A profecia de Daniel 11, o rei do sul e o rei do norte

o rei do sul daniel 11


Todos aqueles que, com eu, são puristas da linguagem [Purista: pessoa que é demasiado escrupulosa com a pureza da linguagem ou da expressão (verbal ou escrita) (infopédia / Dicionários Porto Editora)], devem ter imediatamente reparado que o título deste meu post é contraditório em si mesmo, porque uma "guerra civil" é, por definição, "uma guerra entre grupos organizados dentro do mesmo estado-nação ou república, ou, mais raramente, entre dois países criados a partir de um Estado-nação que antes era unido" (Wikipédia, no artigo "Guerra civil"). 

Logo, uma guerra civil nunca pode ser mundial. Contudo, numa época em que tantos paradigmas, aparentemente inamovíveis ou "sacrossantos" - quer na "simples" vida social, quer mesmo na política, na economia, nas Relações Internacionais, na Ciência em geral e até mesmo na Religião - se escangalham de um momento para o outro ("momento" esse que pode ir de dias a poucos anos), falar de uma guerra civil mundial já pode parecer algo normal ou, pelo menos, aceitável. 

Contudo, a utilização que faço dessa expressão é, como irão compreender, absolutamente LITERAL.

UMA GUERRA CIVIL MUNDIAL


Ao contrário do que uma maioria significativa dos nossos contemporâneos crê a respeito da Bíblia (que é um livro antiquado (que não é o mesmo que antigo), cheio de mitos e de lendas), eu creio (porque tenho tido inúmeras provas disso mesmo!) que A BÍBLIA É O ÚNICO LIVRO QUE NOS REVELA A PERSPETIVA CORRETA DA REALIDADE DA VIDA E DO MUNDO EM QUE VIVEMOS. 

E uma das "janelas de compreensão" da REALIDADE, que a Bíblia nos fornece - porventura a mais cabal e abrangente - é a sua METANARRATIVA acerca de um CONFLITO GLOBAL E CÓSMICO [na filosofia e na teoria da cultura, uma metanarrativa assume o sentido de uma grande narrativa, uma narrativa de nível superior capaz de explicar todo o conhecimento existente ou capaz de representar uma verdade absoluta sobre o universo (Wikipédia, no artigo "Metanarrativa")].

De facto, A METANARRATIVA BÍBLICA DE UM CONFLITO CÓSMICO - que afetou, de certo modo, todo o universo, mas particularmente este planeta terra - É A TRAMA DE FUNDO DE TODA A HISTÓRIA BÍBLICA, DO PRINCÍPIO AO FIM. 

Essa metanarrativa revelada na Bíblia informa-nos que esse conflito cósmico se iniciou no céu - lugar da habitação da Divindade e dos Seus anjos (querubins e serafins) - e na mente de um desses querubins, Lúcifer, que iniciou, no céu, uma rebelião, inicialmente de forma subtil, depois de forma mais aberta e ousada, contra o próprio Deus. 

Esse conflito, contudo, não se circunscreveu ao céu, mas, como disse, afetou particularmente este planeta terra. Muitas pessoas de mentalidade agnóstica, ateia, materialista ou secular, ridicularizam a realidade da existência de seres espirituais ou sobrenaturais (isto é, que estão para além do campo natural ou materialista), contudo práticas milenares que ainda são frequentes no mundo de hoje - como certas práticas místicas, espiritualistas ou espíritas - provam, sem margem para quaisquer dúvidas, a existência dessas forças espirituais (neste caso, do mal).

A Bíblia também nos informa que esse querubim rebelde foi considerado por JESUS - o fundador do Cristianismo, que foi Deus manifestado na forma humana - como sendo "mentiroso, e pai da mentira" (João 8:44). 

E uma DAS GRANDES MENTIRAS desse anjo enganador é, quando possível, SUPRIMIR, ou, quando não é possível, DISTORCER a realidade do conflito cósmico. 

E, como todos sabem, a melhor forma de DISTORCER algo é criar uma CONTRAFAÇÃO (por exemplo: uma nota falsa, para poder enganar o maior número de pessoas incautas, tem de se parecer, o mais possível, com uma nota verdadeira. Isto é uma contrafação. 

Hoje muitos dizem, pelo menos aqui na Europa, que os chineses são peritos em CONTRAFAZER produtos de origem europeia ou ocidental. Atenção: não tenho nada contra os chineses em si!).

