Princípios de Temperança na Bíblia

Princípios de Temperança na Bíblia

1. O que devemos apresentar em sacrifício vivo? 

R.: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Romanos 12:1 

Paulo divinamente inspirado solicita com santa veemência e humildade, para que todos os cristãos apresentem os seus corpos físicos num sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. E acrescenta que isto representa o culto racional que os cristãos podem ofertar a Deus. 




Por sacrifício vivo Paulo quer dizer que devemos oferecer completamente o nosso corpo a Deus, mas em perfeitas condições de saúde física, mental e espiritual. Por sacrifício santo Paulo quer dizer que devemos ofertar o nosso corpo a Deus totalmente consagrado, dedicado às coisas religiosas, e cuja vida individual do crente venha sempre se pautar unicamente pelos princípios bíblicos. 

“Santifica-os na verdade: a tua Palavra é a verdade” (João 17:17). 

Por sacrifício agradável Paulo quer dizer que devemos oferecer o nosso corpo a Deus de forma voluntária, e também que seja do agrado e prazer de Deus. Procedendo desta maneira, estamos agindo com a razão em perfeita conformidade com a vontade de Deus, e isto caracteriza o nosso culto racional. 

2. O que é o vosso corpo? E a quem pertence? 

R.: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo; e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. I Coríntios 6:19-20

A Bíblia Sagrada ensina que o nosso corpo é um templo sagrado, onde o Espírito Santo proveniente de Deus encontra Sua habitação. De forma que não pertencemos a nós mesmos, mas exclusivamente a Deus, que nos criou e nos resgatou da morte eterna. 

Como cristãos fomos todos comprados e resgatados por um preço altíssimo. Esse preço foi o precioso sangue de Jesus Cristo (I Pedro 1:18-19). E agora que fomos comprados por Deus pelo sangue de Jesus, devemos procurar com toda diligência, força, inteligência e coração glorificar a Deus em nosso corpo e em nossa mente, os quais pertencem unicamente a Deus. 

Para mantermos o nosso corpo como o templo de habitação do Espírito Santo, devemos a todo custo procurar conservar a nossa saúde física, mental e espiritual. Deus sempre esteve interessado no bem estar do homem. Note a expressão afetuosa do apóstolo João para com os filhos de Deus: 

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma”. (III João 2). 

Jesus Cristo gastou grande parte do Seu ministério curando os enfermos. Muitas doenças são resultados da intemperança no beber e no comer. 

BEBIDAS ALCOÓLICAS 


3. O que diz a Bíblia sobre o vinho? 

R.: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio”. Provérbios 20:1 

A Bíblia Sagrada diz que devemos apresentar o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. E como devemos glorificar a Deus em nosso corpo e em nosso espírito, então fica claro que devemos evitar com todas a nossas forças de errar do bom caminho da sobriedade e da temperança, para entrar no caminho do vício e da bebida alcoólica. 

Sabidamente, o vinho por ser uma bebida escarnecedora leva aquele que nele se envolver ao ridículo, à zombaria e ao menosprezo de seus semelhantes. A bebida de alto teor alcoólico por ser alvoroçadora, tem sido para aquele que nela se envolve causa de agitação de espírito, confusão mental, tumulto, inquietação e gritaria. 

Aquele que se envolver com o vinho ou bebidas fortes nunca será sábio, mas verdadeiramente um tolo. A este bem cabe o provérbio que diz: 

“O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas dos tolos”. (Provérbios 26:3). 

As Sagradas Escrituras dizem que “a incontinência, e o vinho, e o mosto tiram a inteligência”. (Oséias 4:11). Mesmo em doses moderadas a ação do álcool sobre o corpo humano é extremamente prejudicial. 

Em longo prazo causa a destruição da memória, prejudica o bom funcionamento do sistema nervoso, descontrola a função do coração, dificulta a circulação do sangue, destrói o fígado e causa graves danos ao aparelho digestivo. 

“O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne”. (Provérbios 11:17). 

Então se pergunta: como o seu corpo poderá se tornar o templo do Espírito Santo, se você o contamina pela ação das bebidas alcoólicas? Como você poderá apresentar o seu corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, se você o intoxica e o destrói com bebidas alcoólicas? Como você poderá prestará um culto racional a Deus estando com a mente perturbada e obscurecida pela bebida alcoólica? 

