Recabitas, os homens que não bebiam vinho

recabitas na Biblia
A história dos recabitas começou com Janadabe e o pai dele, um homem chamado Recabe, e está registrada no livro de Jeremias capítulo 35, na verdade é um relato bíblico muito interessante.

O SENHOR apareceu a Jeremias e pediu para ele chamar os descendentes de Recabe a uma câmara do templo e oferecer vinho para eles beberem, porém vejam como eles responderam:

"Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; não edificareis casa, não fareis sementeiras, não plantareis, nem possuireis vinha alguma; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a terra em que viveis peregrinando. Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas." (Jr. 35:6-8)




UM EXEMPLO PARA ISRAEL


Deus deu uma lição para o profeta transmitir ao povo, na qual ele enfatizava que apesar de Recabe ser apenas um homem, seu filho Jonadabe seguiu à risca tudo o que lhe foi deixado como exemplo, para não beber vinho nem habitar em casas, e esse ensino teve tanta eficácia que até seus netos e bisnetos ainda o guardavam com afinco.

Enquanto que o povo de Israel apesar de ouvir mensagens claras de Deus por intermédio de Moisés e dos profetas persistiam em desobedecer, e seguir as próprias inclinações do coração.

A tarefa assumida pelos descendentes de Recabe era árdua e exigia sacrifício, no entanto eles eram fiéis.

Em resposta a isso Deus disse a Jeremias:

"Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que esteja na minha presença." 

Que essa história possa lhe inspirar hoje de forma que sua motivação em servir a Deus seja redobrada, e assim como os filhos de Recabe, você viva uma vida de fidelidade nos príncipios de sua palavra.

O caminho do reino é estreito e exige grande esforço de nossa parte para alcançar o prêmio da vida eterna, porém esse sacrifício é a melhor resposta que podemos dar ao Deus que da mesma maneira deixou seu trono e sacrificou-se por nós!