O santuário celestial e o juízo investigativo

santuario e juizo investigativo

1. O que se assentou e o que se abriram? 

R.: “Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou: o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a limpa lã; o seu trono chamas de fogo, e as rodas dele fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele: milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele: assentou-se o juízo, e abriram-se os livros”. Daniel 7: 9-10 

O profeta observou que foram colocados uns tronos e um Ancião de dias se assentou. O Seu vestido é descrito como sendo branco como a neve e o Seu cabelo branco como a limpa lã. 

O Ancião de dias é uma símile do Pai em Sua pureza, santidade e eternidade. A Bíblia diz que do Seu trono manava fogo, e ao redor do trono vertia fogo ardente. O profeta Daniel observou que diante do trono do Pai vertia eternamente um rio de fogo. João descreveu que esse rio era algo parecido com um mar de vidro misturado com fogo (Apocalipse 15:2). 




O profeta também menciona que milhares de milhares e milhões de milhões de anjos (Apocalipse 5:11) estavam diante do trono do Ancião de dias e O serviam. O motivo da solenidade do Ancião de dias ao assentar-se em seu glorioso trono de fogo e se reunir ao seu redor milhares de milhares e milhões de milhões de anjos para Servi-lo, é uma indicação clara de que o juízo investigativo teve início. 

“Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante do teu rosto”. (Salmo 89:14).

O encerramento desse juízo resultará na purificação do santuário celestial, bem como no fim do tempo da graça concedido a toda a humanidade desde que Adão pecou. E para que o juízo seja conduzido com justiça, Daniel informa que livros foram abertos. 

Os livros representam a fonte de registro de todas as obras dos seres humanos. Ali estão registrados todos os nossos atos, quer sejam bons ou maus. 

2. Quem foi conduzido perante o Pai? 

R.: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem: e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem: o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino o único que não será destruído”. Daniel 7:13-14 

O profeta Daniel ainda observou que quando teve início o juízo investigativo, o Filho do homem – Jesus Cristo – tomou a iniciativa e se dirigiu ao local onde se encontrava o Ancião de dias. Os anjos O conduziram até a presença do Pai. Jesus saiu do lugar santo e entrou na presença do Pai no lugar santíssimo do Santuário Celestial. 

Durante o juízo investigativo, Jesus Cristo como nosso Sumo Sacerdote, e como nosso Advogado têm uma obra final a realizar em defesa daqueles que vão herdar a vida eterna. Ele vem para vindicar aqueles que forem havidos por dignos de herdarem a vida eterna. 

“Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo e nação. E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”. (Apocalipse 5:9-10). 

Quando a purificação do Santuário Celestial estiver concluída será entregue a Jesus Cristo o domínio, a honra e os reinos do mundo. 

“E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. (Apocalipse 11:15). 

Naquele dia Jesus será Rei dos reis e Senhor dos senhores. O Seu domínio será eterno e o Seu reino nunca será destruído (Daniel 2:44). E todas as nações dos justos resgatados de todas as épocas e nações habitarão a Terra renovada, e servirão a Deus de eternidade a eternidade. 

“Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. (Mateus 13:43). 

3. A quem foi dado o poder de exercer o juízo? 

R.: “E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem”. João 5:27 

Por ser o Filho do homem, Jesus Cristo se compadece de nossas fraquezas, pois como nós em tudo foi tentado, mas permaneceu sem pecado (Hebreus 4:16). Por esta razão foi dado a Ele o poder de exercer o juízo investigativo que tem lugar no santuário celestial. Tanto o Pai quanto o Filho se acham envolvidos na condução do juízo investigativo. 

Segundo o que disse Jesus, “o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento” (João 5:22). 

4. O que Deus tem determinado? 

R.: “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou: e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos”. Atos 17:31 

Paulo divinamente inspirado pelo Espírito Santo, revelou que Deus havia determinado um dia, que com justiça haveria de julgar o mundo. E que o mundo seria julgado por Jesus Cristo: o varão que foi ressuscitado dos mortos. 

“E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos”. (Atos 10:42). 

O mundo todo será julgado num juízo que será realizado em duas fases. A fase investigativa envolvendo todos aqueles que foram tidos como justos, e a fase comprobatória envolvendo todos os ímpios. Portanto, todos serão julgados. 

“Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o intento e para toda a obra”. (Eclesiastes 3:17). 

No Juízo Investigativo, todas as pessoas que em algum momento de suas vidas serviram a Deus e que viveram sobre a face da Terra desde Adão até ao último homem, passarão pelo Tribunal Investigativo de Deus. Nenhum nome será omitido ou esquecido. 

“Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” (I Pedro 4:17). 

