3 Surgimento Profético da IASD

remanescente domingos especiais

 

A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA E SEU SURGIMENTO PROFÉTICO

 

Pr. Ivanaudo B. Oliveira 


I PARTE – O QUE SIGNIFICA SER ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA? 


a.  É ser uma pessoa feliz - (assim pensam os ASD que conhecem Jesus e conhecem a origem de sua igreja). 


b.  É ser parte de uma família mundial (assim pensam os departamentais que viajam pelo mundo todo. 


c.  É ser uma pessoa que guarda o sábado e não come carne de porco. (assim pensa uma pessoa que não conhece o que os adventistas crêem e praticam). 


d.  É ser como coca-cola ou o Bradesco que estão presentes em todo lugar. 


II PARTE – RAZÕES PARA NOSSA EXISTÊNCIA 


1) Nossas Raízes Proféticas estão em Apocalipse cap. 10. 

2) A origem da Mensageira está em Apocalipse cap. 12. 

3) A origem de nossa Mensagem está em Apocalipse cap. 14. 


III PARTE – COMENTÁRIO SOBRE O CAP. 10 – NOSSAS RAÍZES PROFÉTICAS

 

Verso 6 – Já não haverá mais demora:  ( A FIGURA DE UM ANJO COM A MÀO ERGUIDA P O CEU) 


Guilherme Miller (A FIGURA DE MULLER COM O GRÁFICO 2300 DIAS) estudou durante vários anos sua Bíblia com o auxílio de uma concordância e chegou a conclusão que os 2.300 dias proféticos chegariam ao fim em outubro de 1844. Com 62 anos de idade, esgotado e cansado ele também passou o 22 de outubro esperando Jesus voltar. 

 

Impressionado com Apocalipse 10:6, ele sentiu que deveria pregar o que conhecia ao mundo, mas não se sentia capacitado. Ao lutar com Deus em angústia de alma ele disse: "Senhor, se alguém me convidar para pregar eu irei, mas de forma alguma procurarei o convite". 


Trinta minutos após sua decisão seu sobrinho Irving veio convidá-Io para pregar no dia seguinte na igreja de Dresden que ficava a uns onze quilômetros dali.  Assim Miller pregou seu primeiro sermão em 14 de agosto de 1831. Nos próximos quatro anos e oito meses pregou cerca de 800 palestras. Nos nove anos seguintes pregou 4.000 sermões em 500 cidades e vilas. Isto deu uma média de cinco sermões em cada quatro dias durante nove anos consecutivos. 

 

Versos 9 e 10 – Doce e amargo:


Ellen White COM 17 ANOS. nesta época era uma adolescente de 17 anos. Viveu e sentiu o drama do desapontamento com Miller e os demais pioneiros. Sentiu o gosto agridoce daquela hora. Almejava com grande expectativa a volta de Jesus e sentiu o golpe do desapontamento quando Jesus não apareceu. Escreveu ela mais tarde: 


"Com inexprimível desejo, os que haviam recebido a mensagem aguardavam a vinda do Salvador. O tempo em que esperavam encontrar-se com Ele estava às portas. Com calma e solenidade viam aproximar-se a hora. Permaneciam em doce comunhão com Deus, como que antegozando a paz que desfrutariam no glorioso porvir. Pessoa alguma que haja experimentado esta confiante esperança, poderá esquecer-se daquelas preciosas horas de expectativa. 


Algumas semanas antes do tempo, as ocupações seculares foram em sua maior parte postas de lado. Como se estivessem no leito de morte, e devessem dentro de poucas horas cerrar os olhos às cenas terrestres, os crentes sinceros examinavam cuidadosamente todos os pensamentos e emoções de seu coração. 


Não houve confecção de vestes para ascensão, todos sentiam, porém, a necessidade de evidência íntima de que estavam preparados para encontrar-se com o Salvador. Suas vestes brancas eram a pureza da alma, o caráter purificado do pecado pelo sangue expiatório de Cristo" H. Redenção pág. 362.


Outro pioneiro que expressou o que o grupo sentia foi Hiran Édson com as seguintes palavras: "Nossas mais profundas esperanças e expectativas haviam se esvaído e sobreveio-nos tal desejo de chorar como nunca dantes eu havia experimentado. Parecia-nos que a perda de todos os amigos terrestres não poderia comparar-se àquilo. 


