A SANTIFICAÇÃO BÍBLICA

santificação biblica

INTRODUÇÃO:

"Segui a paz com todos, e a SANTIFICAÇÃO, sem a qual ninguém verá o Senhor". Heb. 12:14.

1. O que é santificação? Santificação é um processo. l 1 Cor. 7 :1 ; Filip. 2:12-16; I Ped. 1:22.

(1) "Aí está a santificação bíblica. Não é apenas uma simples exibição ou obra exterior. É a santificação recebida no coração e praticamente vivida." – 1 TS, 113-114 (1954)

(2) "Santidade é integridade para com Deus; é a inteira entrega da alma e da vida para habitação dos princípios do Céu." – O Desejado de Todas as Nações, 555-556.

(3) "Verdadeira santificação não é nada mais nem menos do que amar a Deus de todo o coração e andar irrepreensivelmente em Seus mandamentos e preceitos".

(4) "Santificação não é emoção. mas um principio de origem celestial que coloca todas as paixões e desejos sob o domínio do Espírito de Deus; e esta obra é efetuada por meio de nosso Senhor e Salvador.

(5) "Um sentimento exultante não é evidência de santificação". – Fé e Obras, 77:1 e 107:1 (1981).

I. A NATUREZA DO HOMEM E O IDEAL DIVINO PARA COM ELE


1. É o homem santo em si mesmo? Isa. 64:6; Rom. 3:10-18, 23.

2. Requer Deus santidade de seus filhos? l Tess. 4:3; Mat. 5:48.

(1) Santificação e perfeição não são exatamente as mesmas coisas, mas estão intimamente ligadas.

(2) "Em seus esforços para alcançar o ideal de Deus para si, o cristão não deve desesperar de coisa alguma".

(3) A perfeição moral e espiritual mediante a graça e o poder de Cristo é prometida a todos. Jesus é a fonte de poder, o manancial da vida". (.. .)

(4) "Em nosso benefício põe em operação os instrumentos todo poderoso do Céu. Em cada passo tocamos Seu vivo poder".

(5) "Ninguém precisa deixar de alcançar em sua esfera a perfeição do caráter cristão. Pelo sacrifício de Cristo, foi tomada providência para que o crente receba todas as coisas que dizem respeito à vida e à piedade".

(6) "Deus nos convida a alcançarmos a norma de perfeição, e põe diante de nós o exemplo do caráter de Cristo."

(7) "Esta é a certeza de que Deus nos dá de que também nós podemos alcançar a vitória completa." – Atos dos Apóstolos, 477-478 e 531:2 (1975).

3. É possível alcançar a santificação?


(1) Para o homem em si, não. Rom. 7:15-24.

(2) "É-nos impossível, por nós mesmos, escapar ao abismo de pecado em que estamos mergulhados. Nosso coração é ímpio, e não o podemos transformar. (. . .)." GC 18:1 (nova edição).

4. Como tornar possível a santificação?

(1) Por Cristo. Rom. 7:25. João 15:1-5.

(2) "Aceitar a Cristo como Salvador pessoal, e seguir o Seu exemplo e abnegação – eis o segredo da santidade." – E.G. White, 6 BC, 1.117.

(3) "A obra de transformação da impiedade para a santidade é continua. Dia a dia Deus opera para a santificação do homem, e o homem deve cooperar com Ele, desenvolvendo perseverantes esforços para o cultivo de hábitos corretos."

(4) "Deve acrescentar graça à graça; e assim procedendo num plano de multiplicação."

(5) "Nosso Salvador está sempre pronto a ouvir e responder à oração do coração contrito, e graça e paz são multiplicadas a Seus fiéis seguidores." – Atos dos Apóstolos, 532:2.

II. A METODOLOGIA DIVINA NO PLANO DA SANTIFICACÃO


1. Qual o método divino na santificação? O sangue de Crista. Heb. 9:13 e 14.

(1) "Pois bem, como é que se arrepende? É algo dele mesmo? Não. Porque o coração natural está em inimizade com Deus".

(2) "Então, como pode o coração natural mover-se ao arrependimento, se não tem poder para fazê-lo? Que leva o homem ao arrependimento? É Jesus Cristo."

