TEMA 6 - Quinta, Cristo nosso Advogado

semana santa iasd 2020 tema 6

TEXTO CHAVE: 1 João 2:1

“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”.

INTRODUÇÃO


O santuário terrestre e o santuário celestial relacionam-se de duas for- mas: (1) estruturalmente, e (2) funcionalmente. 

A estrutura de dois compartimentos do santuário terrestre aponta não somente para um santuário celestial com duas partes (santo e santíssimo), mas também para o ministério de Cristo em duas fases, como sacerdote e sumo sacerdote (ver Ap 1:12-16; 8:3-5; 11:19), assim como acontecia aqui no santuário terrestre.

PERGUNTA 


A estrutura do santuário terrestre revela ordem, propósito e planejamento.

O que isso revela sobre Deus e por que é importante para nós que seja assim?

1. O MINISTÉRIO DO SACERDOTE


O ritual diário do sacerdote no santuário terrestre incluía muitos serviços que só poderiam ser feitos por ele. 

O recinto do templo, desde o romper da aurora até as portas serem fechadas à noite, era um lugar muito atarefado.

Uma das principais verdades ensinada pelo ministério do sacerdote no santuário terrestre era que o pecador não tinha acesso a Deus, e para obtenção de perdão e salvação, precisava de um mediador. 

Assim, somente por meio do nosso sacerdote, Cristo Jesus, podemos hoje ter acesso a Deus.

Cristo nos proveu expiação, por meio de Seu sangue derramado (oferta); intercessão, mediante Seu ministério sacerdotal junto ao Pai (sacerdote); vida física e espiritual, pois Ele é o pão da vida (pães da proposição); e luz, pois Ele é a luz do mundo (sete lâmpadas do castiçal).

PERGUNTA 


Você já precisou que alguém intercedesse por você diante de outra pessoa quando você não merecia? O que você sentiu? Você entende que Jesus fez isso por você?

2. O SACERDÓCIO DE CRISTO – A festa de Pentecostes


A última festa da primavera celebrada em Israel era a festa do Pentecostes (Dt 16:9, 10). Foi chamado festa do Pentecostes porque acontecia 50 dias depois da festa das Primícias.

O cumprimento tipológico da festa do Pentecostes se cumpriu exatamente cinquenta dias após a ressurreição de Cristo. Os 3.000 que naquele dia foram batizados podem ser considerados os primeiros frutos da obra do Evangelho, posto que a festa do Pentecostes também era chamada festa da Colheita (Êx 23:16).

Mas a festa do Pentecostes tem outro significado ainda mais belo. Ela representa o momento da entronização de Cristo como sacerdote no Santuário
celestial (Jo 7:39). 

Quando os apóstolos receberam o Espírito Santo, foi provavelmente o momento em que Cristo estava sendo ungido para começar a Sua função de sacerdote no Santuário no céu (ver At 2:14, 15).

PERGUNTA 


Quando Jesus iniciaria seu ministério sacerdotal em favor do homem?

Quando seria cumprida a tipologia?

3. UM ADVOGADO JUNTO AO PAI


Na cruz, Jesus efetuou completa expiação em favor do pecador. Seu sacrifício nos garante o direito à vida eterna. 

Porém, é mediante seu ministério sacerdotal, no santuário celestial, que esse sacrifício expiatório é aplicado a todo o que nEle crê.

Um mediador entre Deus e o homem (1Tm 2:5, 6)

Paulo ensina que apenas Cristo é mediador entre Deus e o homem, pois Ele é plenamente Deus e plenamente homem. Contrariamente aos sacrifícios de animais, o sacrifício de Jesus foi perfeito e realizado “uma vez para sempre” (Hb 7:27).

Uma obra especial (1Jo 2:1)

Como após a morte do animal o sangue deveria ir para o santuário, nós precisamos, após aceitar o sacrifício da cruz, irmos até o santuário, onde Jesus apresenta Seu sangue em nosso favor. 

Isso nos ensina que, mesmo após termos aceitado a morte de Cristo no calvário, precisamos que Ele faça aplicação de Seu sangue em nosso favor, no santuário. Isso provisiona perdão diário e ajuda o crente em sua santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12:14).

PERGUNTA 


Quão essencial é o ministério sacerdotal de Cristo para a nossa salvação?

CONCLUSÃO


Hoje precisamos nos aproximar de Cristo com fé, mediante oração e confissão dos pecados para recebermos Seu perdão (1Jo 1:9). 

Ele é o Único capaz de auxiliar nas nossas fraquezas (Hb 4:14-16; 1Co 10:13), pois experimentou as nossas dores e tentações, mas não pecou. Ele é o nosso Advogado junto ao Pai. Lancemos sobre Jesus agora os nossos pecados e cargas, porque Ele cuida de nós (Mt 11:28-30; 1Pe 5:7).

Adaptação: Pr. Elkean Aragão
Departamental de Ministério Pessoal da Associação Amazônia Ocidental