Apostila de Sonoplastia completa em PDF (Para Igrejas)

 

apostila sonoplastia pdf

O som

O Som se deve à vibração do ar provocada por uma fonte sonora (cordas vocais, batida de palmas, cordas de um violão etc.). Estas vibrações nada mais são do que uma variação da pressão atmosférica gerada na superfície de um objeto em movimento vibratório.


Onda Sonora

Define-se onda como sendo uma variação periódica de um estado físico que se propaga na matéria ou no espaço. As variações de pressão atmosférica geradas por um corpo vibratório não ficam apenas em torno deste, mas se propagam pelo ar; a estas propagações, damos o nome de ondas sonoras.

Pressão Sonora

É a relação entre a pressão atmosférica normal exercida sobre o tímpano, em condições de repouso (ausência de som) e a pressão média em presença de som.

Decibel (dB)

Unidade de medida, usado para medir o nível ou intensidade de pressão sonora, simbolizada pela sigla "dB".

Nota: dB/SPL = dB (decibéis): Unidade de medida = SPL (Sound Pressure Levei): Nível de Pressão Sonora

Frequência do Som

É o número de oscilações (vibrações) que um som realiza no ar, em um ponto determinado, por um segundo. A frequência é medida em Hertz (Hz). Exemplo: se um som tem uma frequência de 200 Hz, significa que ocorrem 200 “vibrações” (oscilações) a cada segundo.

 

Interligação


Os cabos de áudio podem ser desbalanceados (positivo e terra) ou balanceados (positivo, negativo e terra). Os cabos balanceados são mais imunes a interferências e podem ter comprimentos maiores, além das conexões balanceadas possuírem um nível mais alto de sinal (ganho de 6dB).

Devemos usar ligações balanceadas sempre que possível. Utilizamos a malha do cabo para o terra, a cor quente para o positivo (vermelho) e a cor fria para o negativo (preto/branco); quando o cabo é desbalanceado podemos ligar o negativo com a malha.

O Aparelho Auditivo


Sua excelência, o ouvido, é basicamente dividido em três partes:

Sem dúvida nenhuma o ouvido é a ferramenta mais importante para os técnicos de som e temos que saber tudo ou quase tudo sobre ele, principalmente os cuidados e deveres que devemos ter para mantê-lo em funcionamento.

O aparelho auditivo consiste dos ouvidos, partes do cérebro e as diversas rotas neurais de conexão. Nosso principal enfoque serão os ouvidos, isso inclui não apenas os apêndices nas laterais da cabeça, mas o órgão auditivo como um todo cuja maior parte ocupa o interior do crânio.

 

O ouvido contém dois sistemas, um deles amplifica e transmite o som aos receptores e o outro assume o comando e faz a transdução do
som em impulsos neurais.


O sistema de transmissão envolve o ouvido externo que consiste na aurícula juntamente com o canal auditivo e o ouvido médio, que consiste no tímpano e em uma cadeia de três ossículos chamados de martelo, bigorna e estribo. O sistema de transdução está alojado numa parte do ouvido chamado de cóclea, a qual contém os receptores para o som.

O ouvido externo auxilia a captação do som, conduzindo-o pelo canal auditivo até uma membrana esticada, o tímpano que é a parte mais externa do ouvido médio. As ondas sonoras são conduzidas pelo canal auditivo e fazem o tímpano vibrar.

 

A função do ouvido médio é transmitir estas vibrações do tímpano através de uma cavidade preenchida de ar até uma outra membrana, a janela oval, que é a passagem para o ouvido interno e receptores.


O ouvido médio executa esta transmissão por meio de uma ponte mecânica que consiste no martelo, da bigorna e do estribo. As vibrações do tímpano movimentam o primeiro ossículo, que movimenta o segundo, que por sua vez movimenta o terceiro, o que produz vibração na janela oval.

 

Ouvido externo

Ouvido médio

Ouvido interno

Pavilhão auditivo
Meato acústico

Tímpano
Martelo, bigorna e estribo.

Cóclea

 

Esta disposição mecânica não apenas transmite o som como também o amplifica muito.

Agora consideremos o sistema de transdução. A cóclea é um tubo ósseo espiralado. Ela é dividida em seções de fluido por membranas, sendo que uma delas, a membrana basilar sustenta os receptores auditivos. Os receptores são chamados de células ciliares porque possuem estruturas pilosas que penetram no fluido. A pressão da janela oval provoca mudanças de pressão no fluido coclear, o que por sua vez, faz com que a membrana basilar vibre, resultando em um arqueamento das células ciliares em
um impulso elétrico.

Através deste complexo processo, uma onda sonora é transformada em um impulso elétrico.

 

BAIXAR PDF

 

Baixe aqui essa apostila completa de sonoplastia em PDF:



- Baixe AQUI


Compartilhe!