5. Quem comparecerá ante o Tribunal de Cristo? 

R.: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”. II Coríntios 5:10 

Todos os seres humanos hão de comparecer perante o tribunal de Jesus Cristo. As vidas de todos seres humanos serão minuciosamente examinadas, seja no Juízo Investigativo ou no Juízo Comprobatório. Cada um receberá individualmente a sua sentença, conforme o bem ou mal que praticaram em sua vida. 

“De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”. (Romanos 14:12). 

No decorrer do juízo, muitos serão declarados dignos de receberem a vida eterna, mas outros tantos serão condenados à morte eterna. Solene e terrível é a obra do juízo em que se acha envolvido o nosso Mediador e Sumo Sacerdote. 

O JULGAMENTO 


6. O que Deus há de trazer a juízo? 

R.: “Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau”. Eclesiastes 12:14 

Diante do Ancião de dias toda obra será trazida à luz num rigoroso juízo. Tudo será analisado e verificado, nada escapará do escrutínio do Ancião de dias. 

“Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras será condenado”. (Mateus 12:36-37). 

Cada palavra pronunciada, cada negligência ao dever, e tudo o que foi praticado de bom ou de mau estará patente diante dos olhos de Deus, até mesmo as coisas que foram feitas às escondidas, quer sejam boas ou más. 

“Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz”. (Lucas 8:17). 

Nosso Sumo Sacerdote, diante do Ancião de dias, conduz o juízo apresentando caso após caso, de geração em geração, encerrando com os vivos. Nomes são mencionados, investigados e minuciosamente analisados. Nomes são aceitos como dignos de receberem a vida eterna, e nomes são rejeitados e riscados do livro da vida. 

7. Os mortos foram julgados por que coisas? 

R.: “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”. Apocalipse 20:12 

Os mortos das classes sociais mais elevadas às mais baixas foram trazidos diante do trono do Ancião de dias para serem julgados por meio das coisas que estavam escritas nos livros. São os chamados livros memoriais (Malaquias 3:16-17). 

Esses livros contêm um registro perfeito e fiel de todos os atos de cada pessoa, incluindo até mesmo aquilo que é feito às ocultas. A Bíblia diz que vários livros são abertos, em especial o livro da vida. Desse modo fica claro que no juízo investigativo são analisadas somente as obras daqueles que algum dia aceitaram o sacrifício de Jesus Cristo, e por essa razão tiveram o seu nome registrado no livro da vida. 

João em visão observou que não eram pessoas vivas que estavam diante do trono, mas pessoas mortas. Ainda não houve a ressurreição de ninguém. Isto significa que os mortos estão simbolizados e representados em juízo através de seus nomes, conforme registrado no livro da vida. 

E desse modo, os mortos são levados a juízo e julgados segundo as suas obras, com base nas coisas que estavam relatadas nos livros memoriais. Através da análise dos livros memoriais, aquele que não for achado fiel até à morte (Apocalipse 2:10) terá o seu nome riscado do livro da vida (Apocalipse 3:5 e Salmo 69:28). Desse modo o santuário celestial é purificado de toda mancha do pecado. 

8. Quem Deus riscará do Seu livro? 

R.: “Agora pois perdoa o seu pecado, se não risca-me, peço-te do teu livro, que tens escrito. Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro”. Êxodo 32:32-33 

Numa oração intercessória a favor dos israelitas, Moisés solicitou a Deus que perdoasse o pecado de idolatria que o povo havia cometido, ao moldar e adorar a imagem de um bezerro de ouro. Moisés suplicou que, se caso Deus achasse por bem não perdoar o pecado do povo, então que ele mesmo fosse riscado do livro que Deus tem escrito. 

Em resposta a Moisés, Deus diz que Ele riscará do Seu livro somente aqueles que cometerem pecados contra Ele. Destarte, fica claro que quando alguém possui pecados não confessados, para os quais não houve genuíno arrependimento nem perdão, o seu nome será riscado do livro da vida no decorrer do juízo investigativo. 

Assim expressou o salmista: 

“Sejam riscados do livro da vida, e não sejam inscritos com os justos”. (Salmos 69:28). 

9. Quem não será riscado do livro? 

R.: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. Apocalipse 3:5 

O cristão que vencer o poder do pecado será vestido de vestes brancas. Ser vestido de vestes brancas simboliza que o pecador arrependido e santificado na Palavra de Deus será justificado por Jesus Cristo diante do Pai. Ser justificado é ser perdoado através do sacrifício expiatório que Jesus realizou na cruz. 

No Apocalipse, Jesus Cristo diz que de modo algum riscará o nome do vencedor do livro da vida. E “quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”. (Apocalipse 21:7). 

