10 Provas Bíblicas que o inferno não existe

o inferno nao existe

A crença na existência de um inferno de fogo criado por Deus para queimar os ímpios eternamente como pagamento por seus pecados é muito difundida nas igrejas evangélicas da atualidade.

Apesar de ser um ensinamento popular e até pré programado na mente da maiorias das pessoas, ele é falso.

A Bíblia ensina que Deus aniquilará os ímpios, o que é chamado no apocalipse de 'segunda morte'.

O inferno é um complemento à doutrina da imortalidade da alma, outra heresia que precisa ser exposta.


O QUE É O INFERNO NA TRADIÇÃO?



Segundo o que se prega no espiritismo, quando a pessoa morre a alma se 'desprende' do corpo e reencarna, isso pode ocorrer até completarem-se o número de 5 reencarnações, quando o indivíduo atinge o estágio da divindade.

Essa é a crença base que dá origem ao pensamento católico relativo ao purgatório, que por sua vez está associado à recompensa dos justos após a morte.

Em cerimônias fúnebres cristãs muitos se confortam dizendo que a pessoa falecida já está com Deus por que era boa e ajudava o próximo, mas isso também é falso.


O QUE É O INFERNO NA BÍBLIA?



Ninguém vai ao céu ou ao inferno imediatamente por ocasião da morte. Os mortos descansam no pó da terra até à ressurreição, onde então será definido quem irá para o céu e quem irá para o lago de fogo, isso é o que a Bíblia ensina e que você poderá constatar lendo as informações abaixo.

O TERMO 'INFERNO' APARECE 9 VEZES NO AT E 20 NO NT

inferno na biblia


VAMOS ENTÃO ÀS 10 PROVAS QUE O INFERNO NÃO EXISTE

Esse artigo está organizado em tópicos, mas aqui você também pode acessar o vídeo:


SLIDES


Baixe aqui os slides dessa pregação em Power point:

1 - HADES / SHEOL


Significa 'Sepultara', que é o mesmo termo 'Sheol' do hebraico. 

Já 'Inferno' vem do latim 'inferi' que significa: região inferior.

VEJA NA BÍBLIA

'Os perversos serão lançados no inferno [Sheol], e todas as nações que se esquecem de Deus'. (Salmos 9:17)

Veja também:

'Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo [Sheol], lá estás também'. (Salmos 139:8) Ver versão corrigida. 

Na versão corrigida `abismo` ai é traduzido por `inferno`, isso é interessante por que na mesma versão é dito que Jonas gritou do `ventre do inferno`:

'E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno [Sheol] gritei, e tu ouviste a minha voz.' (Jonas 2:2) Versão corrigida. 

Novo Testamento

'Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno [hades] não prevalecerão contra ela.' (Mateus 16:18) 

As `portas do inferno` aqui se refere a sepultura, ou seja, a primeira morte.

Jesus asseverou que por mais que o inimigo abrisse as portas da sepultura para matar cristãos, ele não conseguiria aniquilar totalmente a igreja de Deus. 

2 - GEENNA


Palavra grega captada do termo hebraico 'ge-hinom' uma figura representativa do vale dos filhos de hinom. (2 Re 23:10)

VEJA GEENNA NA BÍBLIA


'Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno [geenna] tanto a alma como o corpo'. (Mateus 10:28)


Não morre...


'E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno [geenna], onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga' [expressão idiomática]. (Marcos 9:47,48)


Enquanto `Hades' e 'Sheol` referem-se a primeira morte no sentido de sepultura, Geena liga-se ao significado da segunda morte, que como veremos mais abaixo é o lago de fogo.

EXPRESSÃO IDIOMÁTICA (EI)


A Bíblia usa algumas expressões idiomáticas quando cita o contexto da segunda morte para o termo geena.

São elas:

geena biblia
__

NÃO SE APAGARÁ (Expressão Idiomática)

'Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar [Jerusalém], sobre os homens e sobre os animais, sobre as árvores do campo e sobre os frutos da terra; arderá e não se apagará'. (Jeremias 7:20)

Cumprimento:

'Queimaram a Casa de Deus e derribaram os muros de Jerusalém; todos os seus palácios queimaram, destruindo também todos os seus preciosos objetos. ( )... para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias'. (2 Cro 36:19-21)

Aqui percebe-se que o fogo que `não se apagará` era uma expressão, hiperbólica semelhante na língua portuguesa ao fato de em algumas culturas as pessoas que esperam muito dizerem que `morreram de esperar`, por exemplo.

O FOGO ETERNO (Expressão Idiomática)

'Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno'. (Mateus 18:8)

E também...

'Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.' (Mateus 25:41)

'Fogo eterno' tem o mesmo sentido hiperbólico, o fator eterno de fato, será o resultado. 

O CASTIGO ETERNO (Expressão Idiomática)

'E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.' (Mateus 25:46)

A palavra traduzida por `castigo` aqui tem sentido de penalidade, punição.