4. Para quem são os sofrimentos? 

R.: “Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada”. Provérbios 23:29-30 

Com o decorrer do tempo o bêbado passa a ser um verdadeiro trapo nas mãos das bebidas alcoólicas. Elas causam vários tipos de sofrimentos irreparáveis, tais como: tristezas, desgostos, remorsos, brigas, discussões, descontentamento, lamentação, reclamações, acidentes, assassinatos, feridas, cortes, pancadas, doenças, miséria, lares desfeitos e olhos vermelhos. 

Eis a recompensa do bêbado, que além de perder o respeito próprio e de seus semelhantes, também acaba desonrando a Deus em seu corpo e espírito, cometendo vários tipos de atrocidades. Aquele que se enreda pelos caminhos do álcool está destruindo o templo do Espírito Santo que é o seu corpo. 

E isso desagrada profundamente a Deus. Pense nas seguintes palavras de Paulo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm: todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. (I Coríntios 10:23). 

5. O que os bêbados não herdarão? 

R.: “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. I Coríntios 6:10 

O vício da bebida alcoólica se tornou tão comum no mundo moderno que muitas pessoas consideram a bebida em pouca conta. Mas o Espírito Santo relacionou os bêbados entre os piores pecadores, ao classificá-los entre os devassos, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, maldizentes e roubadores. 

O Espírito Santo ainda diz claramente que os bêbados de maneira alguma vão herdar o reino de Deus. Em outras palavras, os bêbados não alcançarão a salvação provida por Cristo na cruz do Calvário. Aquele que estão envolvidos com a bebida alcoólica ainda está vivendo na carne. 

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5:19-21). 

A pessoa que bebe não possui nenhum controle sobre a sua própria mente. Muitos crimes imorais como, por exemplo: adultérios, estupros, brigas, acidentes, suspeitas ruins, assassinatos são cometidos por pessoas decentes que se embebedaram. E, segundo as pesquisas indicam, essas pessoas jamais teriam cometido tais crimes se estivessem sóbrias. 

SOBRE OS ALIMENTOS 


6. Que duas características identificam os animais que servem de alimento? Quais são os exemplos de animais imundos? 

R.: “Todo o animal que tem unhas fendidas, que tem a unha dividida em duas, que remói, entre os animais, isso comereis. Porém estes não comereis, do que somente remoem, ou que têm a unha fendida: O camelo, e a lebre, e o coelho, porque remoem mas não tem a unha fendida: imundos vos serão. Nem o porco, porque tem unhas fendidas mas não remói; imundo vos será: não comereis da carne destes, e não tocareis no seu cadáver”. Deuteronômio 14:6-8 

Como o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, devemos evitar comer os alimentos cárneos tidos por Deus como imundos. 

A carne que Deus autorizou o homem a comer deve provir do animal que preencha dois requisitos básicos: deve apresentar casco fendido, e também remoer aquilo que ingeriu. Preenchidos esses dois requisitos sua carne está liberada por Deus para consumo humano. 

Se faltar um desses requisitos não serve como alimento. Observe que as edições da Bíblia Sagrada mais antigas falam em “remoer” e não em “ruminar”. Nos dias de hoje essas duas palavras podem parecer sinônimos para alguns, mas não o são. A palavra “remoer” significa “moer de novo”. 

Na Bíblia o ato de remoer os alimentos é realizado por dois grupos distintos de animais, a saber: “remoedores ruminantes” e “remoedores não ruminantes”. 

O primeiro grupo de remoedores é representado pelos animais “ruminantes”, que tornam a mastigar os alimentos a partir do estômago (rúmen) para a boca, tais como boi, ovelhas, cordeiros, carneiros, cabras etc. O segundo grupo de remoedores é representado pelos animais não ruminantes, que tornam a mastigar os alimentos a partir das próprias fezes. 

