FIDELIDADE E SALVAÇÃO

FIDELIDADE E SALVAÇÃO

INTRODUÇÃO: Salmos 50:5

1. O presente estudo visa estabelecer o real relacionamento entre Deus e o homem, entre o plano de Fidelidade e a Salvação.

(1) Que ao nos relacionarmos com o Criador, seja este um relacionamento que produza vida plena feliz.

(2) "Se aceitarmos a Cristo como Redentor, precisamos aceitá-lo como Soberano. Não podemos ter certeza e perfeita confiança em Cristo como nosso Salvador enquanto não o conhecermos como nosso Rei e formos obedientes a seus mandamentos." – Fé e Obras, pág. 14.

(3) "Dizei isto de vosso coração: Senhor, creio Que morreste para resgatar minha alma. Se deste santo valor à alma que chegaste a ser Tua vida nela minha mostrar-me-ei sensível. Entrego minha vida com todas as suas possibilidades, em toda a minha franqueza, aos teus cuidados." – Fé e Obras, pág. 14.

I. Qual é o Plano da Fidelidade Cristã?


1. Não podemos compreender claramente a nossa natureza pecaminosa sem entender a mordomia em sua verdadeira natureza.

2. O Plano da fidelidade cristã fornece todos os princípios básicos para os crentes administrarem suas vidas.

(1) "A fidelidade cristã é a resposta do crente ao amor de Deus que o criou, preservou, redimiu e o santificou." – Ibidem.

(2) Há no plano de Fidelidade apenas um ponto de partida. A orientação bíblica, que é a tarefa de interpretar a natureza essencial, significado e fidelidade do evangelho para a vida da igreja, de cada membro, individualmente.

3. "Quando O homem coloca a si como o primeiro e a Deus em segundo lugar, revela que está perdendo lua sabedoria e justiça" MM 83, pág. 75.

4. "Que cada mordomo entenda que ao lugar para promover a glória de Deus em nosso mundo, permaneça ele perante príncipes ou infiéis, deve tornar a Deus o primeiro, o último e o melhor em todas as coisas." – Idem, pág. 75.

5. "A graça divina que perdoa e fortalece é o elo teológico que mantém todas as mensagens e atividades . . . em seus devidos lugares." – Idem.

II. O que é Fidelidade Cristã? (Redenção).


1. Através da redenção Deus procurou restituir o valor da sua própria criação e é isso que faz o exercício da fidelidade na vida de seus filhos.

(1) "Assim, pois, a Bíblia nos apresenta a maravilhosa notícia de que os três poderes máximos do Universo, o Pai, o Filho e o Espírito Santo uniram-Se em pacto para redimir a humanidade."

(2) "sem importar-se com a enormidade do preço a pagar." – Cristo Nuestra Salvación, pág. 15.

(3) A fidelidade cristã é o conhecimento do que o mundo todo pertence a Deus por direito de criação, e conseqüentemente, leva à entrega total a Deus através do Redentor. I Ped. l:18-19; I Cor. 6:20.

(4) "A divindade moveu-se de compaixão pela raça, e o Pai, o Filho e o Espírito Santo deram-se a si mesmos ao estabelecerem o plano da Redenção." CSS, 222.

III. Qual a Origem do Plano da Fidelidade Cristã? Prov. 3:3 e 10.


1. "Deus planejou o sistema de beneficência, a fim de que o homem se pudesse tornar como seu Criador; de índole benevolente e abnegada, e Ser finalmente co-participante de Cristo, da eterna, gloriosa recompensa." – CMS, pág. 15.

(1) "Dar para atender as necessidades dos outros e para o avanço do Reino de Deus, é pregar sermões práticos que testificam que os que dão não receberam a graça de Deus em vão." – CMS, pág. 29.

2. "Deus o criador do homem, instituindo o plano da beneficência sistemática fez que a obra repousasse por igual sobre todos, segundo as várias aptidões." – 4T, pág. 469.

3. "A glória do evangelho é tê-lo como base no princípio de restaurar na raça caída a imagem divina, por uma constante manifestação de beneficência. Esta obra começou nas cortes celestiais." – CSM, pág. 14.

(1) "Restaurar no homem a imagem de seu Autor, levá-lo de novo à perfeição com que fora criado, promover o desenvolvimento do corpo, espírito e alma para que pudesse realizar o propósito divino da sua criação." – Educação, págs. 15 e 16.

(2) "A obra de transformação da impiedade para santidade é contínua. Dia a dia Deus opera para a santificação do homem, e o homem deve cooperar com Ele desenvolvendo perseverantes esforços para cultivo de hábitos corretos." – AA, pág. 532.

4. "Nenhuma obra, nenhum método, nenhuma ideologia pode colocar no homem ou dele extrair a semelhança divina e as qualidades cristãs senão o espírito de beneficência cristã."

(1) "Deus depositou em Seu povo o suficiente para levar avante tua obra, sem embaraços para ninguém." 2 T, pág. 257.

(2) "Tornando-nos discípulos Seus, rendemos a Ele com tudo o que somos e temos. Devolve-nos Ele, então essas dádivas purificadas e enobrecidas para Que as utilizemos Para sua glória em abençoar nosso semelhantes." PJ, pág. 328.

5. "O Espírito de liberalidade é o espírito do céu. O abnegado amor de Cristo é revelado na cruz para que o homem pudesse ser salvo, deu Ele tudo quanto possuía e em seguida Se deu a Si mesmo." CSM, pág. 14.

(1) "A cruz de Cristo apela para o beneficência de todo seguidor do bendito Salvador".

