343 Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna?

respostas escola biblica


Por que Ellen G. White chega a dizer em seu livro Testemunhos Seletos Vol. III que “Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna”? 


A Sra. White jamais teve a pretensão de ser comparada a Deus ou a Jesus com tal afirmação. Sua postura de humildade diante das revelações que recebeu pode ser comprovada em várias de suas citações:


“Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos "últimos dias"; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. 


Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios.” (A Sketch of the Christian Experience and Views of Ellen G. White, pág. 64 - Reimpresso em Primeiros Escritos, pág. 78); grifos meus.


“Os testemunhos escritos não são concedidos a fim de prover nova luz, mas para imprimir vividamente sobre o coração as verdades da inspiração já anteriormente reveladas” (Testimonies, vol. 5, p. 665. – grifo meu).


A Sra. Ellen G. White NUNCA pregou a salvação pelas obras. Veja um dos seus muitos textos que abordam o assunto:


“Nem a morte, nem a vida, altura ou profundidade, nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus; não porque a ele nos apeguemos com firmeza, mas porque ele nos segura com Sua forte mão. Se nossa salvação dependesse de nossos próprios esforços não nos poderíamos salvar; mas ela depende de Alguém que está por trás de todas as promessas.” (Atos dos Apóstolos¸ pág. 553, grifos meus).


A declaração da Sra. White no livro Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 23, deve ser entendida em todo o seu contexto. Quando lemos todo o capítulo 2 podemos ver que Ellen White disse que o Sábado “implica em salvação eterna” para aquele que conhece a verdade. 


1) “...a vontade divina é que esse dia seja para nós de deleites” – pág. 16;


2) “Assim como o sábado foi o sinal que distinguiu Israel quando saiu do Egito para entrar em Canaã, é, também, o sinal que deve distinguir o povo de Deus que sai do mundo para entrar” – pág. 17;


3) “Para os que guardam o sábado, esse dia é o sinal da santificação” – pág. 17.


Outros dois pontos merecem destaque:


1) A citação completa na pág. 23 explica o porquê do sábado importar em salvação eterna: “Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna. Diz Deus: "Aos que Me honram, honrarei." I Samuel 2:30”. Veja que ela usou o texto de 1 Samuel 2:30 para explicar que a santificação do sábado implicará em salvação eterna porque santificar o sábado é uma questão de honrar a Deus, o “Senhor do sábado” (Marcos 2:28). E, quem desonrar a Deus de forma rebelde até o tempo do fim, não poderá ser salvo.


2) Antes de a referida citação (“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna”), no mesmo contexto Ellen White está dando conselhos de como deve ser observado o sábado. Isso nos mostra que ela está, na citação da pág. 23, mostrando a importância de não relaxar na observância do mandamento, de não ser um transgressor voluntário.


Portanto, longe de ensinar a salvação pela Lei, Ellen White está exortando as pessoas de que, rejeitar uma verdade depois de conhecê-la significa desonrar a Deus, o que levará à perdição. 


Também mostra que relaxar na observância do sábado é errado, pois é uma afronta ao mandamento. Qualquer mandamento que seja desobedecido voluntariamente implicará em perdição. Isso não se aplica apenas ao quarto, que ordena a observância do sábado: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” Tiago 2:10.


A obediência é uma evidência externa de uma santificação interna. Por isso, a guarda do sábado bem como a observância dos demais mandamentos, implicará em salvação eterna para aqueles que em resultado da santificação efetuada por Cristo são obedientes. 


A Sra. White está dizendo que a Lei é o resultado de um coração transformado e não o meio de salvação. Ela está em perfeita harmonia com Efésios 2:8-10. 


Leandro Quadros

Instrutor e Conselheiro Bíblico