A VIDA NO ESPÍRITO
• O Espírito Santo na Bíblia
Há 88 referências ao Espírito Santo no AT e 262 no NT.
No AT, o Espírito Santo atuava mais no sentido de capacitar indivíduos para uma tarefa específica. Ele atuava de dentro para fora (Êxodo 35:30-32; Deuteronômio 34:9).
Já no NT, vemos a atuação do Espírito Santo na unção de Cristo para o exercício do Seu ministério terrestre (Mateus 3:16), na capacitação dos apóstolos (Mateus 10:1; Atos 1:8) e atuando na Igreja para a compreensão das verdades espirituais e para cumprir a missão de pregar o evangelho (1 Coríntios 2:12; At 2:1-4).
A missão do Espírito Santo é:
• Revelar a verdade de Deus ( João 14:26; 16:13);
• Santificar o homem através da Sua presença constante no coração (1 Coríntios 6:19, 20);
• Testificar de Cristo ( João 15:26);
• Equipar e utilizar a Igreja para a pregação do Evangelho (Efésios 4:4-14).
O Espírito Santo veio como uma confirmação do sacrifício de Jesus Quando Jesus completou o Seu ministério terrestre e ascendeu ao Céu, as condições exigidas por Deus para expiação do pecado foram cumpridas e Seu sacrifício foi aceito pelo Pai (1 Pedro 3:18).
Em resposta, o Espírito Santo desceu como representante oficial e sucessor de Cristo, a fim de dar continuidade à Sua obra de salvação (Atos 2:33).
• A necessidade de consagração Embora Cristo tivesse feito aos discípulos a promessa de que receberiam o Espírito Santo, isso não removeu a necessidade de oração, consagração e unidade. Antes de “ir pregar”, os discípulos precisavam “permanecer” em unidade e fervorosa oração, pois o Espírito Santo só pode operar plenamente através de homens e mulheres que Lhe fizeram entrega total da vida, e sobre os quais possa exercer controle absoluto.
Foi isso o que ocorreu com os discípulos. Pedro, por exemplo, permitiu-se ser transformado e usado pelo Espírito. Como resultado, milhares de pessoas foram acrescentadas à Igreja (Atos 2:41).
Evidências do Espírito Santo na vida do cristão
• O fruto do Espírito (Gálatas 5:22, 23).
• Uma fé em Cristo que resulta em aceitar Sua salvação e fazer Sua vontade (Efésios 1:3).
• Jesus é enaltecido acima de tudo (1 Coríntios 2:2).
• Obediência à Bíblia ( João 16:13) e aos dez mandamentos (1 João 3:24).
Falar em línguas é uma evidência do batismo com o Espírito Santo?
A Bíblia diz que “falar em outras línguas” é um dos dons que o Espírito Santo distribui a quem Lhe apraz (1 Coríntios 12:11). Ele não é, porém, uma evidência de que a pessoa foi batizada com o Espírito Santo.
Muitos personagens bíblicos, inclusive Jesus ( Lucas 3:22), eram cheios do Espírito Santo, porém nunca falaram em outras línguas
(Maria – Mateus 1:18; Isabel – Lucas 1:41; Estêvão – Atos 6:5).
O dom de línguas é concedido quando existe uma necessidade evangelística (Atos 2:1-13; 10:46; 14:44-48; 19:6) e não para uma autopromoção perante a Igreja. O apóstolo Paulo deixa claro em 1 Coríntios 14:22 que
“...as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos...”.
PERGUNTAS PRÁTICAS
1. Que promessa Jesus fez aos discípulos antes de Sua ascensão? João 14:16; Lucas 24:49
E Eu__________ao Pai, e Ele vos dará outro______________.
2. O que os discípulos fizeram após a ascensão de Cristo? Atos 1:4; 12-14 (marque V ou F)
( ) Testemunharam.
( ) Oraram e esperaram.
( ) Se separaram.
3. Quando se cumpriu a promessa? Atos 2:1-4
________________________________________.
4. Como o Espírito Santo é apresentado na Bíblia? Atos 5:3, 4; Mateus 28:19
( ) Ente divino.
( ) É uma força impessoal.
( ) Não existe.
5. Quais são as funções desempenhadas pelo Espírito Santo? João 14:26; João 16:8-13; I Samuel 10:6 (marque V ou F)
( ) Ensinar algumas coisas.
( ) Guiar em toda a verdade.
( ) Convencer do pecado, da justiça e do juízo.
( ) Mudar a natureza humana.
6. Quando uma pessoa é batizada com o Espírito Santo? João 3:5; Mateus 3:16
Quando é batizada nas_________________.
