Como saber se minha igreja está sendo honesta nos dízimos e ofertas?

Tags

dizimos igrejas desonestas

Saber se a igreja a qual pertence está utilizando o dinheiro do dízimo e das ofertas de uma forma conveniente é uma tarefa um pouco difícil para os fiéis. Mas você pode seguir alguns passos, a fim de encontrar sua resposta:

Analise o comportamento dos líderes de sua igreja - Cristo disse: “pelos frutos os conhecereis” (Mateus 7:20), e esta é uma das formas mais eficazes de saber se alguém é verdadeiramente cristão ou não. Deus não necessita de dinheiro, pois todas as coisas são dEle. 

O Senhor deseja que dando nossas ofertas, tenhamos um espírito de gratidão e não que sejamos forçados a fazer isso. 

INVESTIGUE


Pesquise como o dinheiro é gasto – Algumas igrejas exibem relatórios da utilização do dinheiro arrecadado. Se você desconfia que sua igreja recebe muitos donativos, mas não vai para frente, saiba que este pode ser (não necessariamente) um indicativo de que o dinheiro está sendo usado de forma indevida. 
 
É importante ter consciência de que o dinheiro que você tem dado não é para o pastor, ancião, sacerdote, etc; mas para Deus. O Senhor deseja que você seja fiel a Ele, não por necessidade dEle, mas por que o ama; o amor deve motivar-lhe à fidelidade. 

Nosso coração é egoísta por natureza, e quando somos generosos para com Deus e nossos semelhantes, estamos desenvolvendo um espírito cada vez mais bondoso. 

Muitas das vezes não há como saber com certeza para onde irá o dinheiro do dízimo, ou das ofertas; o importante é que ao devolvê-lo, façamos de coração, “como para o Senhor e não para homens”, com a certeza de que quem irá nos recompensar é Deus. (Colossenses 3:23).

Caso você tenha dado o dízimo a uma igreja que desonestamente o tenha usado, não se preocupe achando que Deus irá cobrar de você. A sua bênção irá receber do Senhor, pois a questão do dizimar e ofertar é algo pessoal; já o pastor desonesto, terá de dar contas no dia do acerto final entre Deus e os seres humanos.

Apenas no momento em que descobrirmos que nossos dízimos estão sendo utilizados de forma ilícita, pesará sobre nós a responsabilidade de tomar uma atitude correta, ou seja, informar à liderança da igreja para que tome as devidas providências.