Por que a blasfêmia contra o Espírito não é perdoada?

blasfemia espirito santo

16 - Qual é o pecado contra o Espírito Santo que a Bíblia diz ser o pecado imperdoável? “Portanto Eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada aos homens.” S. Mat. 12:31

Como instrução, vamos recapitular rapidamente o que é o Espírito Santo e o que faz: É a terceira pessoa da Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Mat. 28:19, Mt. 3:16 Jesus disse aos seus discípulos, quando voltava para os céus: que enviaria o Consolador, o Espírito Santo; conforme S. João 14:16.

Qual é a missão ou função do Espírito Santo?


Podemos afirmar que são duas as funções básicas do Espírito Santo:

A - A primeira é convencer o pecador de seus pecados e da sua triste condição. São João 16:8 relata: “E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”

O Espírito Santo de Deus, está atuando entre os pecadores, ladrões, prostitutas, assassinos, mentirosos, orgulhosos, no sentido de que em algum momento, eles reconheçam sua situação deplorável. 

Este momento pode ser ao ouvir uma música, ou uma mensagem, ou ao presenciar alguma cena, enfim, Deus têm mais de mil maneiras para alcançar o homem pecador para salvá-lo. Esta é a primeira função do Espírito Santo, convencer o homem de seus pecados, de sua triste situação e da necessidade de um Salvador.

B - A segunda função do Espírito Santo é capacitar o crente a seguir os passos de Jesus. Após estar convencido do pecado, o homem tem vontade de viver uma vida mais santa, e sozinho não consegue, então o Espírito Santo capacita o homem a ter uma vida mais digna e mais santa. 

Ele concede dons diversos, conforme I Cor. capítulo 12, e as conseqüências de sua presença em nossa vida traz os frutos do Espírito, que é a paz, o amor, a fé, a mansidão, a temperança, etc. conforme escrito em Gálatas 5:22 e 23. E São João 14:26 relata: 

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto dito.” e o cap. 16:33 relata: “... ele vos guiará em toda a verdade ... e vos anunciará o que há de vir.”

Eu pergunto a você leitor (ouvinte): Você não gostaria de ter paz, amor, ser mais manso, saber mais sobre as coisas que acontecem e o que ainda está para acontecer? 

Gostaria você de ter mais força para vencer alguns maus hábitos que há tempo não consegue deixá-los? Pois bem, tudo isto, o Espírito Santo pode fazer por você. Assim, a Bíblia, a palavra de Deus descreve, e eu creio piamente que o Espírito Santo faz isto, e muito mais ...

Teria você coragem de rejeitar tamanho benefício, que está, gratuitamente, ao seu dispor? Muitos outros benefícios o Espírito Santo concede ao ser humano, mas não é esta a resposta que o ouvinte quer saber, mas sim, qual é o pecado imperdoável contra o Espírito Santo.

O que é pecado?


A Bíblia diz que pecado é o ato de transgredir a Lei; conforme escrito em I João 3:4. E qual seria então o pecado imperdoável?

Primeiro veremos o que não é o pecado imperdoável:

A - Homicídio ou adultério é pecado, mas não é o pecado imperdoável; um exemplo é Davi, que cometeu estes pecados, mas confessou e foi perdoado.

B - Mentir é pecado, mas também não é pecado imperdoável. Pedro, por exemplo, mentiu respondendo que não era seguidor de Jesus por 3 vezes; no entanto, após o seu erro, bem como Davi, houve profundo arrependimento, e teve o perdão.

O pecado imperdoável contra o Espírito Santo, é rejeitar aceitá-lo, ou seja, não ouvir sua voz falando em nosso pensamento, eliminar todas as maneiras dEle nos alcançar, impedir que ele atue em nossa mente, e ainda zombar dele. Exemplos:

I - Os egípcios e o faraó endureceram seus corações, não queriam dar ouvidos a Moisés que era o porta-voz de Deus. I Sam. 6:6.

II - “Jerusalém ... quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos.” Mat. 23:37
Primeiro se rejeita à atuação do Espírito Santo, depois se zomba dEle. II Crônicas 36:16 relata: 

“Porém zombaram dos mensageiros de Deus ... até que não houve mais remédio.”

Oséias 4:17 “Efraim está entregue aos ídolos, deixai-o.”

Lucas 16:31 “Se não ouviram a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” (Saul, Isamuel 28:15; Judas S. João 13:30, etc). 

O coração fica endurecido, impossível de ser alcançado, não porque Deus não quer, mas porque o indivíduo não permite, e então uma triste conseqüência: o pecador fica além da voz de Deus, terminantemente perdido. 

Insensível, com mente cauterizada poderíamos dizer, pois não há mais nada que o faça reconhecer sua situação caótica.

Vale salientar, que a rejeição ao Espírito Santo, não se dá necessariamente de uma vez só, ela pode ser: paulatina,  lenta. Hoje eu sei que estou muito errado mas ainda faço: amanhã sinto que estou errado mas faço; e depois de rejeitar por várias vezes uma mudança para não cometer este pecado, acabo ma acostumando; e aquilo torna-se um hábito, que nem sinto mais que estou errado. 

Aí está o perigo: quando não sentir mais a atuação do Espírito Santo corrigindo seus erros, quando não sentir mais vontade de mudar, quando achar que não tem mais nada para melhorar em sua vida, quando não sentir mais desejo de aperfeiçoar se caráter, e ninguém e nada te convencer ... aí está a prova do pecado imperdoável contra o Espírito Santo; pois Ele, já havia lhe despertado tantas vezes, mostrado sua situação claramente, e você ainda persistiu no erro ... então você está condenado, por rejeitar a atuação do Espírito Santo em sua vida.

Conclui-se que, enquanto você sentir o desejo de se reconciliar com Deus, você ainda têm a atuação do Espírito Santo em sua vida.  

Portanto, o pecado Imperdoável, é aquele que é cometido contra o Espírito Santo, rejeitando sua atuação fazendo pouco caso dEle.

Lembro-me de uma palestra que ouvi certa vez em minha igreja, quando o pregador disse quais são as principais tentações de Satanás: - Só uma vez, não têm problema; ninguém está vendo; - É a última vez e a última tentação: - 
Agora já é tarde, você está muito longe para voltar! Portanto, amigo ouvinte (leitor), não permita um só momento, vacilar ou se entregar ao pecado. 

Deus é forte, Poderoso, tem miríades e milhares de anjos a nossa disposição, o Espírito Santo está procurando pessoas para serem usadas por Ele. 

Se hoje, ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações; ouça a sua voz, siga o caminho que Ele lhe mostra e certamente, os bons frutos do Espírito lhe acompanharão; dons extraordinários Ele lhe dará, e certamente, vai lhe mostrar o caminho correto para trilhar rumo ao céu.

*

Acesse aqui todas as respostas da CONSULTORIA DOUTRINÁRIA.