Tratamento Natural para limpeza do Fígado e da Vesícula

limpeza do Fígado e da Vesícula

Antes de iniciar a Limpeza do Fígado e da Vesícula, esteja ciente dos seguintes detalhes:

• A limpeza do fígado requer 6 dias de preparação, seguidos de 16 à 20 horas, tempo de duração da limpeza propriamente dita. Para a eliminação dos cálculos biliares são necessários os seguintes itens:

• 6 litros de suco fresco de maçã (ou ácido málico se for diabético)

• 4 colheres (sopa) de sal amargo (sulfato de magnésio) diluído em 750 mL de água (dividir em 4 porções)

• 125 mL (meio copo) de azeite de oliva (extraído à frio)

• ¾ de copo de suco de laranja com limão em proporções iguais

• 1 frasco (meio litro) com tampa para misturar o azeite com o suco

• 1 peneira plástica ou tela de nylon que se encaixe no vaso sanitário
Importante: A limpeza do fígado e da vesícula deve ser repetido a cada 4 semanas até que pare de sair pedras (o intervalo entre uma limpeza de fígado e outra não deve ser inferior a 3 semanas e nem superior a 8 semanas e as melhores fases da lua são a minguante e a nova).


Preparação:

• Planeje bem os 6 dias de preparação para que data da limpeza propriamente dita caia num final de semana ou feriado, quando você não estiver sob pressão e tiver tempo suficiente para descansar.

• Durante 6 dias tome 1 litro de suco de maçã diariamente. Este suco deve ser tomado dividido em copos ao longo do dia, deve ser puro e pode ser comprado pronto ou preparado passando as maçãs por uma centrífuga, ou triturando no liquidificador com um pouquinho de água filtrada e coando em um tecido fino ou peneira fina. 

É preferível o suco natural de maçã, apesar de que, para os fins de limpeza, qualquer suco comercial concentrado de maçã também funciona bem. O suco de maçã contém o ácido málico que suaviza os cálculos biliares e facilita sua passagem pelos ductos biliares. O suco de maçã não deve substituir a água, que deve ser tomada nos intervalos entre as refeições.

Atenção: Para a pessoa diabética o período de preparação é o mesmo utilizado com o suco de maçã, apenas substituído pelo ácido málico da seguinte maneira: dilua 1 colher (chá) de ácido málico em 1 litro e meio de água em temperatura ambiente e beba no lugar do suco de maçã ao longo do dia.

Dieta: durante os 6 dias de preparação evite comer ou beber alimentos gelados ou congelados, evitando assim, o resfriamento do fígado. Todos os alimentos devem ser quentes ou mornos e a água dever estar em temperatura ambiente. Evite alimentos de origem animal, lacticínios e frituras. Coma normalmente, mas evite comer em demasia.

Evite tomar qualquer medicamento, vitaminas ou suplementos que não sejam absolutamente necessários. É importante não oferecer trabalho extra ao fígado.
No 6º dia: beba 1 litro de suco de maçã (ou ácido málico) durante o período da manhã. Pode começar logo após o acordar. 

Caso sinta fome tome um desjejum leve a base de frutas. Evite açúcar ou outros adoçantes. No almoço coma algumas verduras, legumes e batatas cozidas ao vapor e tempere com pouco sal marinho. 

NÃO coma alimentos protéicos, manteigas ou óleo, pois isto poderá causar mal estar durante a limpeza. 

NÃO coma nem beba (exceto água) após às 13h30, caso contrário está arriscado a expelir alguma pedra antes da hora! Siga exatamente os horários descritos abaixo para obter o maior benefício da descarga hepática.

A Limpeza Propriamente Dita

6º Dia

• 18h: tomar a primeira porção da solução de sal amargo.

• 20h: tomar a segunda porção da solução de sal amargo.

• 21h30: caso ainda não tenha evacuado até esta hora, aplique um pequeno enema de água morna ou soro fisiológico; ele desencadeará uma série de evacuações.

• 21h45: prepare o suco de laranja com limão (3/4 de copo de suco) em proporções iguais.

• Misture o suco com ½ copo (125mL) de azeite de oliva e coloque em um frasco bem tampado.

• Agite-o fortemente por aproximadamente 20 vezes ou até a solução ficar esbranquiçada.

