443 Existe algum paralelo entre o número 666 e o 4º mandamento?

respostas escola biblica

Existe algum paralelo entre o número 666 e o 4o mandamento?


No livro do Apocalipse temos uma descrição de como serão os últimos eventos da história. O livro nos diz que há uma batalha entre o bem e o mal que envolve adoração.


Em Apocalipse 14 Deus faz um chamado para que todos O adoremos e não à besta. E o modo que Deus escolheu para demonstrarmos que O adoramos é a guarda do sábado. Leiamos o texto: “Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. (Apocalipse 14:7).


Agora, comparemos essa orientação com o texto de Êxodo: “... porque, em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:11).


Vejamos a semelhança do texto de Apocalipse 14:7, onde é feito um convite para que “adoremos aquele que fez o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há...”, com Êxodo 20:11 onde é dito para santificarmos o sábado porque “em seis dias fez o Senhor o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há” e ao sétimo dia descansou.


O texto de Apocalipse está parafraseando  o 4o mandamento. É um convite para que adoremos a Deus no sábado. Veja que a mensagem é também para os últimos dias.


Deus está chamando um povo para que sejam fiéis adoradores.


A adoração será o ponto de controvérsia entre o bem e o mal. De um lado Deus pedindo que o adoremos; de outro lado, um poder exigindo adoração para si mesmo, pedindo que os cristãos guardem outro dia.


Teremos de tomar nossa decisão: aceitar o senhorio de Deus ou o senhorio da besta. Iremos demonstrar que aceitamos a autoridade de Deus em nossa vida ao guardarmos o sábado. Guardando o domingo, a pessoa estará aceitando a autoridade do homem.


Para fazer esta distinção, entre quem irá servir a Deus e aceitar a sua autoridade e quem irá servir a besta e aceitar a autoridade da mesma, Deus estabeleceu um “selo”. Esse selo fará a diferença. Vejamos: “... Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”. (Apocalipse 7:3).


Esse selo está na lei de Deus, pois a Bíblia diz que a lei será selada no coração dos discípulos de Deus. Vamos descobrir então qual é o mandamento que contém o “selo de Deus”: 


“Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica”. (Ezequiel 20:12 - grifo meu).


“Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus”. (Ezequiel 20:20).


A santificação do sábado irá distinguir os que adoram a Deus em verdade, daqueles que não o fazem. Irá nos “autenticar como propriedades exclusivas de Deus”. É muito importante que nós tenhamos em nossa mente esse selo, para que não sejamos punidos como será a besta. 


É fundamental que você tenha o selo do reconhecimento de que Deus é o Criador, e de que somente Ele é digno de nossa adoração, a única autoridade em nossa vida.


Diz acertadamente uma Escritora cristã sobre a importância do sábado no desfecho do conflito entre o bem e o mal:


“O Sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não o servem”.  (Ellen G. White, “O Grande Conflito”, p. 605).


A Bíblia confirma essa declaração:


“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apocalipse 14:12)”.


Os “santos” são os que ‘guardam os mandamentos de Deus’ (o sábado inclusive) e a fé em Jesus. Não basta dizer que tem a fé e não obedecer. “A fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). Não que as obras salvem; as obras são apenas uma ‘consequência’ de nosso relacionamento com Cristo e uma demonstração do ‘tipo de fé’ que temos. A obediência é uma demonstração de fé verdadeira no sacrifício de Jesus.


A quem iremos servir? A quem iremos obedecer? Que possam ser nossas as palavras do apóstolo Pedro e dos demais apóstolos:


“Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. (Atos 5:29).


Nossa maior motivação em guardar o sábado deve ser o amor ao Senhor Jesus. Diz Ele: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. (João 14:15).


Esse amor é desenvolvido pela comunhão com Ele.


Sendo assim concluímos que a guarda do sábado tem uma íntima relação com o 666, o sinal da besta; um demonstra nossa adoração a Deus; outro, nossa rebeldia para com Ele. 


Oramos para que Deus te ilumine e assim você possa fazer a escolha certa de obedecer a Deus.


Um abraço amigo, 


Márcia da Costa P. de Jesus

Instrutora Bíblica e Conselheira Espiritual