419 Elizeu fez um milagre depois de morto?

respostas escola biblica


Como se explica o relato do homem que tocou os ossos de Eliseu e reviveu (2 Reis 13:21)? Essa é uma evidência de que os “santos” adorados pela igreja realmente fazem milagres divinos?


O homem morto foi restaurado à vida porque o Senhor operou um milagre, confirmando Sua promessa de livramento a Jeoás. Analise o contexto. Não era um contexto de igreja e de pessoas buscando milagres. Era uma situação de guerra, na qual o povo poderia pensar que Deus os havia abandonado. 


O milagre que é descrito a seguir destinava-se a mostrar que até o derradeiro momento em que, humanamente falando, a esperança desaparece, os homens podem contar com o poder Divino. 


Deus deixou claro o recado de que, mesmo não tendo mais o profeta que eles amavam, mesmo sendo invadidos, o Senhor ainda operava no meio deles. Mesmo nas piores estampas da desgraça que o olho humano consiga enxergar, Deus pinta quadros de esperança.


O que isso pode nos ensinar? Podemos aprender que, mesmo quando todos os recursos humanos se forem, Deus ainda poderá operar entre nós. 


Essa referência bíblica lembra-nos de Cristo (e não dos “santos”), por cuja morte e sepultura, a tumba é transformada em uma passagem segura e feliz para a vida a todos os que crêem. 


Essa comparação é uma metáfora, onde a figura de linguagem se limita ao campo da comparação e não toma o corpo de uma profecia ou regra.


Note o que o texto não diz. O texto não diz que foi Eliseu quem realizou o milagre, pois isso iria contrariar o ensinamento bíblico de que os mortos não sabem nada e não têm participação alguma no que acontece debaixo do Sol (Eclesiastes 9). 


O texto também não mostra ninguém adorando a nada e, muito menos, a Eliseu, um pobre mortal. A Bíblia, em nenhum lugar posterior, venera Eliseu por isso. Ela continua exaltando a Deus, e ponto final. 


O capítulo 11 de Hebreus ensina que os profetas morreram, mas ainda não alcançaram a concretização da esperança de vida eterna, pois morreram aguardando a ressurreição (e não uma emanação qualquer, fora do corpo), que ainda não aconteceu.


Nossa única esperança, de todos os seres humanos, está em Deus.


Um abraço,


Pastor Valdeci Júnior