A pessoa solteira na Bíblia

 

pessoa solteira biblia

A PESSOA SOLTEIRA

 

INTRODUÇÃO:

        O estado de solteira é um assunto que não foi bem encarado pela igreja até agora, e mesmo agora há ênfase na família ao invés de na pessoa solteira. O casamento tem sido aceito como uma coisa normal, e a solteirania  como normal, mas é isto correto conforme a escritura?

 

O começo da solteirania

        O homem foi criado só. Gen. 2:7 e 8.

         “E disse o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só;...” Gen.2:18p.p.

¨    Deus deu ao homem uma mulher e uma família.

¨    Cada um de nós veio ao mundo sozinho(a).

¨    Nascemos num meio familiar.


        A importância de desenvolver um relacionamento correto na família é uma necessidade já que a vida solteira e da família está inter-relacionada. É somente quando chegamos aos anos jovens  que entramos na realidade de nosso estado de solteiro. Ganhamos então a independência física, emocional, intelectual e espiritual. A pressão para o casamento  começa e a questão da solteirania surge.

 

O que a escritura diz sobre a pessoa solteira?

        

A Bíblia Sagrada está cheia de solteiros:


Velho Testamento                      Novo Testamento

Míriam                                             Jesus

Débora                                             João Batista

Ruth                                                 Maria

Elias                                                 Marta

Elizeu                                               Paulo

Daniel                                              Timóteo

e outros                                            e outros


Uma paráfrase interessante de I Coríntios 7.

        

“Não estabelecerei  uma norma, porque nenhuma é possível, mas estes fatores devem ser trazidos em consideração.

        “A oportunidade para o cristão trabalhar e testemunhar é de qualquer maneira breve e limitada. Devemos viver tão livre do mundo... e nossas famílias quanto nos seja possível. Todas estas coisas são meramente temporárias e há um trabalho de valor eterno para ser feito. Mas os casados não podem evitar as responsabilidades do lar, tornando-se muito mais limitados do que o solteiro muitas vezes imagina.

 Se você é casado tem deveres importantes no lar que você deve satisfazer e não pode se concentrar sem preocupação no serviço do Senhor.

        “Estas são razões poderosas para evitar o casamento, ao menos quando você é jovem. Considere o privilégio do serviço cristão que está franqueado de uma forma especial  ao solteiro. Se você tão somente adiasse o casamento até sentir que será algo tarde, se o estendesse, haveria campo tremendo de serviço aberto á você e para alguns despontaria um chamado  honroso de uma vida de solteiro permanente”.

        “Agora, por favor, imagino que não digo isto afinal com a intenção de tirar vossa liberdade, mas somente para vos levar ao melhor; mas se as circunstâncias  ou o temperamento  vos conduz noutra direção, nada há de errado em se casar. É um bom dom de Deus. Mas o homem ou a mulher que resolva  ficar solteiro para o bem do serviço cristão  e que o faça sem vacilação, será mesmo mais altamente privilegiado. O casamento é uma boa coisa, mas se for possível para você viver igualmente  a vida de solteiro, então, esta vida é melhor...”

        “Ser casado é Sua dádiva para alguns e ser solteiro é Sua dádiva para outros. Ambos portanto, devem ser recebidos com espírito agradecido, ante Sua toda sábia provisão. Não tente ser aquilo que Deus não intentou . Não obstante, há algumas boas  razões práticas... porque eu, Paulo, desejaria que cada cristão tivesse o dom que Deus me deu - o de ser um solteiro satisfeito e feliz”.

                                                     

                                                      I Coríntios 7 -  Paráfrase de Triton