A SACUDIDURA

sacudidura iasd

INTRODUÇÃO:

1. Texto Chave: Amós 9:9

"Porque eis que darei ordens, e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode trigo nocivo, sem que caia na terra um só grão."

2. A Bíblia é pobre em informações neste assunto. Só há mais uma passagem Ezeq. 39:19, mas o Espírito de Profecia é riquíssimo.

I. O QUE É SACUDIDURA OU O QUE A MOTIVARIA?


Um conjunto de acontecimentos que correrá entre o Povo de Deus a fim de purificá-lo definitivamente. São eles:

1. O testemunho da Testemunha Verdadeira.


"Perguntei qual é o sentido da sacudidura que eu acabava de presenciar e foi-me mostrado que fora causada pelo positivo testemunho motivado pelo conselho da Testemunha fiel, aos laodicenses. 

Esse testemunho terá o seu efeito sobre o coração do que o recebe, levando-o a exaltar a norma declarar a positiva verdade. Alguns não suportarão esse claro testemunho. Opor-se-lhe-ão e isto causará uma sacudidura entre os filhos de Deus." – 1 TS, 60.

Nota: Devemos fazer diferença entre testemunho e conselho da Testemunha Verdadeira. Testemunho: Apoc. 3:15-17; Conselho: V. 18.

2. "O Espírito de Deus tem iluminado cada página dos Escritos Sagrados, mas há aqueles sobre os quais pouca impressão eles fazem, por serem imperfeitamente compreendidos. 

Ao vir a sacudidura, pela introdução de falsas teorias, esses leitores superficiais não ancorados em parte alguma, são como a areia movediça. Escorregam para qualquer posição para agradar a tendência de seus sentimentos de amargura." – TM, 112.

3. Rejeição da verdade.


"Haverá uma sacudidura entre o povo de Deus; isto, porém, não é a verdade presente a levar às igrejas. Será o resultado de recusar a verdade apresentada." – 2I ME, 13.

4. Um despertamento.


"Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. O Espírito e o poder de Deus serão derramados sobre Seus filhos. Naquele tempo muitos se separarão das igrejas em que o amor deste mundo suplantou o amor a Deus e à Sua Palavra. Muitos, tanto pastores como leigos, aceitarão alegremente as grandes verdades que Deus providenciou fossem proclamadas no tempo presente, a fim de preparar um povo para a segunda vinda do Senhor." – GC, 464.

II. QUAL O OBJETIVO DA SACUDIDURA?


1. Para purificar a Igreja. Uma sacudidura ou reforma que deixe a Igreja tão impura ou pior do que estava antes, não pode ser a verdadeira.

2. "Deus está peneirando Seu povo. Ele terá uma Igreja LIMPA E SANTA. (...) Ao aproximar-nos do juízo, todos revelarão seu verdadeiro caráter, e ficará claro a que companhia pertencem. A peneira está se movendo. Não digamos: 'Detém Tua mão, ó Deus'. A igreja DEVE SER EXPURGADA e o será." – 1 T, 99-100.

III. QUANDO SE DARIA A SACUDIDURA?


1. Pouco antes de fechar-se a porta da graça. Não há uma data, há um "tempo".

2. Deus tem um tempo determinado. "Assim será proclamada a mensagem do terceiro anjo. Ao chegar o TEMPO para que ela seja dada com o máximo poder, o Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram o Seu Serviço." – GC, 606.

3. "Não está distante o TEMPO em que toda alma terá de ser provada." – SC, 49.

4. Bem no fim do tempo da graça. "A grande prova final virá no fim do tempo da graça, quando será tarde demais para se suprimirem as necessidades da alma." – PJ, 412.

5. Antes de caírem os juízos de Deus. "Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos." – SC, 466.

6. Quando sair o Decreto Dominical. "Quando a nação pela qual Deus tem trabalhado de maneira tão maravilhosa, e sobre a qual tem lançado o escudo da onipotência, (EEUU) abandonar os princípios protestantes, e pela sua legislação der proteção e apoio ao romanismo no limitar a liberdade religiosa, então operará Deus com Seu próprio poder em favor de Seu povo é fiel." – TM, 206.

