O que significa ser o menor no reino dos céus?

Quem e o menor no reino dos ceus

15 - Ao compararmos Mateus 5:19 “Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será declarado o menor no reino dos céus...” com o texto de Mateus 11:11 “Em verdade vos digo, que entre os filhos de mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele.” Como entender estes versos? O que significa ser o menor no reino dos céus?

Vamos começar pela segunda parte com João Batista. O que significa o texto de que “Não surgiu outro maior do que João Batista ... e o menor no reino dos céus é maior do que ele.” de Mateus 11:11. Logicamente, não tem nada a ver com a estatura.

EXPLICAÇÃO


O que significa que não surgiu outro maior do que João Batista?
Entre os profetas e mensageiros do Velho Testamento, ninguém teve o privilégio que teve João Batista, que foi o fato de ser o profeta que precedeu a chegada de Jesus. 

Todos os outros profetas do V.T. anunciaram a vinda do Messias, mas nem um deles conseguiu ver o cumprimento de sua predição, nem a sua geração. Imagine o que significa pregar a vida inteira um acontecimento, e morrer sem vê-lo acontecer de fato? 

Pois foi mais ou menos isto que aconteceu com os outros profetas, e João Batista teve o privilégio de presenciar o Messias, o Cristo em seu Batismo, cumprindo assim as profecias de todos os profetas que anunciavam a chegada do Messias.

O profeta Isaías, no cap. 40 verso 3, relata: “Voz do que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor.” e João Batista cumpriu a risca sua missão de preparar para a chegada de Jesus, quando ele mesmo disse:

 “Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus, porque este é o anunciado pelo próprio profeta Isaías”, que disse: “Voz do que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor e endireitai as veredas.”

Após o profeta Malaquias, o último do V.T., houve um silêncio profético de 400 anos. E João Batista, então entra em cena preparando as pessoas para a chegada de Jesus.

Isto mostra o privilégio que João Batista teve, de pregar o maior acontecimento da história e ver o seu cumprimento, ou seja, a chegada do tão esperado Messias.

Até aquele momento, João Batista fora o homem mais privilegiado entre todos os profetas. Por esta razão, não apareceu alguém maior que João Batista.
Agora vamos tentar entender a outra parte do verso que diz “... o menor no reino dos céus é maior do que ele.”

Note, que Jesus dizia: “É chegado a vós, o reino de Deus.” De certa forma, onde Jesus estava, já era o reino dos céus, ou o reino de Deus. 

Confira nas passagens de Lucas 10:9, Mateus 12:28, a presença de Jesus, era o já a chegada do reino de Deus. Imagine amigo ouvinte, Jesus andar por cima das águas ... acalmar uma tempestade ... curar leprosos ... ressuscitar mortos ... alimentar mais de 5 mil pessoas com apenas 5 pães e dois peixes ... tudo isto, mostrava a presença viva do reino dos céus. 

Então fica fácil entendermos quando Jesus falou “... o menor no reino dos céus é maior do que ele.” porque João Batista não teve a oportunidade de ver e presenciar o ministério das curas e milagres que Jesus operou. 

Enquanto João Batista estava preso, os seus discípulos viram e contaram para ele que Jesus curava os enfermos, e fazia outros milagres. 

Imagine amigo ouvinte, o que João Batista não daria para naquele momento em que estava preso, ser o mais humilde mendigo, só para ver Jesus realizando estes sinais? 

Pregou durante toda a sua vida a vinda do Messias, a chegada do reino dos céus, e presenciar somente o batismo de Jesus, sem ver este fantástico ministério, a chegada do reino dos céus para as pessoas de sua época? 

Portanto, João Batista foi o menor de todos, pois ele quem mais pregou, mais anunciou, mais esperou, mais preparou, e não presenciou os milagres e o ministério de Jesus.

Foi o maior de todos, por ser o mensageiro que presenciou a chegada do Messias, mas foi o menor de todos, porque preso e logo decapitado, não pôde presenciar o ministério de Jesus, a chegada do Reino de Deus. 

Não tem nada haver com uma distinção no novo céu e na nova terra, de João Batista ser menor ou maior que outros no céu. Imagine, João Batista, que preparou a vinda de Jesus, anunciou, pregou, batizou a Jesus, foi um mártir, e ele ser o menor nos céus, seria possível aceitar isto?

