448 Porque alguns cristãos têm comportamentos ilícitos

respostas escola biblica


Porque alguns cristãos têm comportamentos ilícitos, se quando aceitamos a Jesus somos novas criaturas?


Vamos pensar um pouco sobre a igreja e os irmãos. A gente espera perfeição e santidade, não? Quando olhamos com um pouquinho de atenção percebemos que os seguidores de Cristo e Sua igreja apresentam tantas falhas como os de fora. 


O que está acontecendo? E nos decepcionamos profundamente. Mas Jesus quando esteve nesse mundo definiu claramente a função da igreja. Em Lucas 5:30-32 Ele destrói a falsa idéia que fazemos da igreja. Não é uma galeria de santos, um lugar para perfeitos; é um lugar para os pecadores e doentes _ é um hospital!


Você já imaginou um hospital com pessoas sãs se gabando de que nunca ficaram doentes? Pois, não é que muitas vezes fazemos a mesma coisa com a igreja? Esperamos que ela seja aquilo que pensamos e não o que Cristo disse: um lugar para doentes.


Ou ainda, já pensou se os médicos deixassem de ir ao hospital por causa dos doentes? Nunca seria possível que essas pessoas tivessem melhoras.


Em Mateus 13:24-30;36-43 Jesus falou da existência do trigo e do joio no “campo” (de acordo com a interpretação refere-se ao mundo v.38). 


Todos nós habitamos neste mundo. Isto quer dizer que não existe um terreno neutro. Só existem dois grupos: semente boa e semente má. Não existe um terceiro grupo. 


Um detalhe importante é que ambos são parecidos, tão parecidos que somente no momento da colheita será possível saber quem é quem. Trigo e joio têm que crescer juntos até a volta do Jesus. Esta é uma lei da vida. Por mais doloroso que pareça, na igreja há trigo bom, plantado pelo Senhor. E também há joio plantado pelo inimigo. Contudo ninguém pode determinar ou julgar quem é trigo e quem é joio, somente Deus. 


É verdade que você vai encontrar muita gente sincera, que escolheu e aceitou Jesus; e que apesar das suas imperfeições, está crescendo na experiência cristã. Mas, é verdade também que, você vai encontrar muita gente que somente veste a camisa da religião. 


O grande erro de muitas pessoas é que quando descobrem na Igreja, uma planta igual ao joio se afastam da igreja e de Deus. Existe trigo e joio na igreja de Deus. Mas isso não deve afetar nossa vida espiritual. Em que parte da Bíblia você encontra uma Igreja onde todos são “trigos maravilhosos”? 


Um dia todos terão que dar conta de como administraram a vida. Um dia, finalmente, o trigo será separado para ser guardado no celeiro de Deus e infelizmente, o joio será arrancado para ser queimado no fogo. Peçamos ao Senhor para que sejamos trigo a cada dia. Lembrando também que Ele tem poder para transformar joio em trigo.


Qual o jardim mais bonito que você já viu? Você consegue pensar nos milhares e belos tipos de flores que ele tinha. Pergunto: seria sábio destruir o jardim inteiro ou fazer um julgamento severo dele por causa das ervas daninhas?


Nós queremos nos unir a você no preparo para a volta de Jesus tanto mais, quanto vai se aproximando aquele momento de glória. Que o amor de Deus possa ocupar o primeiro lugar em sua vida.