12 Citações de Ellen White sobre o uso de Jóias e adornos na Bíblia

Citações de Ellen White uso de Jóia biblia

JÓIAS E ADORNOS é um tema bastante polêmico no mundo evangélico, como também na IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

Esse artigo é um conteúdo adaptado do material apresentado pelo Pr. Moisés Batista em 24-02-2002

CITAÇÕES BÍBLICAS


ADORNOS, PINTURA E CONDUTA CRISTÃ

Apresentado pelo Pr. Moisés Batista aos 300 DE HOJE em 24-02-2002


1. Usar traje decente, modesto, não com cabeleira frisada e com ouro, pérolas ou vestuário dispendioso. I Tim. 2:9 e 10.

2. O cristão não deve usar enfeites exteriores, jóias e aparato de vestuário. I Pedro 3:3 e 4.

3. O Senhor repreendeu as filhas de Sião, por usarem anéis, pendentes, braceletes, vestes suntuosas, etc. Isaías 3:18-23.

4. A mulher que simboliza a Igreja apóstata se adorna com ouro, pedras preciosas e pérolas. Apoc. 17:3-6 e 18:16

5. Deus ordenou em Horebe que os filhos de Israel tirassem seus atavios, e não os usassem daí em diante.( No dicionário Aurélio significa: Adorno ou enfeite requintado ou vistoso.)  Exôdo 33: 5 e 6. 

6. Jezabel, que não era convertida usou pintura em volta dos olhos. II Reis 9:30,33.

7. Jerusalém, como quem se adorna com enfeites de ouro e alarga os olhos com pinturas, é condenada por Deus. Jer. 4:30.

8. A infiel mulher de Oseias, símbolo de Israel, se adornou com seus pendentes e jóias. Oseias 2:13

9. Não amar o mundo , nem as coisas do mundo. I João 2:15-17; II Pedro 1:4; Colossenses 3:1. 

10. O crente deve ser diferente dos incrédulos.II Cor. 6:15-18; Romanos 12:2.

11. Como obter formosura e beleza natural? Prov. 15:13; Ecle. 8:1.

12. Aproximar-se de Deus faz resplandecer o rosto. Êxodo 34:29; Lucas 9:29.

13. Jesus nos habilite a sermos bons, virtuosos e obedientes. I João 1:7; I Cor. 10:31.


“E o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo, e todo o vosso espírito e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tes. 5:23

CITAÇÕES DE ELLEN WHITE


Veja aqui um pouco do que Ellen White disse sobre isso:

“Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as Igrejas de Deus.” I Coríntios 11:16

1. “Trajar-se com simplicidade, e abster-se de ostentação de jóias e ornamentos de toda espécie, está em harmonia com nossa fé.” Testemunhos Seletos, Vol 1 pág. 350.

2. “Nas Escrituras é ensinado com clareza que o uso de jóias é contrário à vontade Divina... O uso de ornamentos de jóias é um esforço para atrair a atenção, em desacordo com o esquecimento de si mesmo que o cristão deve manifestar.” Manual da Igreja, pág. 169 Ed. 2001.

3. “O uso de cosméticos comuns contrários ao bom gosto  e aos princípios de modéstia cristã deve ser evitado.” Idem pág. 169.

4. “Que no tocante ao adorno pessoal, colares, brincos, braceletes, anéis com pedras ornamentais, de compromisso e de grau não sejam usados.” Voto 73-252 da Divisão Sul Americana.

5. "Convencer os irmãos a abandonarem a pintura em suas diferentes formas, inclusive das unhas, as vestes que não estejam no quadro moral e da decência segundo a Igreja. Os cristãos não devem enfeitar o corpo com vestidos custosos e adornos preciosos." Mensagens aos Jovens pág. 358 – T. Seletos vol.II págs. 393 e 394.

6. “A linha de separação entre esta classe ( os seguidores de Cristo) e o mundo será demasiado distante para ser confundida.” Mensagens aos Jovens, pág. 394.

7. “Foi-me mostrado a conformidade de alguns professos observadores do Sábado para com o mundo. Oh! Vi que era uma desgraça à sua profissão, uma desgraça  à causa de Deus. Desmentem sua profissão, julgam que não são como o mundo, mas dele tanto se aproximam no vestuário, na conversação ou nos atos que não há diferença.” Mensagens aos Jovens, pág. 127.

8. “Os não consagrados adeptos da religião, os amantes do mundo são uma das mais sérias causas da fraqueza na Igreja de Cristo.” Mensagens aos Jovens, pág. 357.

9. “Tal loucura, com relação as instáveis modas modernas, deve suscitar um exército de reformadores que assumam a devida atitude em favor do vestuário simples.”  Mensagens aos Jovens, pág. 359.

10. “A obediência à moda está prevalecendo na Igreja... e fazendo mais do que qualquer outro poder para separar nosso povo de Deus.”  Testemunhos, vol. 4 pág. 647

12 “Não se vestem como a multidão do caminho largo, nem falam como eles, nem agem como eles.”     Mensagens aos Jovens, pág. 126.

13  “A simplicidade no vestuário dará realce a uma senhora sensata... Quão encantadora, quão interessante é a simplicidade no vestir, a qual na graça se pode comparar às flores do campo.” Mensagens aos Jovens, pág. 353.

14  Embora reconheçamos diferenças culturais, nosso vestuário deve ser simples, modesto e de bom gosto, apropriado àqueles cuja verdadeira beleza não consiste no adorno exterior, mas no ornamento imperecível de um espírito manso e tranqüilo. Manual da Igreja, pág. 36

15 “Queridos jovens, vossa disposição para vestir-vos conforme a moda, usando para satisfazer a vaidade, rendas, ouro e coisas artificiais, não recomenda aos outros a religião nem a verdade que professais. As pessoas descrentes considerarão vosso desejo de vos enfeitardes como prova de que possuís mente débil e coração vaidoso, o vestido simples e despretensioso será uma recomendação para minhas jovens irmãs.”  Mensagens aos Jovens, pág. 348


- O Uso de Jóias na Bíblia - eBook