Estudo 22 - Vida no Espírito

Vida no espírito


A VIDA NO ESPÍRITO


• O Espírito Santo na Bíblia 

Há 88 referências ao Espírito Santo no AT e 262 no NT. 

No AT, o Espírito Santo atuava mais no sentido de capacitar indivíduos para uma tarefa específica. Ele atuava de dentro para fora (Êxodo 35:30-32; Deuteronômio 34:9). 

Já no NT, vemos a atuação do Espírito Santo na unção de Cristo para o exercício do Seu ministério terrestre (Mateus 3:16), na capacitação dos apóstolos (Mateus 10:1; Atos 1:8) e atuando na Igreja para a compreensão das verdades espirituais e para cumprir a missão de pregar o evangelho (1 Coríntios 2:12; At 2:1-4). 

A missão do Espírito Santo é: 


• Revelar a verdade de Deus ( João 14:26; 16:13); 

• Santificar o homem através da Sua presença constante no coração (1 Coríntios 6:19, 20); 

• Testificar de Cristo ( João 15:26); 

• Equipar e utilizar a Igreja para a pregação do Evangelho (Efésios 4:4-14). 

O Espírito Santo veio como uma confirmação do sacrifício de Jesus Quando Jesus completou o Seu ministério terrestre e ascendeu ao Céu, as condições exigidas por Deus para expiação do pecado foram cumpridas e Seu sacrifício foi aceito pelo Pai (1 Pedro 3:18). 

Em resposta, o Espírito Santo desceu como representante oficial e sucessor de Cristo, a fim de dar continuidade à Sua obra de salvação (Atos 2:33). 

• A necessidade de consagração Embora Cristo tivesse feito aos discípulos a promessa de que receberiam o Espírito Santo, isso não removeu a necessidade de oração, consagração e unidade. Antes de “ir pregar”, os discípulos precisavam “permanecer” em unidade e fervorosa oração, pois o Espírito Santo só pode operar plenamente através de homens e mulheres que Lhe fizeram entrega total da vida, e sobre os quais possa exercer controle absoluto. 

Ler a Bíblia todo dia

Foi isso o que ocorreu com os discípulos. Pedro, por exemplo, permitiu-se ser transformado e usado pelo Espírito. Como resultado, milhares de pessoas foram acrescentadas à Igreja (Atos 2:41). 

Evidências do Espírito Santo na vida do cristão


• O fruto do Espírito (Gálatas 5:22, 23). 

• Uma fé em Cristo que resulta em aceitar Sua salvação e fazer Sua vontade (Efésios 1:3). 

• Jesus é enaltecido acima de tudo (1 Coríntios 2:2). 

• Obediência à Bíblia ( João 16:13) e aos dez mandamentos (1 João 3:24). 

Falar em línguas é uma evidência do batismo com o Espírito Santo? 


A Bíblia diz que “falar em outras línguas” é um dos dons que o Espírito Santo distribui a quem Lhe apraz (1 Coríntios 12:11). Ele não é, porém, uma evidência de que a pessoa foi batizada com o Espírito Santo. 

Muitos personagens bíblicos, inclusive Jesus ( Lucas 3:22), eram cheios do Espírito Santo, porém nunca falaram em outras línguas 

(Maria – Mateus 1:18; Isabel – Lucas 1:41; Estêvão – Atos 6:5). 

O dom de línguas é concedido quando existe uma necessidade evangelística (Atos 2:1-13; 10:46; 14:44-48; 19:6) e não para uma autopromoção perante a Igreja. O apóstolo Paulo deixa claro em 1 Coríntios 14:22 que 
“...as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos...”.


PERGUNTAS PRÁTICAS


Batismo Espírito Santo

1. Que promessa Jesus fez aos discípulos antes de Sua ascensão? João 14:16; Lucas 24:49 


E Eu__________ao Pai, e Ele vos dará outro______________.

2. O que os discípulos fizeram após a ascensão de Cristo? Atos 1:4; 12-14 (marque V ou F) 


( ) Testemunharam. 
( ) Oraram e esperaram. 
( ) Se separaram. 

3. Quando se cumpriu a promessa? Atos 2:1-4 


________________________________________.

Sal da terra luz do mundo

4. Como o Espírito Santo é apresentado na Bíblia? Atos 5:3, 4; Mateus 28:19 


( ) Ente divino. 
( ) É uma força impessoal. 
( ) Não existe. 

5. Quais são as funções desempenhadas pelo Espírito Santo? João 14:26; João 16:8-13; I Samuel 10:6 (marque V ou F) 


( ) Ensinar algumas coisas. 
( ) Guiar em toda a verdade. 
( ) Convencer do pecado, da justiça e do juízo. 
( ) Mudar a natureza humana. 