No juízo investigado que tem lugar no santuário celestial, Jesus Cristo, além de manter o nome do vencedor o livro da vida, também promete confessar esse nome diante do Pai – o Ancião de dias – bem como diante dos milhares de milhares e milhões de milhões de anjos que acompanham o desenrolar do juízo como testemunhas. 

“E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus”. (Lucas 12:8-9). 

Somente terá o nome arrolado no livro da vida aqueles que aceitaram a Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida”. (João 5:24). 

Mas também é necessário que o cristão permaneça fiel à Palavra de Deus até ao dia de sua morte, caso contrário não será um vencedor e terá o seu nome definitivamente riscado do livro da vida. Jesus toma o livro da vida e ali encontra o seu nome. Sim o seu nome! 

A seguir Ele abre os livros memoriais, onde estão registradas todas as suas obras, até mesmo aquelas que você fez às ocultas. Então Jesus passa em revista perante Deus toda a sua vida. Verifica que você foi um grande pecador, todavia, pela fé você veio a crer no sacrifício expiatório que Cristo fez por você. 

Verifica que pela fé você se arrependeu de todos os seus pecados, e que permaneceu fiel ao Evangelho até ao dia de sua morte. Então, Jesus olhando ao redor confessa o seu nome diante do Pai e diante dos santos anjos, e diz: “O Meu sangue Eu verti por este pecador, confirma-o como Teu filho”. 

 Diante desse Sumo Sacerdote, Juiz e Advogado, o Pai confirma o seu nome perante todo o Universo. Assim o seu nome permanecerá conservado no livro da vida. 

10. Quem será lançado no lago de fogo? 

R.: “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. Apocalipse 20:15 Nomes são riscados e nomes são conservados no livro da vida. Todas as pessoas que não tiverem o seu nome registrado no livro da vida serão lançadas no lago de fogo, que é a segunda morte (Apocalipse 21:8). 

Os que tiverem o nome confirmado no livro da vida são eleitos para participarem da primeira ressurreição, a chamada ressurreição da vida. Há duas classes de pessoas que não terão o nome registrado no livro da vida. 

A primeira classe refere-se àquelas que nunca fizeram profissão de fé em Cristo Jesus. A segunda classe se refere àquelas que algum dia fizeram profissão de fé em Cristo, mas que por algum motivo desviaram-se da fé, e por isso mesmo tiveram o nome riscado do livro da vida no decorrer do juízo investigativo. 

CONCLUSÃO 


11. Ao terminar a purificação do Santuário que sentença Jesus pronunciará? 

R.: “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”. Apocalipse 22:11-12 

Com o término do juízo investigativo a porta da salvação será fechada. Estará terminado o tempo da graça para toda a humanidade. O destino individual de todos os seres humanos estará definitivamente selado. Não há mais oportunidade para arrependimento e perdão dos pecados. 

Então Jesus pronunciará a solene sentença que indicará que o destino de todas as pessoas está decidido. Que já não há mais oportunidade de salvação para os pecadores. Por isso, quem é injusto continuará na prática da injustiça e quem está sujo continuará na sujeira. Mas quem é justo continuará justo e quem é santo continuará santo. 

A partir desse momento, Jesus diz que Ele logo virá. E que a recompensa que dará a cada um está com Ele. Para ser dada a cada pessoa, conforme as obras que praticaram. A partir do fechamento da porta da graça, as sete últimas pragas caem em diferentes regiões do globo terrestre. Enquanto as pragas caem, Jesus se prepara para retornar a este mundo como Reis dos reis e Senhor dos senhores. 

12. Ao concluir Suas atividades no Santuário que dirá Jesus?

R.: “E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito”. Apocalipse 16:17 

Ao concluir todas as Suas atividades, ouviu-se uma potente voz proveniente do santuário celestial, dizendo: “Está feito”. Com essas palavras Jesus encerra a segunda fase do plano da salvação. É interessante observar que quando Jesus morreu como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Ele havia clamado: “Está consumado”. (João 19:30). 

Com esse pronunciamento Ele indicava aos habitantes do Universo que havia encerrado a primeira fase do plano da salvação. A seguir ressuscitaria para dar início à segunda fase do plano da salvação. Ele “por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação”. (Romanos 4:25). 

Sabendo que “aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Apocalipse 20:15). E se você não quiser ser lançado no lago de fogo, deverá ter o seu nome escrito no livro da vida. Para isso você precisa crer em Jesus Cristo. 

“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus”. (João 3:18). 

Em seguida para você manter o seu nome conservado no livro da vida, Jesus lhe diz: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10). 

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.