Tendências religiosas no século 21

Tendências religiosos no século 21


Condensado do livro “A Church For The 21 Century”,de Leith Anderson


a) Busca do Sobrenatural: Reespiritualização da sociedade


Iniciamos o século XX com a ascendência do racionalismo e liberalismo.

Terminamos com o sobrenaturalismo, pós-secularismo, retorno ao fundamentalismo.

Ateísmo fora de moda. O movimento da Nova Era é a evidência do sobrenatural: popularidade dos cristais, horóscopos, reencarnações.

Renovação Carismática: popularidade dos sinais e milagres.

Velho paradigma: “Se você tem a doutrina correta, você experimentará Deus”.

Novo paradigma: “Se você experimenta Deus, terá a doutrina correta”.

Século XXI - geração  menos preocupada com sistemas teológicos, argumentos lógicos, e mais interessada em encontrar o sobrenatural.


b) Desencanto com cientificismo


Intuição e outros processos não racionais complementam a razão na busca do conhecimento e entendimento.


c) Busca do futuro


1950 e 60 – Ênfase na escatologia – Guerra Fria: USA X URSS.

1970 e 80 – Preocupação com o presente. Ênfase em Seminários da família, etc.

2000-02 – Fascinação e medo do futuro. Oportunidade para os Seminários de Apocalipse e Daniel.


d) Declínio do materialismo


e) Declínio do Institucionalismo


Percepção de que muitas organizações vivem para elas mesmas, não para os membros – colégios mais preocupados em sobreviver do que em educação, governo serve a si e não aos cidadãos.

Perda de interesse em partidos políticos, tradição estabelecida, etc. Podem ir a igreja, mas não se unem, podem votar no PT, mas não se filiar. Desconfiança nos ministros evangélicos.

Pessoas estão escolhendo igrejas, não denominações. Se as suas necessidades são atendidas, elas participarão do culto. A igreja é um meio e não um fim em si mesmo.

Pessoas estarão menos interessadas em dar para perpetuar instituições ou operar orçamentos. Estarão motivadas a dar para programas que cumprem a missão.


f) Foco relacional

      

Segmentação da sociedade: raça, status, idade.

 

Segmentação dos lares: morte, divórcio, outras circunstâncias. Isolação e solidão são comuns. A igreja cresce na composição de indivíduos em vez de famílias.

  

Pessoas não estão satisfeitas com o sucesso material. Há fome pôr relacionamentos pessoais e grupos de interação:

    

Retorno do médico da família.


“Talkshow” – série de conversação em meio a um pequeno grupo. ( Jô 11:30, Gabriela, etc)


Proliferam grupos de apoio:Vigilantes do peso, A.A., grupos de apoio aos enfermos de câncer, pais com filhos drogados, etc.


 A Igreja deve investir em Pequenos Grupos, Seminários que atendam às necessidades em grupos de apoio.


MODELOS DE IGREJAS E CULTOS – 2002


1. Mega Igrejas:

  

No Início do século havia poucas igrejas com mais de 1000 membros – hoje há milhares de igrejas com milhares de membros.


Atrativos a pessoas que se sentem confortáveis com grande organização social, buscam anonimato, serviços especializados, programas sofisticados.


2. Meta Igrejas: - baseadas nas Igrejas nos lares.


Está se tornando popular.

Baseada em rede de P. Grupos, que funcionam como centros de assimilação, treinamento, cuidado pastoral e evangelismo.

Meta Igrejas reúne os membros para serviços de adoração – ministério é descentralizado nos lares e outros locais.

Potencial de crescimento: Não limitada pôr edifícios, orçamentos ou staff.

Exemplo de Meta Igreja: Full Gospel Central Church – Corea –800 mil membros


3. Igrejas sete dias por semana 


Novos e se adaptam bem ao séc. 21

Multi-programas de Domingo a Sábado.

Clube das mães, grupo de apoio, reunião de oração, aconselhamento, etc.


4. Igrejas da TV


Milhões tendem ao envelhecimento e jubilação e terão dificuldade de assistir ao culto.

Violência e crime – lares tornam-se fortificações.

Compras, pizza, etc – via computadores

TV interativa através de cabos ( fibra ótica , satélite,...)


5. Igrejas Shopping – Center


O 1º shopping abriu em 8/10/1956 em Minnesota e tornou-se uma revolução.

Três características de um Shopping-Center aplicadas em grandes igrejas: 

a) Variedade:

      restaurantes: pizzas, hamburgers, sorvetes, etc.

      diversões: cinemas, shows, vídeo games, caminhadas.

      Lojas: serviços em atmosfera climatizada.


b) Conveniência:

      amplo estacionamento, boa iluminação, muitas saídas e entradas.

      boa localização, muitos serviços.

      abertos todos os dias e noites. 


c) Anonimato

      pressão espanta os fregueses

      

3. QUALIFICAÇÕES DE LÍDERES PARA O 21º SÉCULO


1. Flexível: 


Neste tempo de mudanças, necessitam-se de líderes adaptáveis. Pessoas rígidas com métodos rígidos estão fora de moda.


2. Relacional: Vivem onde o povo vive, sentem suas emoções. Ouvem e respondem.


3. Bom Comunicador: Comunicam a visão e conhecem as necessidades básicas do povo .


4. Empreendedor: Não apenas começam algo. Mas têm a habilidade de fazer algo com sucesso. Vêem oportunidades nas mudanças e elaboram estratégias de tornar estas oportunidades em conquistas para o Reino de Deus.

 

5. Disposto a correr o risco: Os que evitam correr o risco e conservam-se na cautela acabam não realizando nada.

- Henry Ford faliu três vezes

- Thomas Edson tentou 10.000 vezes até que a lâmpada elétrica funcionou.


6. Espiritual: Testado e aprovado. Têm suas orações atendidas. Morreram para o eu e vivem para Cristo. Não são falsos, meros profissionais, mas genuínos discípulos.


4. Características vitais para as igrejas ganhadoras de membros para o próximo século:

  

1. Competente liderança

2. Dedicada liderança dos membros

3. Múltiplos programas

4. Evangelismo orientado para as necessidades da comunidade 

5. Atividades de Pequenos Grupos

6. Dinâmico Serviço de Cultos

7. Atmosfera de aceitação

8. Senso de missão. 


Por

Emilio Abdala