6. Quando uma pessoa é batizada com o Espírito Santo? João 3:5; Mateus 3:16 


Quando é batizada nas_________________.

A Bíblia associa o batismo do Espírito Santo ao batismo nas águas, mas, essa deve ser uma experiência renovada diariamente na vida daqueles que se entregaram a Deus e foram batizados. 

7. Como podemos saber se o crente possui ou não o Espírito Santo? Atos 5:32; Gálatas 5:22-23 (marque V ou F) 


( ) Ama a Deus, obedece aos Seus mandamentos e à Sua Palavra (Jo 14:15). 
( ) Sua vida apresenta o fruto, ou as virtudes do Espírito. 
( ) Fala em línguas estranhas. 

8. O que devemos pedir hoje a Jesus? Lucas 11:13 


( ) Espírito Santo 
( ) Alegria 
( ) Nada 

O batismo do Espírito Santo deve ser uma experiência diária na vida dos filhos de Deus. Essa experiência está associada a três atividades diárias: Estudo da Bíblia, com disposição para obedecer, oração e testemunho aos que ainda não conhecem Jesus. 

Principios de vida cristã

Recapitulação 


Jesus prometeu que nos daria outro_______________. Após sua ascensão, os discípulos oraram, confessaram os pecados e esperaram o cumprimento da promessa, no dia de_______________. A Bíblia apresenta o Espírito Santo como______________. Sua função é nos convencer do pecado, da__________e do___________. Ele também muda a natureza humana. Quem possui o Espírito Santo obedece a Deus e aos Seus____________.

Compromisso de fé


Dedicarei tempo, todos os dias, ao estudo da Bíblia e à oração, para que seja batizado diariamente com o Espírito Santo. Dessa forma, espero ser poderoso em palavras e ações, bem como no testemunho de minha fé aos semelhantes. 

TESTANDO O DOM DE LÍNGUAS


As línguas estranhas

• Segundo a Bíblia, o dom de línguas é a capacidade dada por Deus a alguém para falar uma língua materna com a qual nunca teve contato. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo capacitou os discípulos a falarem línguas (Atos 2:1-13). 

Estavam ali pessoas de dezoito nações que não falavam o grego e o aramaico, línguas faladas pelos discípulos. Mas quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos, cada pessoa ouviu pregação ser falada na sua própria língua. Atos 2:8 confirma: 
“e como os ouvimos falar cada um em nossa própria língua materna?”. 

Portanto, são línguas conhecidas: 
“Assim vós, se com a língua não disserdes palavras compreensíveis, como se entenderá o que dizeis? Porque estaríeis como se falásseis ao ar” (1 Coríntios 14:9).

• O dom de línguas não foi acompanhado por um êxtase emocional descontrolado. Observe que a mensagem foi compreendida (a mensagem de Pedro centralizava-se em Jesus – Atos 2:22-36) e cerca de 3.000 pessoas foram batizadas (Atos 2:41).

• A pessoa que recebe o Espírito Santo tem paz e domínio próprio (Gálatas 5:22, 23), ou seja, não apresenta manifestações físicas como “cair no chão”.

Além disso, a gritaria não pode fazer parte da manifestação de qualquer dom (Efésios 4:30, 31).


• O termo “língua dos anjos” só aparece em 1 Coríntios 13:1, quando Paulo afirma: 
“Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.” 

A língua dos anjos é uma língua desconhecida e não existe nenhum verso na Bíblia que indique a possibilidade de alguém ter conhecimento dessa língua. O apóstolo Paulo está apenas destacando que, mais importante que falar a língua dos homens e dos anjos, é ter amor. Essa é a verdadeira evidência de alguém ser ou não discípulo de Cristo (João 13:35).

• Alguns justificam o uso de línguas estranhas baseando-se em 1 Coríntios 14:2. Afirmam que, ao manifestarem esse linguajar desconhecido, não falam aos homens, mas a Deus. Paulo, no entanto, estava falando do dom de línguas autêntico, ou seja, o uso de um idioma falado por alguma nação. 

A situação a qual Paulo se refere é como se um grupo de pessoas, de fala portuguesa, está reunido e alguém começa a falar em grego. 

Logicamente, ninguém vai entender o que a pessoa está dizendo, é um mistério para todos. Apenas Deus, que conhece todos os idiomas existentes, pode saber o que essa pessoa está dizendo


VÍDEO ESTUDO 22 - A VIDA NO ESPÍRITO



SLIDES



Baixe esse Estudo Bíblico para seu computador:


LIÇÃO 22 - A VIDA NO ESPÍRITO

- Power Point
- PDF
- Vídeo WhatsApp
- Vida Cristã PDF
- Responder Lição AQUI

SELEÇÃO DE TEMAS:

- Guia de Estudo 'Ouvindo a voz de Deus' AQUI
- Guia de Estudo 'O Grande Conflito' AQUI