• 22h: permaneça em pé, ao lado da cama (não se sente) e beba a mistura, se possível, sem interrupção (se preferir pode usar um canudo ou beba com o nariz tampado). Se for necessário, tome um pouco de mel entre os goles para ajudar a mistura descer com mais facilidade. 

Não leve mais de 5 minutos para bebê-la (somente pessoas idosas ou convalescentes podem demorar mais que esse tempo). Evite beber água das 21h30 até às 2h da manhã. Nos demais horários você pode beber água sempre que estiver com sede.

• Deite-se imediatamente: isso é essencial para ajudar os cálculos a sair. Apague as luzes e deite-se de barriga para cima, com um ou dois travesseiros para levantar um pouco a cabeça – ela deve ficar em uma altura superior à do abdômen. Se essa posição estiver desconfortável, deite-se sobre o seu lado direito, com as pernas bem dobradas levando os joelhos em direção ao peito. 

Permaneça nessa posição por, pelo menos, 20minutos e não fale! Fique atento ao seu fígado. Você pode sentir a bile saindo e as pedras se movimentando pelos ductos biliares. 

Você não sentirá nenhuma dor, porque o magnésio do sal amargo mantém os ductos biliares abertos e relaxados, e a bile secretada com as pedras mantém os ductos bem lubrificados. Se, durante a noite, tiver necessidade de evacuar, faça-o; verifique se já aparecem algumas pequenas pedras de cor verde ou marrom claro (borrife um pouco de água limpa para visualizar melhor as pedras). 

Pode ser que sinta náuseas durante a noite ou logo nas primeiras horas da manhã. Isto se deve principalmente a uma forte efusão de cálculos biliares e toxinas do fígado e da vesícula que empurram a mistura de azeite de volta para o estômago. As náuseas passarão durante a manhã.

Na Manhã seguinte

• Quando acordar, mas não antes das 6h, tome um copo de água morna e em seguida, beba sua terceira porção da solução de sal amargo. Se tiver sono volte para a cama, embora seja preferível que o corpo fique na posição vertical.

• Observe, após cada evacuação, os cálculos biliares que estiverem boiando sobre a água do vaso sanitário e faça uma estimativa para saber quantos foram expelidos (jogue um pouco de água para melhor visualização). As pedrinhas macias que flutuam são provenientes dos ductos do fígado. 

Observe também, as cores e os tamanhos e anote. Verifique se há alguma pedra no fundo do vaso. As pedras que afundam na água são provenientes da vesícula biliar e, em geral, são bem duras. Você poderá ir recolhendo as pedras e ir guardando em um vidro com tampa e também poderá fotografar a fim de facilitar a contagem do total de cálculos biliares expelidos até o final de todas as limpezas.

• Duas horas após tomar o 3º copo de sal amargo: Beba sua quarta porção da solução de sal amargo.

• Outras duas horas mais tarde: Você pode beber um suco fresco de frutas neste momento e meia hora mais tarde, pode comer uma fruta fresca. Uma hora depois já pode ingerir alimentos sólidos (mas leves). 

No começo da noite ou na manhã seguinte você deve voltar à rotina e começará a sentir os primeiros sinais de melhora. Continue fazendo refeições leves durante os próximos 2 ou 3 dias. Lembre-se, seu fígado e sua vesícula acabaram de passar por uma grande “cirurgia”, ainda que sem os prejudiciais efeitos colaterais.

• Beba água sempre que sentir sede, exceto logo após beber o sal amargo e durante as 2 horas após a ingestão da mistura de azeite.

• No dia seguinte (8º. dia), à noite, antes de dormir e com o estômago vazio, tome 1 colher (sopa) de carvão ativado em pó diluído em um copo de água, ou 5 comprimidos com um copo de água. Isto neutralizará e expelirá com as fezes as toxinas que possam estar sendo liberadas por algum cálculo que eventualmente tenha ficado parado no intestino.

Lembre-se de repetir mensalmente as limpezas até que nas 2 últimas limpezas os cálculos parem de se expelidos. As repetições das limpezas devem ocorrer com intervalos entre 3 e 8 semanas, ou seja, não menos que 3 semanas e não mais que 8 semanas.

Iracema Ayalla – Psicóloga (UEM) e Naturoterapeuta (ISCINA) – Mestre em Fisiologia Humana (UFSC)
Contato: (44) 9851-4221 – iracemaayalla@gmail.com