Dízimos e Ofertas: Como devolver corretamente segundo a Bíblia

como devolver o dizimo

O sistema de Dízimos e ofertas está claramente expresso na Bíblia e foi estabelecido por Deus, muito antes da época de Moisés. Abraão foi o primeiro personagem citado como tendo dado o dízimo ao Rei Melquisedeque, veja:

"E de tudo lhe deu Abrão o dízimo" (Gn 14:20)

Seu neto Jacó também menciona essa inclinação para dizimar, o que pode ser constatado em Gn 28:22.

Mas o princípio do dízimo também pode ser visto bem antes disso, na árvore do conhecimento do bem e do mal que estava no jardim do éden, aquela árvore representava a parte que o homem não devia tocar, assim como o dízimo.


O QUE É MORDOMIA?


Um excelente conceito de mordomia pode ser visto na história José do Egito, quando foi vendido por seus irmãos ele chegou naquele país como escravo, no entanto mediante trabalho e determinação tornou-se um mordomo eficaz na casa de um oficial chamado Potifar:

"... logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha" (Gênesis 39:4)

Então o significado de mordomia é 'administrar algo que não é seu'.

Diante disso somos mordomos de Deus, tendo em vista que tudo o que existe pertence a ele, e que durante a vida ele nos confia parte de sua riqueza para que cuidemos e um dia nos pedirá conta (Ec 11:9 e 1 Lc 16).

A mordomia prática se aplica a 4 aspectos básicos da vida do ser humano:

1 O CORPO (1 Co. 6:19)

2 O TEMPO (Sl 90:10)

3 OS TALENTOS (Tg 1:17)

4 OS BENS (Sl 24:1)

Nosso corpo, o tempo, nossos talentos e nossos bens, antes de serem nossos, são de Deus, diante disso somos responsáveis pela forma como os administramos:

"Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus" (1 Co 6:19 NTLH)

Ou seja, temos a obrigação legal de cuidar do corpo, não submetendo-o a hábitos nocivos à saúde e trabalhando para o seu bem estar como que preparando-o para o verdadeiro dono.

Temos que ser produtivos, aproveitando cada minuto da vida para produzir coisas de valor, pois quem se entrega á preguiça está desonrando o Senhor do tempo.

Temos que usar as habilidades que nos foram dadas para o bem do próximo e não apenas para interesses egoístas, por que elas nos foram dadas para esse fim.

E por último, temos que saber administrar o dinheiro, por que através dele muitos objetivos podem ser alcançados, o dinheiro é um bem confiado a cada um 'conforme a sua capacidade', algumas pessoas têm mais capacidade de lidar com o dinheiro do que outras.

O SIGNIFICADO DO DÍZIMO


O dinheiro nada mais é que uma ferramenta, um poderosa agente de transformação que pode ser usado para ao bem o para o mal, e como servos de Deus devemos administrar o dinheiro da seguinte forma:

1 Separando o dizimo como reconhecimento e devolvendo-o ao seu legítimo dono: Deus.

"No entanto, o meu povo e eu não podemos, de fato, te dar nada, pois tudo vem de ti, e nós somente devolvemos o que já era teu" (1 Cro. 29:14)

2 Usando os 90% restantes com sabedoria de forma a multiplica-lo. (Ver Mt 25:14-29)

RESPOSTAS SOBRE O DÍZIMO


1 O dízimo é a décima parte da sua renda, e essa uma porcentagem foi estipulada por Deus. (Lv 27:32)

2 Já a oferta também é uma porcentagem da renda, mas essa é estipulada pelo doador, algumas pessoas devolvem 1%, outras 10% e algumas até 50%. 

'Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria'. (2 Co 9:7)

A oferta deve ser PROPORCIONAL, PLANEJADA, REGULAR E SISTEMÁTICA.


3 O DÍZIMO É UMA OBRIGAÇÃO? 

Dizimo obrigacao

Quem não devolve não é salvo?

O Senhor não nos obriga a nada:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2:8)

Porém quem é infiel nos dízimos está demonstrando com suas obras indiferença para com a obra de Deus.

Somos salvos pela graça mas seremos julgados 'segundo as nossas obras'. (Ap. 22:12)

Ninguém é salvo por devolver o dízimo, mas quem devolve o dízimo, o faz por que já foi salvo, e se não o faz mostra com isso que a salvação foi de nenhum efeito em sua vida.

OU VOCÊ ACHA QUE INFIÉIS SERÃO SALVOS?