A esmagadora maioria das pessoas, para não dizer mesmo TODAS as pessoas - a partir da sua tenra infância - já experimentou qualquer tipo de conflito, seja com outras pessoas, seja mesmo consigo própria. 

Verdade ou não? 

A grande questão que se coloca imediatamente, é esta: por que vivemos nós esses conflitos ou guerras? 

Não seria MUITO MELHOR vivermos todos em paz uns com os outros e connosco próprios? Certamente que SIM! Mas elementos ou fatores de discórdia estão, simplesmente... omnipresentes, quer aceitemos esse facto, quer não! Como, então, explicar, tal REALIDADE?

Pois bem, ao longo da História humana, vários conceitos viram a luz do dia, e tornaram-se METANARRATIVAS na tentativa de darem explicações lógicas para essa triste realidade humana - a existência de CONFLITOS! 

Contudo, o problema de fundo dessas metanarrativas alternativas, é que elas são simplesmente CONTRAFAÇÕES DA VERDADEIRA METANARRATIVA. (Fiz-me compreender até aqui, sim ou não? Se está baralhado na sua mente, sugiro que volte a ler, com calma, tudo o que escrevi desde o princípio até agora.)

Eis algumas das metanarrativas "alternativas" mais conhecidas na Idade Contemporânea, que, todas elas, têm um DENOMINADOR COMUM - são REDUCIONISTAS na sua compreensão da REALIDADE, vendo e analisando essa realidade através de um "prisma" muito estreito:

Metanarrativa darwinista (ou evolucionista): reduz o conflito a uma LUTA ENTRE AS DIFERENTES ESPÉCIES;

Metanarrativa marxista (ou comunista/socialista): reduz o conflito a uma LUTA ENTRE CLASSES SOCIAIS;

Metanarrativa freudiana (ou psicanalítica): reduz o conflito (mental) a uma LUTA ENTRE O ID E O SUPER-EGO (instâncias psíquicas inventadas por Sigmund Freud).

Pergunto: por que razão, tantos e tantos milhões de pessoas, ao longo da História, aderiram e ainda aderem a essas conceptualizações da Realidade? A resposta é muito simples: porque, na falta de uma metanarrativa mais abrangente e verdadeira - que ignoram ou rejeitam! - aquelas parecem providenciar uma explicação razoável e lógica da Realidade. 

Mas a História tem igualmente demonstrado os efeitos terrivelmente devastadores dessas metanarrativas que tentam compreender a REALIDADE GLOBAL apenas a partir de excertos parciais da realidade. 

Em contrapartida, a metanarrativa bíblica do GRANDE CONFLITO GLOBAL E CÓSMICO explica a verdadeira razão por que existem lutas entre várias espécies de animais, entre diferentes classes sociais na sociedade humana e igualmente por que existe um conflito na mente de cada ser humano que viveu, vive e viverá à face deste planeta.

Por último, mas não menos importante, gostaria de falar de um outro CONFLITO que não é menos real, mas que, mesmo assim, é uma tentativa do anjo rebelde tentar mascarar ou, pelo menos desviar a atenção, da percepção do verdadeiro CONFLITO GLOBAL CÓSMICO. 

Esse conflito vem descrito em linguagem profética simbólica no capítulo 11 do livro bíblico de Daniel. É descrito como um conflito entre dois "reis" - o "rei do norte" e o "rei do sul" (sendo que "reis," em linguagem profética, é sinônimo de "reinos", "impérios" ou "poderes"). 

Neste vídeo explico em detalhe o conteúdo desse capítulo 11 de Daniel, por isso não vou aqui explicar como podemos identificar o "rei do norte" (uma referência indireta ao reino histórico de Babilônia) como sendo um poder religioso, mas apóstata (isto é, que se deixou adulterar ou corromper), e o "rei do sul" (uma referência indireta ao reino histórico do antigo Egito) como sendo um poder ateu.



A REALIDADE ATUAL CONFIRMA, CADA VEZ MAIS, A VERACIDADE DA PROFECIA DE DANIEL 11. 

Se estiver interessado em conhecer mais pormenores sobre esta GUERRA CIVIL IDEOLÓGICA, com repercussões mundiais na política, na economia e na cultura de quase todas as nações do mundo, assista este vídeo gravado no Sábado, dia 7 de setembro de 2019, presencialmente na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Canelas (distrito do Porto, Portugal):




FONTE: Paulo Cordeiro é Pastor Adventista em Portugal.