Choramos e choramos até o alvorecer Eu ruminava em meu coração... "Minha experiência com o advento foi a mais rica e preciosa em minha vida cristã. Se ela se provou um equívoco, o que dizer do restante de minha experiência religiosa? Será que a Bíblia se provou indigna de crédito? Porventura não existe Deus, nem céu, nem a cidade de ouro, nem o paraíso? 


Será que tudo isto é uma grosseira fábula muito bem inventada? Será que não existe um fundamento real para as nossas mais acariciadas esperanças e expectativas no tocante a estas coisas? E assim teríamos algo em relação a que entristecer-nos e chorar no caso de haverem-se perdido todas as nossas esperanças. Portanto, conforme eu disse antes, choramos até que o dia amanheceu. "(Citações de F. NICHOL, MIDNIGHT CRY, 263 e 264) 

 

Verso 11 – Ainda deves profetizar:


UMA FOTO DE HIRAN ÉDSON NO MILHARAL COM SEU AMIGO VENDO O SANTUÁRIO NO CÉU.


Pouco depois da meia noite Hiran Édson e seu companheiro (provavelmente O. Crosier) foram até um celeiro próximo e ali oraram até o amanhecer. Com os olhos lacrimosos e o coração partido eles foram visitar alguns irmãos e confortá-los. Ao passar por um campo de milho, H. 


Édson teve uma iluminação e sentenciou que o tempo estava correto, o evento predito é que estava errado. O que realmente ACONTECERA é que Cristo, como sumo sacerdote dirigira-se do lugar santo para o santíssimo no santuário celestial.

 

O verso 11 do capítulo 10 de Apocalipse trouxe-lhes nova visão e entenderam que pelo menos três grandes fatores deveriam ser acrescentados: 


1- A verdade acerca do santuário deveria ser acrescentada àquilo que eles já conheciam e pregavam. 


2- A terceira mensagem angélica deveria ser adicionada às duas primeiras mensagens. 


3- O Dom de Profecia deveria ser acrescentado à experiência dos crentes trazendo-lhes conforto segurança e orientações no tempo do fim. E assim foi feito.


IV PARTE – COMENTÁRIO SOBRE CAP. 12 - A ORIGEM DA MENSAGEIRA.  (UMA FOTO DE ELLEN WHITE)


William Foy: (UMA FOTO DE WILLIAM)


Em 1842 Deus havia chamado para ser seu profeta um jovem mulato chamado William Foy. Ele não aceitou o chamado de Deus alegando problemas pessoais. Mencionamos pelo menos três justificativas que poderiam ser consideradas. 


1- O preconceito racial na Nova Inglaterra na década de 1840 era muito acentuado. Ele temia não ser aceito por ser mulato, embora fosse um ministro millerita. 


2- Os profetas naquela época tinham um baixo conceito. Tomemos por exemplo José Smith, o profeta dos mórmons que admitia a poligamia. Havia uma rejeição generalizada para com ele.


3- Ele não possuía rendimentos regulares com os quais pudesse sustentar a família. Por certo, ficou temeroso quanto à questão do cuidado da família. 


Hazen Fos: (UMA FOTO DELE)


Em 1844 Deus chamou o segundo homem chamado Hazen Fos. Ele tinha ficado irritado com o grande desapontamento e achava que Deus: 

 

1- Deveria ter conduzido as coisas de maneira diferente. 


2- Que Deus os tinha abandonado em 1844 quando não apareceu. 


Assim ele rejeitou os repetidos apelos de Deus para apresentar as visões ao povo. Finalmente o dom lhe foi tirado. “Extremamente assustado, convocou uma reunião com o desígnio de relatar a visão, mas não pôde recordar nem um pormenor dela. 


Com grande angústia exclamou: Esqueci-a! Sou um homem perdido! Ele também ouviu Ellen Harmon relatar sua primeira visão e lhe disse que era a mesma que recebera. Se bem que vivesse até 1893, nunca voltou a ter interesse pessoal na religião.” – História de Nossa Igreja, pág. 194. 