"A substituição do falso pelo verdadeiro é o último ato do drama. Quando as leis dos homens forem exaltadas sobre as leis de Deus, quando os poderes desta terra tentar obrigar os homens a guardar o primeiro dia da semana, sabemos que chegou o TEMPO para Deus operar." – SDABC, Vol. 7, 980.

IV. QUAIS OS RESULTADOS DA SACUDIDURA? MUITOS, ABUNDANTES E MARAVILHOSOS.


1. Grande mudança. "Perguntei pela causa dessa GRANDE MUDANÇA. Um respondeu: É a chuva serôdia, o refrigério da presença do Senhor, o alto clamor do terceiro anjo." – I TSM, 61 e 62.

2. Reavivamento e reforma.


"Tem que ter lugar um reavivamento e reforma, sob o ministério do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diferentes. Reavivamento significa renovação das faculdades do espírito e do coração, um ressurgimento da morte espiritual. Reforma significa reorganização, mudança de idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não produzirá os bons frutos da justiça a menos que esteja ligada a um reavivamento da Espírito. Reavivamento e reforma devem fazer a obra que lhes é destinada, e para fazerem essa obra têm de se unir." – R & H, 25/02/1902. SC, 42.

3. Separação. "Não vem distante o tempo em que toda a alma terá de ser provada. (. . .) Por esse tempo o ouro será SEPARADO da escória, na igreja." – SC, 49.

"A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. Ela permanece, ao passo que os pecadores de Siso serão lançados fora no joeiramento a palha separada do trigo precioso." – II ME, 380.

"Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas que não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona sua posição, passando para as fileiras do adversário. Unindo-se ao mundo e participando de seu espírito, chegaram a ver as coisas quase sob a mesma luz; e, em vindo a prova, estão prontos a escolher o lado fácil, popular." – GC, 608.

4. Purificação. "Deus está peneirando Seu povo. Ele terá uma igreja limpa e santa. (...) A igreja deve ser expurgada e o será." – 1 T, 99-100.

5. União. "É chegado o tempo para se realizar uma reforma completa. Quando esta reforma começar, o espírito de oração atuará em cada crente e banirá da igreja o espírito de discórdia e luta. Os que não têm estado a viver em comunhão cristã, chegar-se-ão uns aos outros em contato íntimo. Um membro que trabalhe da maneira devida levará outros membros a unir-se-lhes em súplicas pela revelação do Espírito Santo. Não haverá confusão, pois todos estarão em harmonia com o Espírito". – III TSM, 254-255.

6. Poder. "Grande poder acompanhava esses escolhidos". l TSM, 62. "Em minhas visões da noite, passaram diante de mim representações de um grande movimento reformatório entre o povo de Deus. Muitos estavam louvando a Deus. Os enfermos eram curados, e outros milagres se operavam . . . Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por toda à proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celeste. Grandes bênçãos eram recebidas pelo fiel e humilde povo de Deus." – SC 42.

7. Trabalho e Resultado. Reveja o texto acima.

"Virão tempos em que a igreja será despertada pelo poder divino, e fervorosa atividade Será o resultado, pois o vivificante poder do Espírito Santo inspirará seus membros a saírem e buscarem almas para Cristo." – SC, 98.
Doutrinas Bíblicas 137

8. Oposição. Externa e interna.

(1) Externa.

"Estendendo-se a controvérsia a novos campos, e sendo a atenção do povo chamada para a lei de Deus calcada a pés, Satanás entrará em ação. O poder que acompanha a mensagem apenas enfurecerá os que a ele se opõem. O clero empregará esforços quase sobre-humanos para excluir a luz, receosos de que ilumine seus rebanhos. Por todos os meios ao seu alcance esforçar-se-á por evitar torro estudo destes assuntos vitais. A igreja apelará para o braço forte do poder civil, e nesta obra unir-se-ão romanistas e protestantes. Ao tornar-se o movimento em prol da imposição do domingo mais audaz e decidido, invocar-se-á a lei contra os observadores dos mandamentos. Serão ameaçados com multas e prisão, e a alguns se oferecerão posições de influência e outras recompensas e vantagens, como engodo para renunciar a sua fé." – GC, 607.

(2) Interna.