Esclarecida a parte de João Batista, vamos agora para Mateus 5:19 que diz: 

“Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será declarado o menor no reino dos céus, aquele porem que os cumprir e ensinar, será chamado grande no reino dos céus.”

Mais uma vez, um texto que parece mostrar que no céu haverá pelo menos duas classes de pessoas, os menores que não cumpriram todos os mandamentos e ainda ensinaram a outros, e os maiores que cumpriram as leis de Deus. 

Esta interpretação não é correta por um motivo muito simples, o texto diz “será chamado o menor ou grande” e isto não quer dizer que ele estará no céu entre os grandes ou entre os menores. 

Seria como chamarmos os mendigos de simples e os ricos de abastados, isto quer dizer que estamos classificando dois tipos de pessoas diferentes, mas não estamos afirmando que as duas classes sociais estão morando na mesma casa. Assim como, não podemos conceber a ideia de que o chamado menor estará no céu com o chamado maior.

Para ser mais claro, vamos ao original grego. O texto “será o menor no reino dos céus” a palavra “menor” no texto, vem do grego “elásswn” (elásson) que significa o menor em qualidade, o mais baixo grau, o mínimo. 

Esta mesma palavra aparece em Hebreus 7:7, com este mesmo sentido. Insto indica dentro do contexto, que “qualquer que violar um destes pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será avaliado, ou tido como o menor dentre os homens, será julgado por Deus, como o inferior de todos; e aquele que cumprir e ensinar, será avaliado, anotado como grande na avaliação de Deus.

Ora de o menor de todos significa o inferior, é fácil deduzir que este não estará no reino eterno de Deus, mesmo porque a Bíblia é clara em demonstrar isto, confira: I João 2:6 está escrito: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” 

E agora veja S. João 15:10 onde Jesus declara: “se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço em seu amor.”

Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Note, nem todo o que diz, mas o que faz. 

Faz o que? A vontade de Deus, e qual é a vontade de Deus, será que Deus deseja que vivíamos deliberadamente conforme o nosso gosto, a nossa vontade, fazer o que quiser?

São João 14:15 Jesus diz: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” Neste momento da resposta, lembro de uma ilustração importante. O coqueiro produz o fruto não para ser coqueiro, mas porque é um coqueiro.

O cristão deve seguir os mandamentos de Deus não para ser salvo, mas porque já é salvo.

Outra pergunta: Tem alguém que consegue guardar todos os mandamentos? O que adianta então? Responderei com uma ilustração.

Um filho de 17 anos, pede o carro emprestado de seu pai que é delegado. Sem carta, ele ouve a recomendação “não passe dos 80, siga as leis de trânsito ...” O jovem não tá nem aí com as regras, ultrapassa a velocidade, bate o carro, é multado, o carro é apreendido ... e pensa que nunca mais o pai vai emprestar o carro. 

Mas depois de o pai pagar todas as suas dívidas, consertar o carro, ele ainda permite que seu filho ande com o veículo novamente. Será que o filho, movido pelo amor do seu pai, vai querer ultrapassar a velocidade e viver desrespeitando as leis novamente? 

É certo que não. Ele seguramente será mais cuidadoso. Poderá não ser perfeito, mas ele cuidará o máximo para conduzir-se sempre dentro das leis. 

E se errar novamente, ele não errará com a intenção proposital de errar, mas ele rapidamente confessará o seu erro, pedirá desculpas, fará todo o possível, para nunca mais errar no mesmo lugar e da mesma forma, porque ele ama ao Seu Pai, que é amoroso e bom para ele.

Amigo ouvinte, muitos outros textos existem para clarear e confirmar o Amor de Cristo por nós, que nos constrange a segui-lo, e cientes disto observamos os seus mandamentos como prova de amor, e não como requisito para ir para o céu, não temos espaço para declinarmos tudo sobre a importância dos mandamentos de Deus porque não foi esta a pergunta. 

Mas tenha certeza, de que o texto da pergunta de Mateus 5:19 é certo e claro, que quem violar um dos mandamentos e ainda ensinar aos homens, será avaliado como mais inferior de todos os seres humanos, e quem os cumprir, isto é seguir, e ainda ensinar aos outros, será tido como grande homem aos olhos de Deus.

*

Acesse aqui todas as respostas da CONSULTORIA DOUTRINÁRIA.