mesmo procedimento que aprendeu na casa de Jairo com Jesus, fez sair a todos, orou e disse a mesmas palavras: 'levanta-te', ela abriu os olhos e sentou-se. (At 9:40)


9 - ÊUTICO


Esse era um rapaz dorminhoco que cochilou durante um sermão de Paulo, o problema era que ele estava apoiado em uma janela alta e despencou a baixo ao ser vencido pelo sono, vindo a morrer.


Paulo o tomou nos braços e o ressuscitou. (Ver At 20:9,10)


10 - NA MORTE DE JESUS


A Bíblia registra uma ressurreição ímpar que ocorreu no exato momento que Jesus morreu, houve um terremoto e as sepulturas se abriram e diversas pessoas ressuscitaram.


Elas entraram em Jerusalém e apareceram a muitos, foram para o céu junto com Jesus como troféus de sua vitória sobre a morte. (Ver Mt 27:53)


Não se sabe quantos nem quem foram, mas os estudiosos acreditam que eles são identificados no Apocalipse como sendo os 24 anciãos. (Ap 4:4)


CONCLUSÃO


Você conferiu aqui 10 ocasiões em que pessoas foram ressuscitadas na Bíblia, a maior ressurreição da Bíblia foi a de Cristo, ela foi a garantia de todas as outras.


Esses demais casos se deram tanto no antigo como no novo testamento, e dão prova do poder de Deus para conceder vida a quem crer.


VEJA TAMBÉM


- Os 5 Terremotos da Bíblia