"E por aquele tempo a classe dos superficiais, conservadores, cuja influência tem retardado decididamente o progresso da Obra, renunciam à fé, e tomará sua posição com os francos inimigos dela, para os quais havia muito tendiam suas simpatias. Esses apóstatas hão de manifestar então a mais acerba inimizade, fazendo tudo quanto estiver ao seu alcance para oprimir e fazer mal a seus antigos irmãos e excitar indignação contra eles. Esse tempo se acha justamente diante de nós." – II TSM, 164.

"Homens de talentos e maneiras agradáveis, que se haviam já regozijado na verdade, empregam sua capacidade em enganar e transviar as almas. Tornam-se os piores inimigos de seus antigos irmãos. Quando os observadores do sábado forem levados perante os tribunais para responder por sua fé, estes apóstatas serão os mais ativos agentes de Satanás para representá-los falsamente e os acusar e, por meio de falsos boatos e insinuações, incitar os governantes contra eles." – GC, 608.

V. COMO PREPARAR-SE PARA A SACUDIDURA?


1. Apegando-se a Deus e à Sua Palavra.

"Mas Deus terá sobre a terra um povo que mantenha a Bíblia e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas." – GC, 595.

2. Lutando contra o pecado.

"A classe que não se entristece por seu próprio declínio espiritual, nem chora sobre os pecados dos outros, será deixada sem o selo de Deus." – II TSM, 65.

3. Separando-se do mundo. João 17:15

"Aqueles que se ligam ao mundo por laços de simpatia, estão comendo e bebendo os ébrios, e certamente serão destruídos com os que obram iniqüidade." – 2 TS, 67.

VI. HÁ ALGUM ASPECTO DA SACUDIDURA QUE NÃO FOI ABORDADO ATÉ AQUI?


1. Sim. É um detalhe importantíssimo.


(1) Entre 1866 a 1888 a Sacudidura tentou implantar-se em nosso meio.
"Vi que estamos agora no tempo da Sacudidura." – 1T, 429.

(2) "Deus está agora cirandando o Seu povo, provando os seus propósitos e motivos. Muitos serão somente palha – não trigo – portanto não há valor neles." – T 51. (1876)

(3) "Estamos no tempo da sacudidura, tempo em que cada coisa que pode ser sacudida, sacudir-se-á." – 2 TS, 548 (1900)

2. Esse movimento foi sustado.


"A indisposição de ceder a opiniões preconcebidas, e de aceitar a verdade, estava à base de grande pane da oposição manifestada em Mineápolis contra a mensagem do Senhor através dos irmãos Waggoner e Jones. 

Excitando aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes. 

O inimigo impediu-os de obter a eficiência que poderia ter dito em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamar depois do dia de pentecostes. Sofreu resistência a luz que deve iluminar a Terra com Sua glória, e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada e afastada do mundo." – 1 ME, 234-35, Carta 96, 1896.

(1) "Deus pretendia que Seu povo estivesse muito mais diante da posição que ocupa hoje" – 1889, 2 TS, 321.

(2) "Um momento de suspensão foi-nos grandiosamente concedido por Deus." – 1905.

3. A Sacudidura seria reiniciada em um futuro para o qual não há previsão. As características da mesma nos indicariam esse tempo. Ao que tudo indica ela já está se movimentando novamente.

CONCLUSÃO


1. A Sacudidura é um acontecimento que envolverá a Igreja.

2. Nela será decidido o futuro eterno dos fiéis dos últimos dias.

3. Precisamos conhecer muito bem esse assunto e preparar-nos para esse magno acontecimento.

4. Somente aqueles que hoje buscarem viver uma vida cristã voltada para Cristo e para a Sua Palavra, poderão sair vitoriosos no tempo da prova final.

(1) Compensa buscar e viver essa experiência em toda a sua plenitude!

Leitura Auxiliar


1. A Vitória da Igreja na Crise Final
2. Preparação para a Chuva Serôdia - B. E. Wagner, CPB
3. Meditação Matinais 1977. E. G. White
4. A Sacudidura e os 144 Mil Selados - Brizolar Jardim.

Veja aqui a lista de temas das DOUTRINAS BÍBLICAS.