A Bíblia associa o batismo do Espírito Santo ao batismo nas águas, mas, essa deve ser uma experiência renovada diariamente na vida daqueles que se entregaram a Deus e foram batizados.
7. Como podemos saber se o crente possui ou não o Espírito Santo? Atos 5:32; Gálatas 5:22-23 (marque V ou F)
( ) Ama a Deus, obedece aos Seus mandamentos e à Sua Palavra (Jo 14:15).
( ) Sua vida apresenta o fruto, ou as virtudes do Espírito.
( ) Fala em línguas estranhas.
8. O que devemos pedir hoje a Jesus? Lucas 11:13
( ) Espírito Santo
( ) Alegria
( ) Nada
O batismo do Espírito Santo deve ser uma experiência diária na vida dos filhos de Deus. Essa experiência está associada a três atividades diárias: Estudo da Bíblia, com disposição para obedecer, oração e testemunho aos que ainda não conhecem Jesus.
Recapitulação
Jesus prometeu que nos daria outro_______________. Após sua ascensão, os discípulos oraram, confessaram os pecados e esperaram o cumprimento da promessa, no dia de_______________. A Bíblia apresenta o Espírito Santo como______________. Sua função é nos convencer do pecado, da__________e do___________. Ele também muda a natureza humana. Quem possui o Espírito Santo obedece a Deus e aos Seus____________.
Compromisso de fé
Dedicarei tempo, todos os dias, ao estudo da Bíblia e à oração, para que seja batizado diariamente com o Espírito Santo. Dessa forma, espero ser poderoso em palavras e ações, bem como no testemunho de minha fé aos semelhantes.
TESTANDO O DOM DE LÍNGUAS
• Segundo a Bíblia, o dom de línguas é a capacidade dada por Deus a alguém para falar uma língua materna com a qual nunca teve contato. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo capacitou os discípulos a falarem línguas (Atos 2:1-13).
Estavam ali pessoas de dezoito nações que não falavam o grego e o aramaico, línguas faladas pelos discípulos. Mas quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos, cada pessoa ouviu pregação ser falada na sua própria língua. Atos 2:8 confirma:
“e como os ouvimos falar cada um em nossa própria língua materna?”.
Portanto, são línguas conhecidas:
“Assim vós, se com a língua não disserdes palavras compreensíveis, como se entenderá o que dizeis? Porque estaríeis como se falásseis ao ar” (1 Coríntios 14:9).
• O dom de línguas não foi acompanhado por um êxtase emocional descontrolado. Observe que a mensagem foi compreendida (a mensagem de Pedro centralizava-se em Jesus – Atos 2:22-36) e cerca de 3.000 pessoas foram batizadas (Atos 2:41).
• A pessoa que recebe o Espírito Santo tem paz e domínio próprio (Gálatas 5:22, 23), ou seja, não apresenta manifestações físicas como “cair no chão”.
Além disso, a gritaria não pode fazer parte da manifestação de qualquer dom (Efésios 4:30, 31).
• O termo “língua dos anjos” só aparece em 1 Coríntios 13:1, quando Paulo afirma:
“Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.”
A língua dos anjos é uma língua desconhecida e não existe nenhum verso na Bíblia que indique a possibilidade de alguém ter conhecimento dessa língua. O apóstolo Paulo está apenas destacando que, mais importante que falar a língua dos homens e dos anjos, é ter amor. Essa é a verdadeira evidência de alguém ser ou não discípulo de Cristo (João 13:35).
• Alguns justificam o uso de línguas estranhas baseando-se em 1 Coríntios 14:2. Afirmam que, ao manifestarem esse linguajar desconhecido, não falam aos homens, mas a Deus. Paulo, no entanto, estava falando do dom de línguas autêntico, ou seja, o uso de um idioma falado por alguma nação.
A situação a qual Paulo se refere é como se um grupo de pessoas, de fala portuguesa, está reunido e alguém começa a falar em grego.
Logicamente, ninguém vai entender o que a pessoa está dizendo, é um mistério para todos. Apenas Deus, que conhece todos os idiomas existentes, pode saber o que essa pessoa está dizendo
VÍDEO ESTUDO 22 - A VIDA NO ESPÍRITO
SLIDES
Baixe esse Estudo Bíblico:
LIÇÃO 22 - A VIDA NO ESPÍRITO - Power Point
- Vídeo WhatsApp
- Vida Cristã PDF
- Responder Lição AQUI
SELEÇÃO DE TEMAS: - Guia de Estudo 'Ouvindo a voz de Deus' AQUI
- Guia de Estudo 'O Grande Conflito' AQUI