Ellen G. Hamon  UMA FOTO (Dezembro de 1844 até julho de 1915 – 70 anos de ministério): 


O Perfil de E.G. White: 


Tinha 17 anos, quando Deus a chamou, pesava cerca de 36 quilos, tinha apenas o terceiro ano primário como educação formal e um defeito no nariz. Teve duas mil visões e sonhos, escreveu 25 milhões de palavras, 100 mil páginas, 4.600 artigos, é o quarto escritor mais traduzido do mundo em 126 línguas com o livro Caminho a Cristo. Hoje temos mais de 50 obras de E.G. White em português incluindo compilações. E. White é a mulher mais traduzida no mundo. É o quarto escritor mais traduzido no mundo. 

 

Veja os escritores mais traduzidos atualmente: (ESTA TABELA DEVE FICAR EM UM SÓ SLIDE.)

a)  Primeiro lugar. Lênin traduzido em 222 línguas. 


b) Segundo lugar. Georges Simenon traduzido em 143 línguas. 


c)  Terceiro lugar- Tolstoi traduzido em 132 línguas. 


d)  QUARTO LUGAR - E.G. WHITE TRADUZIDA EM 126 LÍNGUAS.


e)  Quinto lugar - K. Marx traduzido em 114 línguas. 


f)  Sexto lugar - Shakespeare traduzido em 111 línguas. 


g)  Sétimo lugar - Ágata Christie traduzida em 99 línguas.


h) Oitavo lugar - C. Bros trauzido em 97 línguas. 


i)   Nono lugar - Ian Freming traduzido em 95 línguas. 


j)   Décimo lugar- E. Hemingway traduzido em 91 línguas. 



( AQUI PODE SER UM LIVRO ABERTO COM OS ASSUNTOS ) E.G. White escreveu sobre: religião, ciências, história, oratória, música, educação, administração, namoro, casamento, família, evangelismo, profecias, medicina, nutrição etc. Nenhum escritor dos mencionados acima tem este leque tão grande de assuntos em seus escritos.

 

V PARTE – COMENTÁRIO SOBRE O CAPÍTULO 14 – ORIGEM DA MENSAGEM  

 

Apoc. 14:6 foi traduzido por A. Knox  em 1944 como o evangelho final. ( AQUI UM MAPA MUNDI) 


Em1920 numa reunião do Concilio Mundial das Igrejas, (Obs. Os Adventistas do Sétimo Dia não são membros do Concílio Mundial das Igrejas. Comparecem ao Concílio como convidados, mas por não serem membros, não têm direito a voto) O Pastor Spicer falou para os membros presentes sobre o que significa Apoc 14 para os Adventistas do Sétimo Dia. A grande verdade é que os pregadores evangélicos não pregam apocalipse 14. Ali está a lei de Deus e o sábado. Portanto somente os ASD podem pregar apocalipse 14. 

 

Diz E.G. White: "Em sentido especial foram os Adventistas do Sétimo Dia postos no mundo como atalaias e portadores de luz., a eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incide a maravilhosa luz da palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância, a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélica. Nenhuma obra há de tão grande importância. Não devem eles permitir que nenhuma outra coisa Ihes absorva a atenção.". TS III, Pg. 288. 

 

Os Adventistas do Sétimo Dia têm uma mensagem para o mundo registrada em Apoc. 14. A grande verdade é que nenhum segmento religioso sobre a face da terra está pregando a tríplice mensagem angélica. 

 

Os ASD não devem ter a pretensão de ser melhores que os outros grupos religiosos, mas devem afirmar com convicção que são diferentes dos outros. Porque somos: 

 

a)  Um povo que tem raízes proféticas fundamentadas em Apoc. Cap. 10. 


b) Um povo que tem uma mensageira profética com fundamento bíblico em Apoc. Cap. 12. 


c)  Um povo que tem uma mensagem profética com fundamento bíblico em Apoc. Cap. 14. 


É nosso privilégio tornarmo-nos participantes deste movimento. Para mim isto é o que realmente significa ser um Adventista do Sétimo Dia. 


BAIXAR PPT


Faça download AQUI dessa palestra em Power Point.