(3) "Como Ele conduz ò homem ao arrependimento? Há milhares do maneiras pelas quais Ele pode efetuá-lo." – Fé e Obras, 56:3.

(4) "Ao discernirmos a perfeição do caráter de nosso Salvador, havemos de desejar ser inteiramente transformados, e renovados à imagem de Sua pureza."
(5) Quanto mais conhecermos a Deus, tanto mais veemente o nosso anseio de Lhe refletir a imagem." – MDC, 25:4 (3% ed.)

2. A santificação é instantânea ou progressiva? Progressiva. II Ped. 3:18, Rom 12:2.

(1) A santificação não é uma obra instantânea, mas progressiva, assim como a obediência é continua. – Fé e Obras, 75:2.

(2) "A santificação não é obra de um momento, uma hora, ou um dia. É um contínuo crescimento na graça (. . .)" – I TSM, 114:3.

(3) "As Escrituras claramente revelam, que a obra da santificação é progressiva." – O Grande Conflito, 470.

3. A santificação absoluta pode ser vivida aqui e agora, ou não? Não e sim.
(1) Não. I João 3:2; Filip. 3:12-14.

a) "Que os anjos relatores escrevam a história das santas lutas e pelejas do povo de Deus; que anotem as orações e lágrimas; mas não permitamos que Deus seja desonrado pela declaração de lábios humanos: 'Estou sem pecado; sou santo'. Lábios santificados nunca pronunciarão palavras de tanta presunção." – Atos dos Apóstolos, 561-562.
(2) Sim. Apoc. 22:11.

a) "O Salvador mostrou, por meio de Sua humanidade aperfeiçoada por uma vida de constante resistência ao mal, que, com a cooperação da Divindade, podem os seres humanos alcançar nesta vida a perfeição de caráter (...)." – Atos dos Apóstolos, 531:2.

b) "Quando sair o decreto e o selo for aplicado, seu caráter permanecerá puro e sem mácula para toda a eternidade. Agora é tempo de preparar-nos".
c) "O selo de Deus jamais será colocado à testa de um homem ou mulher impuros. Jamais será colocado à testa de um homem ou mulher cobiçosos ou amantes do mundo".

d) "Jamais será colocado à testa de homens e mulheres de língua falsa ou coração enganoso. Todos os que recebem u Selo devem ser imaculados diante de Deus - candidatos para o Céu." – 2 TS, 71:0 e 1.

e) "Quando Ele vier, não nos há de purificar de nossos pecados, remover de nós os defeitos que há em nosso caráter, ou curar-nos das fraquezas de nosso gênio e disposição. Se acaso esta obra houver de ser efetuada em nós, sê-lo-á totalmente antes daquela ocasião".

f) "Quando o Senhor vier, os que do santos serão santos ainda. Os que houverem conservados o corpo e o espírito em santidade, em santificação e honra, receberão então o toque final da imortalidade".

g) "Mas os que são injustos, não santificados e sujos, assim permanecerão para sempre. Nenhuma obra se fará então por eles para lhes tirar os defeitos, e dar-lhes um caráter santo".

h) "Então o Refinador não Se assentará para prosseguir em Seu processo de purificação, e para remover-lhes os pecados e a corrupção. Tudo isto deve ser feito nestas horas de graça. É agora que esta obra deve ser feita por nós." – 1 TSM, 182.

CONCLUSÃO


1. Qual é o alvo de Cristo para a Sua Igreja? Santificação. Efés. 5:25-27.
2. Precisamos nos santificar no Senhor. Heb. 12:14; 1 Tess. 5:23.
3. Cristo em nós, e nós nEle e apegados à sua Palavra, isto será possível.

Leitura Auxiliar


1. Santificação.
2. Fé e Obras.
3. Caminho a Cristo.
4. Atos dos Apóstolos, caps. 52 e 55.
5. O Grande Conflito, cap. 27.
6. Testemunho Seletos, vol. I, págs., 109 a 115.
7. SDA Bible Commentary, sobre os textos deste estudo.

Veja aqui a lista de temas das DOUTRINAS BÍBLICAS.