TEMA 5 - Quarta, Cristo nossa Esperança (SS 2020)

semana santa iasd 2020 tema 5

TEXTO CHAVE: 1 Coríntios 15:20

“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem”.

INTRODUÇÃO


O povo de Israel celebrava sete festas ao longo do ano. Essas festas comemoravam eventos importantes da história nacional, mas também eram pré-figurativas ou tipológicas, uma vez que apontavam para eventos futuros de maior magnitude.

PERGUNTA 


Existe alguma data comemorativa com um significado muito especial para você e para sua família? Qual o motivo?

1. A FESTA DAS PRIMÍCIAS


Na Bíblia a palavra “primícias” é utilizada para descrever os primeiros frutos do campo ou dos rebanhos, que eram oferecidos em gratidão a Deus (Pv 3:9). 

A festa das Primícias acontecia no dia imediato à festa dos Pães Asmos e festejava o início da colheita.

Era requerido dos israelitas um ritual de preparação para a celebração das primícias. No dia 14 de abibe, marcava-se certa porção de um campo de cevada para ser cortado em preparação para a festa das Primícias. 

Esta festa era celebrada para agradecer a Deus pelos frutos da terra, ou seja, aquilo que primeiro fosse colhido era apresentado ao Senhor como uma forma de gratidão pela provisão do alimento.

Jesus morreu literalmente no dia 14 do primeiro mês (Páscoa) e ressuscitou no dia 16, “como primícias dos que dormem” (1Co 15:20).

PERGUNTA 


Você já deu um presente muito especial para alguém? Você lembra o que foi? Como você se sentiu? E a pessoa que recebeu este presente, o que sentiu?

2. CRISTO, NOSSAS PRIMÍCIAS


A festa das Primícias é usada como uma metáfora para simbolizar a ressurreição de Jesus como “primícias dos que dormem” (1Co 15:20-23). 

O termo “primícias”, segundo a Bíblia de Estudo Genebra, possui um significado mais metafórico, com o propósito de demonstrar que a ressurreição de Cristo é a mais importante e especial, pois dela depende a ressurreição de todos os justos mortos, e não que seja a primeira em sequência cronológica.

A ressurreição de Jesus teve lugar no próprio dia em que o molho de cereal devia ser apresentado perante o Senhor, ou seja, num domingo (Mt 28:1, 6).

Jesus Se tornou “primícias” (sinônimo de primeiro), e não o único a ressuscitar (ver Mt 27:51, 52).

Outro detalhe importante, Cristo como “primícias” representava também a grande messe espiritual a ser colhida para o reino de Deus, no dia de Sua volta (Ap 14:14-16).

PERGUNTA 


Você acha justo um inocente sofrer no lugar de um culpado? E quando o sacrifício é feito por amor? Qual a sua visão sobre um sacrifício feito por amor.

3. A ESPERANÇA DE VIDA ETERNA


Ao ressuscitar Jesus obteve uma completa vitória sobre Satanás e a morte.

De Sua ressurreição dependia a de todos nós. O apóstolo Paulo foi claro aos membros da igreja de Corinto: 

“Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (1Co 15:23).

Ele continua:

“E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (1Co 15:13, 14).

PERGUNTA 


Como você se sente ao saber que, a despeito de quem você é e do que você fez Jesus o ama incondicionalmente a ponto de dar a vida para salvá-lo?

Qual deve ser nossa postura frente esse sacrifício?

ILUSTRAÇÃO


Quando um recém-convertido, vindo do maometismo, procurou um missionário pedindo para que o batizasse, este lhe perguntou: 

“Que ponto você achou satisfatório no cristianismo?“ Então, o recém-convertido respondeu: “Na cruz de Cristo, encontrei aquilo de que mais necessitava: o sacrifício de Jesus, que purifica de todo pecado”.

CONCLUSÃO


Por maior que sejam os seus sonhos, o sonho de Deus para você é maior. O presente que Ele quer lhe dar é maravilhoso, incrível, extraordinário.

Maior do que qualquer coisa que você sonhou. Ele quer lhe dar a vida eterna.

O Apocalipse declara: 

“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos” (Ap 20:6). 

Será uma gloriosa ocasião, quando todos os salvos, de todas as eras, se reunirem em família e jamais se separarem novamente.

Tudo isso, graças ao extraordinário amor de Jesus, Sua morte e ressurreição em nosso favor. Louvado seja Seu santo nome! Ele é nossa “primícia”.

PERGUNTA FINAL


Se você pudesse dizer algo pessoalmente para Jesus hoje, o que você diria?
E qual será sua atitude a partir de agora?

Pr. Thiego Maciel Morais
Departamental de Ministério Pessoal da Associação Sul de Rondônia