“... quem é injusto no pouco também é injusto no muito.” (Lc 16:10)

Deus não precisa de nosso dinheiro, até mesmo por que já é todo dele, o dinheiro do dízimo é uma forma que Ele estipulou para que o ser humano participe do plano da salvação, de duas formas:

1 Patrocinando a pregação do evangelho em todo o mundo

2 Quebrando o egoísmo do coração através da beneficência prática


DEVOLVER O DÍZIMO É DIFÍCIL?


Não é difícil se você ama a obra de Deus, e é difícil, se você não tem interesse nas coisas de Deus.

“...porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mateus 6:21)


COMO DEVOLVER O DÍZIMO


Veja abaixo um comprovante de doação de dízimos e ofertas:

Comprovante dizimos


PARA ONDE VÃO OS DÍZIMOS?


100% do dízimo vai para o sustento do ministério evangélico, distribuído de forma conjunta por igual com todos aqueles que se empenham de forma integral na pregação do evangelho em todo o mundo.

60% das ofertas ficam na igreja local, para as despesas locais.

20% da oferta vai para as missões mundiais em projetos específicos a cada trimestre.

Os outros 20% das ofertas são para as despesas do campo, a região geográfica que administra o conjunto de igrejas e seus ministros.

Veja como é dividido o dízimo:

divisao dos dizimos

É preciso conhecer bem o movimento religioso que você faz parte e a conduta de seus líderes, 'porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora'.(1 Jo 4:1)

MUITOS PASTORES SÃO LADRÕES


"... haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.  E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." (2 Pe 2:1-3)

A Bíblia apresenta a necessidade de doar, um líder pode ser infiel, mas isso não deve me estimular a ser também infiel.

Jesus elogiou a viúva pobre mesmo sabendo que aquele dinheiro era para o sustento de seus assassinos, portanto se alguém quiser eximir-se de devolver o dízimo sob o argumento de que não confia nos pastores estará incorrendo na infidelidade a Deus.

Quando devolvo o dízimo corretamente conforme a Bíblia mostra, posso ficar tranquilo com minha consciência mesmo que alguém o desvie fraudulosamente. No dia do juízo eu serei recompensando por minha fidelidade, já o ladrão será punido por sua fraude. Não se pode dizer o mesmo do que se eximiu.

USAR O DÍZIMO PARA AJUDAR OS POBRES?


Você deve ajudar os pobres, mas também deve devolver o dízimo.

O dízimo diz respeito a obra de pregação, e a ajuda aos pobres diz respeito ao trabalho social.

De nada adianta as pessoas morrerem perdidas de barriga cheia, o verdeiro pão que alimenta para a salvação é a palavra de Deus.

"Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." (Mt 4:4)

NUNCA DEVOLVI O DÍZIMO


O que faço?

'No passado Deus não levou em conta essa ignorância. Mas agora ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam'. (Atos 17:30)

Deus não leva em conta os tempos da ignorância, devolver o dízimo não é uma obrigação, é um privilégio, uma benção!

Ninguém fica pobre por devolver o dízimo, as pessoas podem alegar que não devolvem o dízimo por que já são pobres, mas isso não é culpa do dízimo.

E a fidelidade a Deus pode mudar esse quadro:

"Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida." (Mal 3:10)

Mas se você sempre soube que deve devolver o dízimo e por algum motivo parou, deve restituir.

Veja essa citação do livro 'Conselhos sobre mordomia':

“Certo homem nobre, delegado de uma Igreja dirigiu-se a mim dizendo: 'alegro-me em ouvi-la falar sobre o dízimo, eu não sabia que essa questão fosse tão importante....'  Depois ele foi calcular em quanto deveria ser o seu dízimo nos últimos 20 anos em que ele não havia devolvido, e diz que devolverá todo ele o mais depressa possível, pois não quer que o registro de Roubo a Deus, nos livros do Céu o enfrente no Juízo...”  (EGW - Cons. Mord. Pag: 97)

PREGAÇÃO SOBRE O DÍZIMO


Veja nessa palestra todos os pontos que abordamos aqui:



BAIXAR SLIDES


Baixe os slides da palestra:

CONCLUSÃO


Nesse artigo você aprendeu como devolver o dízimo corretamente segundo a Bíblia. Fidelidade e mordomia dizem respeito a uma questão muito mais espiritual que material, entender esses princípios fará grande diferença em sua vida e poderá torna-lo num instrumento eficiente na salvação de almas.


VEJA TAMBÉM


- 45 Perguntas Sobre o Dízimo
- 7 Passos Para Preparar um Sermão
- Baixar Coletânea de Louvor