Os coelhos e as lebres são remoedores não ruminantes, que para compensar a deficiência na absorção de nutrientes digeridos pelos microorganismos de seus intestinos, passam a ingerir suas próprias fezes (coprofagia). Com isso as fezes desses animais – composta por detritos ou material cecal – ao ser ingerida passa pelo estômago e intestino delgado, ocasião em que os nutrientes são mais eficazmente absorvidos. 

Na época de Moisés a palavra “remoer” não correspondia ao significado moderno que serve para classificar apenas os animais ruminantes. Na verdade a palavra “remoer” vai além do significado estrito da palavra “ruminar”, incluindo também a remastigação dos alimentos ingeridos, a partir das próprias fezes.

 Se o animal não apresentar simultaneamente esses dois requisitos (remoer e casco fendido) ele é considerado imundo. Destarte, se o animal apresentar apenas o casco fendido e não remoer, ele deve ser tido como imundo e não serve para a alimentação. 

E, se o animal apenas remoer e não apresentar casco fendido, também não serve como alimento e deve ser considerado como imundo ao homem. Desse modo, o camelo, o cavalo, a lebre e o coelho não servem como alimentos, pois muito embora remoam os alimentos, não possuem o casco dividido. 

A carne de porco também é tida como imunda. Portanto, está proibida divinamente para servir de alimento, pois o porco embora tenha o casco fendido, ele não remói os alimentos que come. A distinção entre os animais limpos e imundos é tão antiga como o próprio mundo. Ela já existia na época de Noé (Gênesis 7:2). 

Portanto, essa distinção foi estabelecida muito antes da própria existência de qualquer judeu na face da Terra. Trata-se de um princípio de saúde, não tendo nenhuma relação com a lei cerimonial dos judeus. Isso fornece uma forte evidência que essa distinção divina nunca foi abolida, e que continua vigorando até mesmo nos dias de hoje em benefício da saúde dos filhos de Deus. 

7. Que duas características identificam os peixes que servem de alimentos? 

R.: “Isto comereis de tudo o que há nas águas: Tudo o que tem barbatanas e escamas comereis. Mas tudo o que não tiver barbatanas nem escamas não o comereis: imundo vos será”. Deuteronômio 14: 9-10 

Quanto aos frutos do mar, o homem foi autorizado por Deus a comer apenas aqueles que apresentam duas características básicas: devem apresentar barbatanas e escamas. Se preencher esses dois requisitos eles servem de alimentos para o ser humano. 

As barbatanas são os órgãos que permitem que os peixes se movam na água, são conhecidos como nadadeiras. Escamas são lâminas que cobrem o corpo de peixes e répteis. 

“Tudo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação”. (Levítico 11:12). 

Se o fruto do mar não apresentar barbatanas e nem escamas é considerado por Deus como imundo e não deve ser empregado na alimentação do homem. Entre estes estão o camarão, as ostras, os caranguejos etc. Se fruto do mar apresentar apenas barbatana e não apresentar escamas deve ser considerado como imundo, e por orientação divina não serve como alimento. 

Entre estes estão todos peixes de couro, tais como o tubarão, atum, cação etc. Se apresentar apenas escamas e não possuir barbatana também deve ser considerado imundo e não serve de alimento ao homem, tais como as cobras que apresentam escamas, mas não possuem barbatanas. 

8. Que tipo de ave você pode comer, e qual você não pode comer? 

R.: “Toda a ave limpa comereis. Porém estas são as de que não comereis: A águia, e o quebrantosso, e o xofrango. E o abutre, e a pega, e o milhano, segundo a sua espécie. E todo o corvo segundo a sua espécie. E o avestruz, e o mocho, e o cuco, e o gavião, segundo a sua espécie. E o bufo, e a coruja, e a gralha. E o cisne, e o pelicano, e o corvo-marinho. E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego”. Deuteronômio 14: 11-18 

Com relação às aves, todas podem ser empregadas como alimento pelo ser humano, com exceção das aves de rapina e aves marinhas com suas respectivas espécies. A título de ilustração, a Bíblia Sagrada apresenta a seguinte lista exemplificativa: águia, urubus, águias marinhas, açores, falcões, corvos, avestruzes, corujas, gaivotas, gaviões, mochos, íbis, gralhas, pelicanos, abutres, corvos marinhos, cegonhas, garças, poupas, morcegos. 