A punição dos ímpios terá resultados eternos, mas o sofrimento será tão passageiro como é a existência humana.

ETERNO É O RESULTADO

A VIDA ETERNA é exatamente o oposto de MORTE ETERNA.

O CASTIGO NÃO PODE SER ETERNO POR QUE O SER HUMANO NÃO É ETERNO.

COMO SODOMA E GOMORRA


'Como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.' (Judas 1:7)
Elas não estão queimando até hoje.

O livro de Hebreus traz o conceito de eterna redenção, veja:

'Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.' (Hebreus 9:12)

Cristo obteve nossa redenção morrendo uma vez, ou tendo que morrer eternamente?

Da mesma forma que ele morreu 1 vez e essa morte nos produziu redenção eterna, assim o castigo dos ímpios ocorrerá uma vez, igualmente com consequências eternas.

SÉCULOS DOS SÉCULOS (Expressão Idiomática)

Essa expressão aparece 20 vezes na Bíblia, todas no NT e 13 só no Apocalipse.


'O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.' (Apocalipse 20:10)


É um termo que bem poderia ser traduzido como 'PARA SEMPRE'.

Mas vejamos como o 'PARA SEMPRE' na Bíblia, nem sempre significa eternamente.

FURANDO A ORELHA

Quando o escravo completava 7 anos de serviço em Israel, ele deveria ser solto. Mas caso desejasse continuar servindo ao seu Senhor voluntariamente, então era submetido ao seguinte procedimento:

'Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.' (Êxodo 21:6)

Observe aqui que 'Para Sempre' dizia respeito ao período em que ele vivesse.

ANA E SAMUEL

Quando estava para entregar Samuel no templo conforme prometera a Deus, Ana afirmou que ele ficaria ali `Para Sempre`, veja:

'Ana, porém, não subiu e disse a seu marido: Quando for o menino desmamado, levá-lo-ei para ser apresentado perante o SENHOR e para lá ficar para sempre.' (1 Samuel 1:22)

Nem Samuel, nem o templo onde ele foi entregue existem mais hoje, com isso percebe-se que `para sempre` ali tem um sentido transitório.

Essa expressão do Apocalipse é emprestada de Isaías, veja:

'Porque será o dia da vingança do SENHOR, ano de retribuições pela causa de Sião. Os ribeiros de Edom se transformarão em piche, e o seu pó, em enxofre; a sua terra se tornará em piche ardente. Nem de noite nem de dia se apagará; subirá para sempre a sua fumaça; de geração em geração será assolada, e para todo o sempre ninguém passará por ela...'

Aqui é dito que o fogo `não se apagará', no entanto, se apagou. Tanto que logo depois é dito que"

...Mas o pelicano e o ouriço a possuirão; o bufo e o corvo habitarão nela... será uma habitação de chacais e morada de avestruzes. As feras do deserto se encontrarão com as hienas, e os sátiros clamarão uns para os outros ...

e...

...Aninhar-se-á ali a coruja, e porá os seus ovos, e os chocará, e na sombra abrigará os seus filhotes; também ali os abutres se ajuntarão, um com o outro' (Is 34:8-17)

Num lugar onde o fogo não se apaga e a fumaça sobre `para sempre` isso seria inviável, concorda?

O LAGO DE FOGO

'E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.' (Apocalipse 20:15)

SEGUNDA MORTE

'Então, a morte e o inferno [Hades] foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.' (Apocalipse 20:14)

RESUMINDO

Basicamente podemos dizer que a Bíblia apresenta 2 conceitos de 'inferno':

1 - Sepultura ou abismo que define a 1ª morte;

2 - Geena ou lago de fogo, punição que ocorrerá no julgamento final e será a 2ª morte.

4 - DEUS É AMOR


'Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor'. (1 João 4:8)

VER TAMBÉM 1 COR. 13

PERGUNTA: VOCÊ É AMOR? Certamente que não.

Se eu e você, que não somos amor jamais teríamos coragem de condenar alguém ao inferno, imagine Deus que É AMOR?

DEUS É JUSTIÇA

CONDENAR ALGUÉM AO INFERNO NÃO SERIA JUSTIÇA

Na Bíblia existe a lei da retaliação, onde Moisés preceituou que a punição deveria ser OLHO POR OLHO.

Para ser o máximo razoável digamos que alguém poderia sofrer pelo mesmo tempo de vida que pecou contra Deus, por exemplo: 50 anos de pecado = 50 anos queimando, mas isso já seria um tanto cruel.

Imagine alguém pagar `ETERNAMENTE' por causa de um período 'LIMITADO' de pecado? Isso seria extremamente DESPROPORCIONAL.

VEJA NA BÍBLIA

'Edificaram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem a seus filhos e a suas filhas; o que nunca ordenei, nem me passou pela mente'. (Jeremias 7:31)

Se a ideia de seres humanos queimarem outros 'NUNCA PASSOU` pela mente de Deus, imagine a de ele mesmo queimar seus filhos eternamente? 