(2) "O princípio ali ilustrado é dar. Isto levado a efeito em real beneficência e boas obras, é o verdadeiro fruto da vida cristã."

(3) "O princípio dos mundanos é adquirir e assim esperam conseguir felicidade; mas, levado a efeito em todos os seus aspectos, o fruto é miséria e morte." – CSM, pág. 14.

6. "O egoísmo é um estado patológico da alma em que o EGO cresce desmesuradamente como câncer e acaba destruindo o próprio indivíduo." – Colunas do Caráter, pág. 75.

(1) "O maior pecado que agora existe na igreja é a avareza. Deus Se desagrada do Seu professo povo, por seu egoísmo." – 1 T, pág, 194.

(2) "O egoísmo, o pecado do mundo, tornou-se o pecado prevalecente na fareja." – CSM, pág. 204.

(3) "Deus não pode aprovar a menor partícula de avareza ou egoísmo, e Ele aborrece as orações e exortações dos que condescendem com esses maus traços". (S. Fits, 268) - S. Via 39.

7. "Nenhum daqueles cujo caráter estiver maculado com a nódoa imunda do egoísmo poderá entrar no céu". – CSM, pág. 22.

(1) "A beneficência prática dará vida espiritual a milhares de professos nominais da verdade que ora levantam as próprias trevas."

(2) Ela os transformará de egoísmo e cobiçosos, adoradores de Mamom, em zelosos, fiéis colaboradores de Cristo na salvação de pecadores." – 1 TS, págs. 365 e 366.

IV. Qual a Relação Entre Fidelidade e Salvação?


1. "Cada homem tem o seu lugar no plano eterno do céu. Ocupar esse lugar depende de nossa fidelidade em cooperar com Deus." – CSM, pág. 476.

2. "Aquele que recebe e nunca dá, logo deixa de receber. . . Não é devolver ao Senhor o que é seu que torna o homem pobre; reter é que leva a pobreza . . ." – CSM, pág. 36.

(1) "Devemos fazer ao Senhor a primeira doação de todos as nossas receitas." – CSM, pág. 68.

3. "Seu povo não sabe dar em dízimos e ofertas o que lhe pertence. Esse roubo a Deus praticado tanto pelos ricos como pelos pobres, traz trevas às igrejas; e o ministro que com eles trabalha, e nem lhes mostra a vontade de Deus claramente revelada é condenado com o povo, por negligenciar seu dever." – R & H, 08/04/1884.

4. "Se os pastores não se demonstrarem aptos para o cargo, se deixarem de apresentar à igreja a importância de devolver ao Senhor o que Lhe pertence, se não cuidarem de que os oficiais que estão sob suas ordens sejam fiéis, e que o dízimo será trazido, estão em perigo. "

(1) "Estão negligenciando uma questão que envolve uma bênção ou maldição cara a igreja. Devem ser alijados de sua responsabilidade, e outros. . . devem ser experimentados e provados." – CSM, pág. 106.

5. "É o dever dos anciães e oficiais da igreja instruir o povo nessa importante questão e pôr as coisas em ordem."

(1) "Como coobreiros de Deus, devem os oficiais da igreja ser corretos nesse assunto claramente revelado." – Idem.

6. "Devem os próprios ministros serem estritos quanto a executar ao pé da letra os preceitos da Palavra de Deus. Devem antes fazer com que os membros sejam fiéis em cumprir esse dever " – Idem, pág 107.

7. "Sigam os anciãos e oficiais da igreja a orientação da Palavra Sagrada e insistam com os membros sobre a necessidade de serem fiéis. . ." – CSM, pág. 107.

(1) "Devem os mensageiros do Senhor cuidar de que os membros da igreja lhe cumpram fielmente as ordens.

(2) "Se forem fiéis em levar para o Seu tesouro os meios que lhe foram emprestados, Sua obra terá rápido progresso. Muitas almas serão ganhas para a verdade, e o dia da vinda de Cristo será apressado." – Conselhos Sobre Mordomia, pág. 46.

8. O assunto da Fidelidade na devolução do santo dízimo é uma questão de salvação e perdição.

Nenhum infiel entrará no céu. Mal. 3:10; I Cor. 6:10.

9. A Fidelidade pura consiste em devolver um dízimo honesto, bem como ter um plano sistemático na devolução das ofertas.

(1) Só se começa a dar ao Senhor após a devolução do santo dízimo, pois, este já Lhe pertence.

(2) Cada filho de Deus que almeja alcançar o Céu, fará tudo pela Sua causa e conseqüentemente estará praticando o plano de devolução sistemática das ofertas, de modo percentual.

CONCLUSÃO


1. O plano de Fidelidade total é de origem divina e seu grande objetivo é eliminar o egoísmo do coração do homem e levá-lo redimido aos pés de Cristo.

2. A vida cristã com tudo que ela representa deve ser vivida sob o sagrado manto de Fidelidade Total.

3. Ser fiel significa participar da própria Natureza divina.

4. Há "preciosas promessas" nesse sentido e por elas "fiqueis participantes da Natureza divina." II Pedro 1:4.

(1) Ser fiel significa andar com Cristo, viver como Ele viveu e dar-se a si mesmo à Sua Igreja assim como Ele o fez.

(2) Cada um deve buscar essa experiência.

5. Deus espera que cada despenseiro seja fiel e receba o "Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entre no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21.

Leitura Auxiliar


1. Mordomia e prosperidade
2. Chamado à Mordomia

Veja aqui a lista de temas das DOUTRINAS BÍBLICAS.