A CHUVA SERÔDIA

CHUVA SERÔDIA

INTRODUÇÃO:

1 . Texto-chave : Joel 2 :23.

"Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no Senhor vosso Deus, porque Ele vos dará em justa medida a chuva : fará descer como outrora, a chuva temporã e a serôdia."

(1) O simbolismo é emprestado das lides agrícolas, ao tempo em que a Palestina estava sob a benção divina.

(2) Ao plantarem-se os cereais – trigo, cevada, centeio, etc. – abundante chuva regava a terra para germinar perfeita a semente. Era a chuva temporã.

(3) Ao tempo da floração, outra chuva propiciava colheita farta, abundante. Era a chuva serôdia.

2. Significado dos termos.

(1) Temporã – que vem primeiro.
(2) Serôdia – que vem no fim.

3. Essas chuvas eram símbolo do que?

(1) Do derramamento do Espírito Santo. Joel 2 :28-31.

4. Quando se cumpriria essa profecia?


(1) No fim - "antes que venha o grande e terrível dia do Senhor". Joel 2:31. "(. . .) O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi o começo da primeira chuva, ou temporã, e glorioso foi o resultado. No fim do tempo, a presença do Espírito deve ser encontrada com a verdadeira igreja". – Atos dos Apóstolos, 54-55.

5. Como, então, Pedro reclamou o cumprimento dessa profecia para os seus dias? Atos 3:14-21.

(1) Nos dias de Pedro caiu a chuva temporã. Agora falta a serôdia.

6. Que relação há entre chuva temporã e chuva serôdia?

(1) Íntima. "A chuva serôdia, amadurecendo a seara da terra, representa a graça espiritual que prepara a igreja para a vinda do Filho do homem. Mas a menos que a chuva temporã haja caído, não haverá vida; a ramagem verde não brotará. Se a chuva temporã não fizer seu trabalho, a serôdia não desenvolverá a semente até à perfeição." – TM, 506.

7. Para que servirá a chuva serôdia?


(1) Para amadurecer a seara da Terra; dando o Alto Clamor. Apoc. 18:1-4.

8. O que diz o Espírito de Profecia sobre isso?

(1) Diz muita coisa. Entre outras, vejamos:

"(. . .). Nesse tempo a 'chuva serôdia', ou o refrigério pela presença do Senhor, virá, para dar poder à grande voz do terceiro anjo e preparar os santos para estarem de pé no período em que as sete últimas pragas serão derramadas." – PE, 85-86.

9. Quais as condições para recebermos a Chuva Serôdia? Diversas.
(1) Harmonia com Cristo. "Quando pusermos nosso coração em união com Cristo, e nossa vida em harmonia com Sua obra, o Espírito que caiu sobre os discípulos no dia do Pentecostes há de ser derramado sobre nós." – SC, 252.

(2) Consagração. "Afastem os cristãos de si todas as dissensões, e entreguem-se a Deus para a obra da salvação dos perdidos. Peçam com fé a prometida bênção e ela há de vir." – SC, 252.

(3) Trabalho Missionário. "Quanto tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mis isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus." – SC, 253.

(4) Pureza. "Nenhum de nós jamais receberá o selo de Deus enquanto o caráter tiver uma nódoa ou mácula sequer. Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda a contaminação o templo da alma. Então a chuva serôdia cairá sobre nós, como caiu a. temporã sobre os discípulos no dia de Pentecostes." – 2 TS, 69.

(5) Pedir. "O Espírito Santo será derramado sobre todos quantos pedem o pão da vida para o dar aos semelhantes. (...) O Espírito aguarda nosso pedido e recepção." – SC, 252.

10. Quais serão os resultados da Chuva serôdia? Grandiosos.
(1) Trará todas as outras bênçãos. "Esta prometida bênção, reclamada pela fé, traz após si todas as outras bênçãos. É concedida segundo as riquezas da graça de Cristo, e Ele está pronto a suprir toda alma segundo sua capacidade para receber." – DTN, 672.

(2) Poder. "Estas cenas devem repetir-se e com maior poder. O derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi a chuva temporã; porém a chuva serôdia será mais copiosa." – PJ, 121.

(3) Proclamação da verdade. 

"Assim será proclamada a mensagem do terceiro anjo. Ao chegar o tempo para que ela seja dada com o máximo poder, o Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram ao Seu serviço. Os obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá. 

Os pecados de Babilônia serão patenteados. Os terríveis resultados da imposição das observâncias da igreja pela autoridade civil, as incursões do espiritismo, os furtivos mas rápidos progressos do poder papal – tudo será desmascarado. Por meio destes solenes avisos o povo será comovido. 

Milhares de milhares que nunca ouviram palavras como essas, escutá-las-ão. Com espanto ouvirão o testemunho da queda de Babilônia é a igreja, caída por causa de seus erros e pecados, por causa de sua rejeição da verdade, enviada do Céu a ela." – GC, 606-607.

(4) Grandes conversões. "O Espírito é derramado sobre todos quantos atendem as sua investigações e (. ..) proclamarão a verdade com a potência do Poder do Espírito. Multidões receberão a fé e unir-se-ão aos exércitos do Senhor." – R & H, 23/7/1985.

"Suas ricas bênçãos repousarão sobre eles com raios luminosos refletindo a luz do céu. Então uma multidão que não pertencia a nossa crença, vendo o que Deus é para Seu povo, com ele se unirá para servir o Redentor." – R & H, 25/2/1902.

11. A Igreja tem, atualmente, a Chuva Serôdia? Aparentemente, não.

12. Por que não a temos? Porque não preenchemos as condições.

"Cristo prometeu o dom do Espírito Santo à Sua Igreja, e a promessa nos pertence a nós, da mesma maneira que aos primeiros discípulos. Mas, como todas as outras promessas. é dada sob condições." – DTN, 672.

"Cristo declarou que a divina influência do Espírito deveria estar com Seus seguidores até ao fim. Mas esta promessa não é devidamente apreciada; e portanto também não a vemos cumprir-se na medida em que a poderíamos ver. A promessa do Espírito é assunto em que pouco se pensa; e o resultado é o que é de esperar - aridez, trevas, decadência e morte espirituais. (. . .). A ausência do Espírito é que torna, tão destituído de poder o ministério evangélico." – 3 TS, 211 e 212.

CONCLUSÃO


1. O que fazer, então?

(1) Pedir. Zac. 10:1. "O Espírito aguarda nosso pedido e recepção." – PJ, 121.

(2) "Se com fé orarmos pela bênção, recebê-la-emos conforme Deus nos prometeu." TM 509.

2. A Igreja está carente de poder. O Espírito está esperando nosso pedido e recepção. Peçamos com fé. Mat. 7:7-8.

3. A plenitude de toda bênção divina, centraliza-se na pessoa de Cristo Jesus e o recebimento deste Poder nos conduzirá a uma comunhão mais íntima com Ele.

(1) Uma entrega condicional a Cristo e a Sua vontade, eis o segredo para se receber este poder. Apoc. 3 :20; S. João 16:13-14; Sal. 2:20.

(2) O resultado será maravilhoso – vida santa e santa comunhão com o Senhor de nossa vida.

Leitura Auxiliar


1. Preparação para a Crise Final.
2. Testemunhos para Ministros. 174-176; 506-512.
3. Serviço Cristão. 250-256.
4. Primeiros Escritos. 277-279.
5. Atos dos Apóstolos, 35-56.
6. Desejado de Todas as Nações. 495-509.
7. Evangelismo. 692-701.

Veja aqui a lista de temas das DOUTRINAS BÍBLICAS.