Só mesmo uma mente doente ou iludida pode conceber isso.


5 - OS PECADORES SERÃO DESTRUÍDOS



'Quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder'. (2 Tes 1:9)

FORAM CONSUMIDOS

Falando acerca do conflito final do Diabo e o ímpios contra Deus , João viu que eles:

'Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.' (Ap 20:9)

NEM RAIZ NEM RAMO

'Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.' (Ml 4:1)

No juízo final Deus não deixará nenhuma vestígio de pecado ou pecadores a trazer a memória do mal perante o universo, será aniquilada a raiz do pecado, que é o diabo, e os ramos, que são os ímpios.

6 - A ALMA MORRE


'Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá'. (Ez 18:4)

Veja mais sobre isso aqui 👉 17 Provas que a alma NÃO é eterna

NO JARDIM DO ÉDEN

'Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.' (Gn 3:22) 

Aqui fica claro que a imortalidade humana está condicionada ao fruto da árvore da vida.

7 - SÓ DEUS É ETERNO


'O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!'. (1 Timóteo 6:16)

Imortalidade inerente só tem aquele que nunca nasceu e que nunca morre.   

A imortalidade humana é condicional ao comer o fruto da arvore da vida, mas o ser humano nasceu.

8 - O RICO E LÁZARO É UMA PARÁBOLA


A parábola do rico e Lázaro é a passagem bíblica que mais perto apresenta o quadro de um inferno de tormento, porém é uma alegoria. 

Veja por que...

RESPONDA:   

1 - O que o rico fez de mal para ir para o inferno?

2 - O que Lázaro fez de bom para ir para o céu?

3 - O céu é o seio de Abraão?

4 - Por que a alma do rico tinha corpo?

5 - Se o pobre foi para o céu após a morte por que Cristo afirma que virá ressuscitar os justos? (Jo 5:39)

Essas simples perguntas não são fáceis de responder, veja aqui 👉 Explicação da parábola do rico e lázaro

NO CÉU NÃO HAVERÁ LEMBRANÇA DO MAL

“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” (Isaías 65:17)

NO CÉU NÃO HAVERÁ CHORO


“Ali não haverá choro, nem dor, nem morte, nem qualquer maldição”  (Ap. 21:4 e 22:3)


Como alguém ficaria feliz no céu sabendo que tem um parente ou filho queimando no inferno, o que essa pessoa pensaria de Deus?

9 ADÃO E EVA


Em Gênesis 2:16-17. E 3:19, a punição que Adão e Eva receberam por quebrar as instruções de Deus e comer do fruto proibido não foi a ameaça do fogo do inferno, mas sim uma promessa de que morreriam, "porquanto és pó e ao pó voltarás." 

PERGUNTA:

Se Adão e Eva estavam em risco de serem atormentados para sempre, não teriam sido avisados?

Será que Deus mentiu ao dizer-lhes que eles estavam indo de volta ao pó, por que ele ia mesmo era tortura-los no inferno?

10 O 'INFERNO’ É A TERRA   


'Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta'. (Ap 12:12)

CITAÇÃO

'É o constante esforço de Satanás representar falsamente o caráter de Deus, a natureza do pecado e os resultados finais em jogo no grande conflito. Seus sofismas ... procuram acariciar falsas concepções acerca de Deus, de maneira que o considerem com temor e ódio, em vez de amor. 

... A crueldade inerente ao seu próprio caráter é atribuída ao Criador; aparece incorporada aos vários sistemas de religião e expressa nas diversas formas de culto. Sucede assim que a mente dos homens é cegada e Satanás deles se aproveita como agentes para guerrear contra Deus'. (EGW - GC 569)

A PUNIÇÃO SERÁ PROPORCIONAL

'Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza. E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras'. (Mt 11:21,22)

A PUNIÇÃO SERÁ PROPORCIONAL

'Alguns são destruídos em um momento, enquanto outros sofrem muitos dias. Todos são punidos segundo as suas ações. Tendo sido os pecados dos justos transferidos para Satanás, tem ele de sofrer não somente pela sua própria rebelião, mas por todos os pecados que fez o povo de Deus cometer... 

...Seu castigo deve ser muito maior do que o daqueles a quem enganou. Depois que perecerem os que pelos seus enganos caíram, deve ele ainda viver e sofrer. Nas chamas purificadoras os ímpios são finalmente destruídos, raiz e ramos - Satanás a raiz, seus seguidores os ramos'. (EGW - GC 673)

O diabo deverá pagar não pelos pecados dos salvos, mas pela parte que ele desempenhou nesses pecados, instigando-os. Por isso sua punição será bem maior que a de qualquer outro ser, tendo em vista que quase todo pecado é instigado por ele.

O que achou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários.