DIA DO JUÍZO: A caveira que denunciou um crime

Juízo final de Deus

Uma lenta procissão fúnebre entrou num cemitério para o sepultamento de um familiar. Em meio a comoção e soluços dos que assistiam, o ministro confortava o grupo aglomerado ao lado do esquife para o último adeus, antes de descer as correntes para a cova. 

Abandonando o grupo, dois garotos observavam os túmulos vizinhos, quando se detiveram assustados ante um osso do crânio na terra que se mexia. Apavorados, viam o crânio se locomover e projetar-se em saltos.

Notificado o caso, o coveiro aproximando-se virou com o pé a caveira para desvendar o mistério, e viu que um grande sapo era o responsável pelo espectro. Mas o fato tornou-se ainda intrigante ao ele notar que na parte superior do frontal havia um grande prego atravessado. 



Uma forte chuva havia desterrado aquele jazido, mas o coveiro lembrou-se de havê-lo, há vinte anos, tido por morto, em estranhas circunstâncias, de enfarto. Imediatamente comunicou ao departamento de polícia, que investigando, descobriu um ato de homicídio de uma viúva e de seu amante, que confessaram terem assassinado a vítima com um golpe fatal na nuca com o prego, enquanto ele dormia. 

Ocultaram o crime por vinte longos anos. Jamais imaginariam que após estes anos sua obra seria levado a juízo. Depois de vinte anos o braço da lei os apanhou.

A – Bíblia  diz em Ecles. 12:13 e 14 (p., VT): 

“Teme a Deus e guarda seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra e até tudo que está encoberto, quer seja bom quer seja mau”.

B - Reis e rainhas, príncipes e princesas, o governador e o senador, o deputado e o vereador, o rico e o pobre, católicos e protestantes, o médico e o trocador de ônibus, o papa e o mendigo que pernoita nas portas desta igreja.
“importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo” (II Cor. 5:10 - p., NT)



C - Exemplo bíblico de uma cena de juízo 

Daniel  registrou que um milhar de nobres, generais, sábios e concubinas se reuniam no vasto salão de banquetes à altura do esplendor de uma monarquia. Gargalhadas ruidosas se misturavam com o som de pífaros e harpas. Isso aconteceu no ano 539 a.C. no reino de Babilônia.

Escravos iam e vinham com variados pratos. O jovem monarca manda trazer os vasos sagrados que seu avô Nabucodonosor havia trazido do templo de Jerusalém.

Naquela hora, dedos fantasmagóricos escreviam na parede Mene Mene Tequel Ufarsim. Inúmeras taças caem ao chão e gritos histéricos ecoam pelo pavilhão. 

A Bíblia diz que o rei viu a mão e os seus pensamentos o turbaram e os joelhos bateram um no outro.

O idoso Daniel é convocado, ele recapitula o passado de Belsazar! “Tu não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto” (Daniel 5:22).

  • Mene - “Contado “ - Teus dias, oportunidades.
  • Tequel - “Pesado “ - As negligências, tuas obras, tuas palavras.
  • Ufarsim - “Dividido” - Teu reino, tua vida.
–  “Naquela mesma noite morreu Belsazar, rei de Babilônia” -v.30

Assim como ocorreu a este rei, a Bíblia ensina que haverá um juízo para todos - O tribunal de Deus.

I – QUE MENSAGEM DEVE SER PROCLAMADA A TODO MUNDO ANUNCIANDO O COMEÇO DESTE JUÍZO?


“Temei a Deus e dá-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo” (Apoc. 14:7 - pág., NT) 

- Este é o anúncio do início do juízo para nossos dias atuais. Não se trata de algo futuro, mas de um processo já iniciado.

II – QUEM TOMARÁ PARTE NO TRIBUNAL?


A - O profeta Daniel presenciou a sessão do juízo final (Daniel 7:9,10,13 - p., VT): 

“Foram postos uns tronos e um Ancião de Dias se assentou... um rio manava e saia diante dele, milhares de milhares o serviam, milhões de milhões ... assentou-se o juízo, abriram-se os livros”.

1 – O  Ancião de Dias é Deus, o pai - Ele preside o juízo.

2 – Os  milhões e milhares são os anjos - Eles são as testemunhas.

3 – O  semelhante a Filho de Homem é Cristo - Ele é o juiz.

III – QUE  LIVROS SÃO USADOS PARA JULGAR AS PESSOAS?


A – VIDA (Apoc. 20:12 - p., NT): “Abriu-se outro livro que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros”.

B – MEMORIAL “Ali toda tentação resistida, todo mal vencido, toda palavra de terna compaixão que se proferir, todo ato de sacrifício, todo sofrimento suportado por amor de Cristo encontra-se registrado”. 

Neemias faz referência a este livro: 

“Não risque os benefícios que fiz à casa de Israel”.Nee.13:14

C – LIVRO DO PECADO Os nossos pecados estão diante de Deus, registrados em livros, com terríveis certidão (Jer. 17:1; Isa. 65:6,7).

ILUSTRAÇÃO


Boing selva amazônica 1987

Todos se lembram da queda do boing na Selva Amazônica, em 1987.
Equipes de resgate tentavam localizar os sobreviventes e a caixa preta, para descobrir a causa do acidente. Esta caixa é pintada de laranja para ser localizada. 

Nela está fielmente registrada a altitude, aceleração, a conversa dos pilotos e as atividades do comandante desde a decolagem ao pouso. A caixa preta revelou a causa da queda.

1 – Em S. Mateus 18:10 (p., NT) há uma inferência à obra dos anjos, secretários do juízo. Os anjos anotam tudo em livros. Uma escritora descreve este fato:
    
“Deus tem um relatório exato de toda conta injusta e de todo negócio desonesto. Palavras uma vez faladas, e ações uma vez praticadas, nunca mais se podem retirar. Ao lado de cada nome, nos livros do céu, estão escritos com terrível exatidão toda má palavra, todo talento não desenvolvido, todo pecado secreto, crítica, difamação toda artificiosa hipocrisia ... oportunidades desperdiçadas, pelo anjo relator” (G.C., p. 485-487).

2 – Guardas  do trânsito anotam todo sinal ultrapassado, todo estacionamento indevido. No emplacamento lá está a multa.

3 – O  contador registra no livro de contas-correntes todo negócio, entradas e saídas de dinheiro e mercadorias. No final do ano terá lucro ou falência. Da mesma forma, cada dia tem o seu registro no Céu.

4 – Em  S. João 19:19-22 Pilatos escreveu um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus. Esta placa foi escrita em hebraico, latim e grego. Os principais sacerdotes pediram a Pilatos:

 - “Não escrevas Rei dos Judeus, e sim Eu sou o Rei dos Judeus.”
    
 Pilatos respondeu:

 - “O que escrevi, escrevi”. Aqui está uma verdade que ninguém muda. O que fiz, fiz! O que falei, falei!

5 – S. Mateus 12:36 (p., NT) diz: “de toda palavra frívola que proferirem os homens, darão conta no dia do juízo.

IV – QUAL LEI SERÁ A NORMA DO JUÍZO?       


A – O Supremo tribunal Eleitoral julga conforme as praxes da eleição; a Suprema Corte Marcial julga baseado nos regulamentos do Exército. O Ancião de dias preside o juízo baseado na lei dos dez mandamentos.

B – Romanos  2:12-13 (pág., NT): “Todos os que sem lei pecaram, sem lei perecerão. Todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados”.

V – OBRA  DE CRISTO NO SANTUÁRIO


A – Na  parábola das Bodas, a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para verificar os convidados viu que todos participavam da mesa, mas um deles não estava trajado com as vestes de núpcias. E ele perguntou:
“Amigo, como entraste aqui com esta roupa ? E o homem não teve resposta. Foi amarrado e lançado para fora” (S. Mat. 22:11 - p., NT).

B – Cristo  é este monarca que está verificando quem entre seu povo está purificando o caráter.
“Todo nome é verificado, cada caso minuciosamente mencionado. Nomes são aceitos, nomes são rejeitados”  G. C. p. 486.
C – Hoje Ele intercede como nosso advogado (I S. João 2:1 - pág., NT) - 

ILUSTRAÇÂO


Quando o juiz norte-americano, Warren Candler, atuava como advogado, no início de sua carreira profissional defendeu em rumoroso processo um jovem assassino. Com talento e habilidade, esforçou-se por eximir o incriminado das acusações reunidas nos autos. Havia, em favor do réu, algumas circunstâncias atenuantes e o jovem advogado as usou tendo em vista obter um veredicto que beneficiasse o acusado. 

Além disso, estavam presentes no tribunal. Os  pais do acusado. O advogado, valendo-se da situação por apelar aos sentimentos dos jurados, mencionou repetidas vezes as virtudes cristãs que caracterizavam a vida daquele encanecido casal.

Terminaram os debates entre a acusação e a defesa, e os jurados se retiraram para dar o seu veredicto. O Jovem foi absolvido. Porém, o advogado Warren Candler decidiu conversar com o cliente, e o exortou a viver uma vida exemplar, obedecendo as leis divinas e os códigos vigentes.

Sucederam-se os anos, e novamente o réu que havia sido absolvido foi levado ao tribunal, sob a acusação de homicídio. O advogado que o havia defendido na primeira vez, encontrava-se agora assentado como juiz e, com base nas conclusões a que chegaram os jurados, declarou-o culpado. Ordenando que o condenado se levantasse para ouvir a sentença, o juiz Candler declarou:

- Em seu primeiro julgamento, atuei como seu advogado, hoje sou o seu juiz. A conclusão do corpo de jurados impõe a pena de morte.
Compreendendo a diferença das duas situações, o réu abandonou a sala  de julgamento, para aguardar numa cela solitária o momento temível de sua execução.

Como nosso grande advogado, Cristo nos convida agora a aceitar sua graça salvadora. Em suaves acentos, Ele nos diz: 

“Eis que cedo venho e o Meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra’’ (Apoc. 22:12).


ILUSTRAÇÃO


Fala-se que se contemplarmos uma rosa vermelha através de um vidro vermelho, ela parecerá branca. Quando Deus olha nossos pecados, “vermelhos como escarlate”, através  do sacrifício expiatório da cruz, eles parecem brancos como a neve. É que “Cristo morreu pelos nossos pecados”( II Cor. 15:3 ).

Primeiro, Ele nos amou, depois nos lavou com Seu precioso  sangue.

Muitos pensam que primeiro terão que limpar-se de seus pecados e depois alcançarão o amor de Deus. Isto é um erro. 

A Bíblia diz em Apocalipse 1:5: 

“Aquele que nos ama, e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados”. 

Primeiro nos amou. Manchados como estávamos por nosso pecados. Depois, porque nos amava, nos lavou com Seu sangue, a maior prova de amor de Deus.


A – Hoje  ou amanhã nossa vida passará por exame diante de Deus. Hoje, Cristo está intercedendo, mas virá o tempo em que o braço de misericórdia será retirado. “Continue o injusto fazendo injustiça continue o imundo sendo imundo; o justo na pratica da justiça”. Apoc. 22:11( 309 NT )

B – Quando Noé entrou na arca, Cristo disse que “o povo não percebeu até que veio o dilúvio”.

C – No  fim da graça, o homem de negócios estará fazendo suas aplicações e acompanhando a cotação do dólar; jovens absortos em suas equações matemáticas estarão a sonhar com o futuro; estarão os homens a plantar e construir, inconscientes de que a decisão final, irrevogável já foi proferida.


SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE O JUÍZO FINAL




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- Sábado Sinal de Deus x Domingo Marca da Besta
- 57 Pregações do Pr. Bullon
- 4 Mentiras Fatais da Religião Moderna