Dízimo atrasado, como devolver?

Tags

dizimo atrasado

Em primeiro lugar deve fazer o possível para restituir todo o atrasado. Caso não consiga, deve ficar bem claro que, apesar de seus esforços e de sua fé, realmente nunca poderá devolver a quantia retida, seja total ou parcialmente.

Por último, com um coração contrito e cheio de arrependimento, deve pedir ao Senhor que o perdoe e lhe dê renovadas forças para não atrasar novamente na devolução de algo que não lhe pertence.




CITAÇÃO



“Se tiverdes recusado lidar honestamente com Deus, eu vos suplico que penseis em vossa deficiência, e, sendo possível, façais a restituição. Caso não seja possível fazê-lo, com humilde arrependimento orai para que Deus vos perdoe, por amor de Cristo, a grande dívida”. (CM, 100).

Se tiver recursos econômicos, pode fazer o seguinte, de acordo com o conselho de Ellen G. White em Conselhos Sobre Mordomia, págs. 95 e 96:

1. Calcular o montante de todos os dízimos atrasados com as correções pela inflação que sejam necessárias, escrevendo-os em uma folha de papel e fazendo sua decisão de devolver tudo de uma vez ou em partes conforme Deus o haja abençoado.

2. Uma promessa formal por escrito diante da tesouraria da igreja. Assinar, colocar a data e entregar ao pastor da igreja:

Pelas bênçãos recebidas no passado, prometo devolver meus dízimos atrasados que somam __________________________________________________________

(  ) Pagarei em _______ mensalidades.             (  ) Pagarei de uma só vez.

Nome:_________________________________

Endereço:______________________________

Data: ___________________

Se deixarmos de devolvê-lo, nossa adoração é prejudicada e, além disso, somos considerados "ladrões": "Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas." Malaquias 3:8. (se temos coragem de roubar ao Eterno e Criador do Universo, não é difícil o fazermos em relação a uma criatura mortal). 

Porém, isto não significa que Deus não possa perdoar-nos e dar-nos uma nova chance. Ele tem "prazer na misericórdia" (Miqueias 7:18) e é de Seu interesse que todos os seus filhos, por mais pecadores que sejam, tornem-se puros pelos méritos de Cristo e recomecem sua vida. Além disso, Seu perdão é gratuito, única e exclusivamente pelos méritos de Jesus na cruz do calvário (Romanos 3:24). 

No caso de uma pessoa que está devendo uma "fortuna" de dízimos, há duas coisas que ela deve fazer: 

(1) fazer um plano de restituição, pelo menos parte (apenas se acontecer de não mais lembrar o quanto deve a Deus) 

(2) confessar seu pecado ao Pai em sincero arrependimento e nunca mais cometer o mesmo erro. 

Certo é que a Bíblia não apoia a interrupção de nossa adoração a Deus porque temos dívidas. Quando isto acontece, precisamos reavaliar nossos gastos (ver se não estamos gastando mais do que ganhamos) e continuar em nossa adoração a Deus com fé. 

Tenho plena convicção de que a pessoa que deixa de devolver o dízimo por causa de "dificuldades financeiras" piora ainda mais sua situação por interromper o canal de bênçãos que havia entre ela e Deus. 

Se tivesse continuado, não teria ficado tão endividada, pois a promessa do Senhor é abençoar abundantemente aquele que fielmente devolve os dízimos e ofertas conquanto tenhamos errado no passado, jamais nos esqueçamos de que nosso Pai Celeste é o "Deus Das Novas Oportunidades".