Estudo da tipologia das escrituras na marca da besta

tipologia biblica

A Bíblia apresenta histórias que possuem significado além do que é mostrado em uma primeira leitura contextual. Muitas passagens bíblicas ilustram outros episódios que ocorreram depois no relato bíblico e outros ainda haverão de se cumprir no futuro.

Por exemplo, em Mateus 24 os discípulos perguntaram:

"... Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século". (Mt 24:3)


TIPOLOGIA BÍBLICA


Hoje nós sabemos que Jesus respondeu descrevendo uma série de fatos que ocorreriam tanto na destruição de Jerusalém no ano 70 A.D como também ão de ocorrer na sua 2ª vinda.

Ou seja, muitos eventos ocorridos na destruição de Jerusalém eram tipológicos do que vai ocorrer na 2ª vinda de Cristo, por exemplo:

Sinais no céu;

Falsos cristos e falsos profetas;

Fuga para os montes;

Ai das grávidas;

Entre outros...

Esse análise é chamada de tipologia bíblica, quando fatos e personagens do passado exemplificam eventos futuros.

Elias e Eliseu eram um tipo de Moisés e Josué, que por sua vez eram um tipo de João Batista e Jesus. (Ml 4)

A maior parte das figuras do antigo testamento eram um tipo de Cristo:

O altar de holocausto era um tipo da cruz;

A mesa com os pães era um tipo de Cristo, o pão da vida (Jo 6:35);

O candelabro era um tipo de Cristo, a luz do mundo (Jo 8:12);

Melquisedeque era um tipo de Cristo, o sumo sacerdote eterno (Hb 7:17);

E tantos outros.


TIPOLOGIA DA MARCA DA BESTA


Existe uma análise não oficial do significado da história da morte de João Batista e seu cumprimento tipológico na aprovação do decreto dominical ou possível decreto de morte, evento a ocorrer nos Estados Unidos da América, esse segundo depois do fechamento da porta da graça.

"Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes. Pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe o que pedisse. Então, ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Batista.
Entristeceu-se o rei, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, determinou que lha dessem; e deu ordens e decapitou a João no cárcere.
Foi trazida a cabeça num prato e dada à jovem, que a levou a sua mãe. Então, vieram os seus discípulos, levaram o corpo e o sepultaram; depois, foram e o anunciaram a Jesus." (Mt 14:6-12)

Na profecia identificam-se os símbolos:

Dragão: Espiritualismo

Besta do mar: Romanismo

Besta da terra: EUA

Falso profeta: Protestantismo apóstata

Imagem da besta: Modelo de governo romanista

Na história da morte de João Batista, Herodes representa o presidente americano (Ou o congresso), João Batista é como se fosse o povo de Deus, os 144 mil. Herodias é a representação do poder papal romanista e Salomé sua filha, o protestantismo que exerce influencia no congresso americano.

Os que estavam com Herodes à mesa representam os partidários que insistem na união igreja/estado, e o dia natalício pode significar o dia da independência ou outra data comemorativa de significado para os americanos.

O presidente americano assinará a lei dominical (Ou decreto de morte) com tristeza assim como Herodes, mediante a influência da bancada evangélica, que por sua vez consultará o papa sobre que pedido fazer. E por causa de juramento ou subserviência aos presentes, ele se submeterá.

O que acha dessa interpretação?