9. O que não serve como alimento? 

R.: “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis. Porém pode usar-se da gordura do corpo morto, e da gordura do dilacerado, para toda a obra, mas de nenhuma maneira a comereis”. Levítico 7: 23-24 

Visando o bem estar da saúde física, mental e espiritual daqueles que creem em Sua Palavra, Deus proibiu terminantemente que Seu povo comesse da gordura de qualquer tipo de animal, seja ele limpo ou imundo. Todavia liberou a gordura de qualquer animal para fabricação de graxa, vela, sabão, ou qualquer outra obra, onde a gordura animal possa ser empregada. 

Mas de modo algum poderia servir de alimento para qualquer ser vivo, pois resulta em colesterol, entupimento das artérias, a conhecida arteriosclerose. 

10. O que foi proibido por Deus como alimento? 

R.: “E nenhum sangue comereis em qualquer das vossas habitações, quer de aves quer de gado”. Levítico 7:26 

Também visando o bem estar físico, mental e social do homem, Deus proibiu que o sangue do gado ou das aves fossem empregado como alimento de qualquer natureza como, por exemplo, o chouriço. Isto porque no sangue está a vida, ali também se encontra todo tipo de doenças e infecções que porventura um animal poderia transmitir ao homem. 

Uma das coisas que o médico solicita ao doente é um exame de sangue porque no sangue está o vírus da doença. Comendo o sangue de algum animal a pessoa estaria ingerindo o vírus da doença. A proibição divina de comer sangue remonta à época de Noé. 

Observa-se que essa proibição foi dada por Deus a todos habitantes do mundo pós-dilúvio. (Gênesis 9:4). Mais uma vez fica claro que a proibição de comer sangue foi estabelecida muito antes da existência de qualquer judeu na face da Terra. Pois se trata de um princípio de saúde que não tem nenhuma relação com a lei cerimonial dos judeus. 

Portanto, fica claro que a proibição divina de comer sangue continua em pleno vigor. Pois não se tratando de lei cerimonial, jamais foi abolida. A bem da verdade, foi dada para a humanidade pós-dilúvio, de onde todos nós proviemos. 

CONCLUSÃO 


11. Que fará Deus aos que destroem o corpo? 

R.: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”. I Coríntios 3:16-17 

Pelo exposto fica claro que Deus vela pela nossa saúde e bem estar. Ele quer o melhor para todos nós. De forma que o nosso corpo é sagrado e templo de Deus, onde o Espírito Santo faz Sua habitação. Por essa razão nosso corpo não pode ser contaminado com alimentos imundos, ou intoxicado com bebidas alcoólicas. Deus deseja que o homem seja restaurado completamente nas áreas física, emocional e espiritual. 

Se você servir ao Senhor obedecendo a Sua Palavra, “ele abençoará o vosso pão e a vossa água: e eu tirarei do meio de ti as enfermidades”. (Êxodo 23:25). 

E se alguém destruir o seu corpo pelo emprego de bebidas alcoólicas, pelo comer carnes imundas, ou mesmo fazendo uso de drogas, como nicotina, maconha, cocaína ou qualquer outro veneno que venha a degradar o seu corpo, Deus também o destruirá no lago de fogo (segunda morte) no dia do Juízo Final. 

12. Que princípio deve nortear o que comemos? 

R.: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”. I Coríntios 10:31 

Portanto quando formos comer ou beber ou fazer qualquer outra coisa, devemos fazer tudo para a glória de Deus. Estaremos bebendo para a glória de Deus evitando as bebidas alcoólicas; estaremos comendo para a glória de Deus evitando as carnes imundas que foram explicitamente proibidas por Deus. 

Se desobedecermos às claras orientações divinas expostas em Sua Santa Palavra, não estaremos glorificando a Deus, mas sim desonrando-O, uma vez que não fazemos a Sua vontade. Pois...

“nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. (Mateus 7:21). 

Além disso, estaríamos expondo os nossos corpos aos perigos das enfermidades em seus vários aspectos. E como você poderá glorificar a Deus com o templo do Espírito Santo carregado de enfermidades e contaminado com alimentos imundos e bebidas alcoólicas?

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.